Black Friday: até 90% OFF em soluções para sua empresa. Contrate online até 30/11   

Imagem profissional em home office: como garantir

Dicas para ter uma imagem profissional em home office e garantir credibilidade com clientes, como: rotina, marketing e escritório virtual.
 Frederico Foini  |      21/02/2020Post 8 - Capa.jpg

Garantir uma imagem profissional pode ser um desafio para quem trabalha em home office. A modalidade já é realidade para uma parte considerável das novas empresas brasileiras, especialmente àquelas que trabalham com tecnologia e inovação.

É o que mostra a Pesquisa Home Office 2018, primeiro estudo desse tipo realizado após a regulamentação no Brasil. Mas como abrir uma empresa fora do modelo tradicional de escritório mantendo uma imagem profissional com os seus clientes?

Se você chegou a esta página, pode estar com dúvidas sobre as melhores formas de conquistar credibilidade com trabalho remoto, modelo que já conquistou mais de 12 milhões de pessoas no Brasil.

Apesar de todos os benefícios do home office, a falta de um espaço físico pode representar um desafio para o empreendedor, especialmente no que diz respeito a conquistar e fidelizar clientes. Mas calma, há muitas soluções para passar uma imagem profissional! Com foco nas práticas certas, seu negócio só terá sucesso pela frente e você poderá aproveitar a melhor parte de trabalhar onde quiser.

Neste artigo, listamos algumas das ações essenciais que você deve inserir no planejamento da sua empresa para comunicar profissionalismo e qualidade nos serviços. Vamos lá?

imagem-profissional-home-office

1. Garantindo sua imagem profissional: home office dá liberdade... para quem tem disciplina

Este item é tão importante que, se você não segui-lo, nenhuma das outras dicas que daremos a seguir vai te ajudar totalmente. Digamos que a ideia de trabalhar em casa e ter acesso mais fácil a opções de lazer é um pouco perigosa: é muito fácil perder o foco e misturar as coisas.

Por isso vale ressaltar: é importante ter um espaço na casa inteiramente dedicado ao seu trabalho, como um escritório pessoal. Monte um espaço só seu onde possa ter uma mesa organizada, isso reforça a rotina de trabalho.

Não deixe de investir em uma cadeira e equipamentos ergonômicos para usar notebook e mouse, essenciais para manter a postura correta durante várias horas de trabalho. Apesar de tentador, nada de sentar no sofá ou na cama para trabalhar, isso vai te custar dores musculares a médio e longo prazo!

📢 Conteúdo recomendado: O que eu preciso saber antes de fazer home office?

Como organizar sua rotina diária para garantir a imagem profissional?

A rotina de horas de trabalho deve ser mantida, como em qualquer empresa. Assim como em um emprego tradicional, ao fazer home office você deve ter hora para começar, almoçar e prazos para concluir as tarefas, além de uma agenda bem organizada — especialmente se você tiver contato direto com o cliente.

A diferença é que você vai poder curtir sua família, seu animal de estimação, ou ver aquele vídeo que salvou para assistir depois quando fizer uma pausa.

2. Sua marca: ponto de partida para conquistar uma boa imagem profissional

Segundo o INPI, instituição brasileira que controla o registro de marcas, “marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa”. Do ponto de vista do marketing, vai muito além disso.

A marca é o marco zero de todas as suas ações e estratégias para conquistar novos clientes. É a cara do seu negócio e a forma como ela se comunica, por isso deve ser construída estrategicamente, focada nos interesses e necessidades do seu consumidor ideal.

São várias as aplicações da marca no marketing, mas para começar um negócio em home office, um logo e pelo menos uma rede social onde você se apresente como empresário são itens básicos.

Crie um logo

Sinônimo de marca, o logo é um elemento de design (composto por texto e símbolo) que expressa a essência da sua empresa e é memorizado pelos seus clientes. Sua criação é importante para garantir a unidade entre todos os materiais da empresa, do e-mail ao brinde.

Tenha redes sociais voltadas para seu negócio

Mesmo ao fazer home office, uma das etapas mais importantes de investir em um novo negócio é o networking. Para esses casos, ter pelo menos uma rede social em que seu negócio ou imagem profissional estejam evidenciados faz diferença.

Potenciais clientes buscarem quem é você e o seu trabalho no Linkedin ou Instagram, muitas vezes, é tão comum quanto buscar no Google. Por isso, ter um perfil atualizado e com imagem que transmita credibilidade é importante para causar a primeira boa impressão.

Você também pode se interessar:

👉 4 dicas antes de fazer um logo da sua empresa

👉 Marketing digital: guia das melhores estratégias

👉 Redes sociais: entenda mais sobre como elas ajudam a sua empresa

3. Site: ferramenta essencial para captação de clientes

A internet é o principal meio de comunicação para uma empresa que trabalha remotamente. Ou seja, se para uma empresa tradicional a criação de um site é muito importante, para os negócios em home office o site é obrigatório.

Felizmente, hoje se tornou muito prático manter um site no ar e encontrar serviços acessíveis para desenvolvimento e hospedagem.

Use o e-mail profissional

Ao registrar o seu domínio “suamarca.com”, automaticamente você terá direito a uma quantidade de endereços de e-mail personalizados, que você deve usar sem medo.

Mesmo que seja uma empresa de uma única pessoa, separe as operações em endereços diferentes (ex: “contato@suamarca.com”, “financeiro@suamarca.com” etc.), o que é importante não somente para que o cliente perceba a organização da sua empresa, mas para que você consiga separar as demandas de cada área.

Dica importante: nada de usar e-mail pessoal para lidar com clientes. Sem @gmail, @hotmail, @yahoo… Mesmo no home office, você está falando como empresa e não pode deixar de comunicar profissionalismo com excelência!

Mantenha o relacionamento com os seus clientes

Já que você vai ter um e-mail personalizado com sua marca e o endereço certo para falar com seus clientes, é importante já começar a desenvolver o relacionamento com eles, outro passo importantíssimo para a sua imagem profissional.

Aproveite o timing: os primeiros meses da empresa são ótimos para coletar feedback, aprender e pensar em soluções melhores para aumentar a rentabilidade dos seus serviços. Você só tem a ganhar se aproximando do seu cliente.

💡 Para aprofundar: SDR: conheça quem vai ajudar seu time de vendas

4. Ligações telefônicas: quem vai atender?

Se o trabalho remoto cresceu no Brasil é porque é possível empreender com uma estrutura enxuta e até sozinho. Mas alguns trabalhos ainda precisam ser feitos e ocupariam seu precioso tempo produtivo, como atender ao telefone — e esperamos que ele toque bastante! 😀

imagem-profissional-secretaria

Ter que cumprir os prazos e ainda receber todas as chamadas da sua empresa é bastante coisa, talvez até impossível dependendo da sua agenda.

A solução que melhor se encaixa nessa versatilidade da rotina do home office é o serviço de secretária virtual, no qual é criado um número personalizado para a sua empresa e o atendimento fica por conta de um profissional treinado.

5. Endereço: família em casa, negócios à parte

Se o conforto da sua casa e a proximidade com quem mora com você tornam o home office uma opção mais atrativa, você não pode deixar as atribulações do trabalho afetarem o que é importante na sua vida.

Mesmo trabalhando de casa, é recomendável usar um escritório virtual na hora de abrir o seu CNPJ ou até transferir o endereço da sua empresa já aberta para um endereço virtual: você preserva a sua privacidade dos assuntos de trabalho, já que usar o endereço da própria residência deixa qualquer empresário exposto e pode ser perigoso, em alguns casos. 

O escritório virtual, também conhecido como endereço fiscal e comercial, é uma forma simples de garantir um endereço reconhecido pelos seus clientes, em regiões nobres e estratégicas para negócios.

Além do registro comercial para divulgar em seu site, cartão de visita e redes sociais com status garantido, o serviço inclui gestão de correspondências, uma preocupação a menos na sua agenda diária.

👉 Dica: O que é escritório virtual? Entenda como pode ajudar sua empresa

Sua empresa já tem o que precisa para conquistar uma imagem profissional e ganhar o coração dos clientes? Não perca tempo mais tempo, aproveite essas dicas!

Esperamos que o este artigo tenha te ajudado a conhecer alternativas para melhorar a sua imagem profissional. Não esqueça de compartilhar nas redes sociais! 🧑‍💼

foto_fred.png
Frederico Foini
Conteúdo - Company Hero