Conheça os riscos para quem não registra sua marca

Ao não registrar sua marca, um empresário pode colocar a perder o trabalho de uma vida inteira. Veja porque isso pode ocorrer neste artigo!
 Otávio Hoffmann  |      11/01/2021
Conheça-os-riscos-para-quem-não-registra-sua-marca

Quase todas as empresas possuem algum tipo de marca e, no que diz respeito a isso, não se trata apenas do nome da companhia. Trata-se, na verdade, de uma série de itens que compõem a identidade da corporação, como o nome do produto, o logotipo, a embalagem e outros pormenores.

Por este motivo, registrá-la é uma forma de tornar esta marca reconhecível para o público e não apenas isso. Dar este passo é primordial para que o proprietário tenha o direito legal de usá-la e ainda possa se livrar de uma série de problemas acarretados por não estar em conformidade com a Lei.

Duvida? Conheça agora mesmo os riscos para quem não registra sua marca e dê este passo importante para o seu negócio com a Company Hero. Você não vai se arrepender de contar com os nossos serviços.

Alguém pode roubar deliberadamente a sua marca

Um dos principais riscos (senão o maior) para a sua marca é que, ao não registrá-la, algum indivíduo pode acabar roubando-a. Não apenas por má intenção, mas talvez até mesmo por coincidência.

Isso porque, de acordo com a Lei, o registro de marca é concedido ao primeiro que realiza este processo. Portanto, é muito comum que um empreendedor queira abrir um negócio chamado Casa de Festas Sonhos, por exemplo, e alguém já tenha tido essa ideia anteriormente.

No entanto, o primeiro indivíduo nunca a registrou e o segundo, sem saber de sua existência, pode ir aos órgãos competentes e registrar. Logo, como não havia dono legal para esta marca, ela passa a ser dele, mesmo que já houvesse um empreendimento com este nome antes.

Neste cenário, você pode até pensa: “não tem problema, posso processar esta pessoa”. Contudo, nem sempre ajuizar uma ação vai resolver a questão e, além dos custos processuais serem altíssimos, você ainda não terá a garantia de que irá ganhar a causa. Entende?

Além disso, há sujeitos que podem agir de má fé, com o objetivo de enganar os consumidores, tentando vender produtos ou serviços de qualidade duvidosa como se pertencessem à sua marca. Por esta razão, o registro vem como uma maneira de fornecer ao titular o direito de excluir estes terceiros do uso de seu nome.

O seu negócio pode sofrer um processo judicial

Como visto no item acima, a Lei 9.279/96 confere o direito ao uso exclusivo de uma determinada marca a quem realizar o registro primeiro, de acordo com a Propriedade Industrial.

Por este motivo, se você estiver utilizando um nome que já foi registrado previamente, mesmo que sem saber, você pode estar infringindo a marca de outro comerciante – especialmente se estiver fazendo negócios e promovendo a mesma nomenclatura ou logotipo comercial.

Logo, por não contar com a permissão da outra parte e nem possuir o direito à sua utilização, o proprietário da marca pode processá-lo e, eventualmente, obrigá-lo a pagar uma indenização à companhia.

processo-judicial-registro-marca.

E não apenas isso. Ele pode exigir que você pare de negociar com todos os nomes, logotipos e ativos associados anteriormente, perdendo o direito de uso e, consequentemente, tendo que alterar todos os negócios e campanhas realizadas com esta marca.

Naturalmente, esse rebranding pode ser extremamente prejudicial para a sua companhia e ainda causar uma sensação ruim ao consumidor, que colocará em cheque a credibilidade e os valores da sua companhia.

Todo o valor investido em marketing pode ser perdido

Para um caso em que a sua marca não tenha sido registrada e alguém tenha realizado este processo anteriormente, você terá que realizar diferentes alterações no seu próprio material e nome para não ser acusado de ter realizado plágio.

O problema, contudo, é que esta mudança pode ser muito prejudicial para as suas campanhas de marketing, suas propagandas, os conteúdos já divulgados, seus uniformes, banners e até mesmo seus itens impressos que foram entregues aos consumidores.

Como empreendedor, você deve saber bem que o capital investido neste setor tende a configurar um valor alto. Portanto, ter que trocar todos estes detalhes porque terá que mudar pode ser um verdadeiro rombo nas suas empreitadas de publicidade e propaganda.

Além disso, como já citado, a marca é extremamente importante para a percepção do cliente sobre a sua empresa. Por isso, se o seu valor é afetado por toda esta troca, a sensação gerada ao consumidor pode ser de confusão, descrença e, claro, de abandono do seu negócio.

A marca impacta diretamente nas suas relações comerciais

Além das várias questões jurídicas associadas à proteção e à utilização das marcas registadas, existem também inúmeras razões comerciais que explicam por que pode ser vantajoso realizar este processo.

Isso porque a marca é primordial para garantir qualidade e, acima de tudo, profissionalismo a uma companhia. Por este motivo, o seu registro de marca pode ser visto com bons olhos por investidores em potencial e ainda aumentar o valor da sua empresa, seja financeiramente ou subjetivamente.

Neste contexto, uma posição legal mais forte não apenas pode ser usada para evitar que outras pessoas copiem a sua marca, como também pode ser considerada como um fator que chamará a atenção de investidores e compradores em potencial.

Tenha em mente que o registro de marca pode ser percebido por estes empreendedores como um selo de qualidade. Portanto, invista nesta empreitada e aproveite-a como uma oportunidade de angariar novas parcerias para as suas transações.

Pensando em investir mais em redes sociais? Confira!

Como aumentar a visibilidade da empresa com pouco investimento

Vale a pena contratar ou terceirizar o marketing nas redes sociais?

Saiba como registrar a sua marca

Agora que você já sabe os riscos de não registrar, se torna ímpar dar um passo adiante e começar, desde já, o seu processo perante aos órgãos legais para estar em conformidade com o seu negócio.

Levando isso em consideração, a Company Hero é uma empresa que tem como objetivo atender as diversas demandas de transformação digital do mercado atual. E, por este motivo, está apta para oferecer diferentes soluções à sua companhia, inclusive relacionadas a este contexto.

Entre em contato para saber como podemos auxiliá-lo neste momento e, acima de tudo, para conferir como os nossos especialistas podem garantir o uso exclusivo da sua marca para você.

Acesse o site para conhecer nossos serviços. Estamos te esperando!

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator