Pode ter seguro de vida para aposentados do INSS? Saiba aqui

Quem recebe aposentadoria pela previdência social pode contratar seguro de vida, mas deve ter atenção para contratar.
 Lara Zanesco  |      04/03/2024
capa-seguro-de-vida-para-aposentado.png

Quem pretende se aposentar pelo INSS pode ter dúvidas sobre como funciona o benefício e até confundi-lo com outro tipo de proteção financeira, o seguro de vida. A dúvida é mais comum do que se imagina, por isso, preparei este artigo para esclarecê-la.

Aposentados do INSS podem ter seguro de vida sim, não existe nenhum impedimento legal para isso. Para entender melhor a relação entre esses dois tipos de serviço, acompanhe até o final.

Existe seguro de vida do INSS?

O INSS não oferece nenhum seguro de vida, por isso não impede que seus beneficiários o contratem. O benefício mais próximo do seguro tradicional que é oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social seria a pensão por morte.

A pensão por morte é um salário pago aos dependentes do beneficiário após seu falecimento. Mas não é todo mundo que tem direito a ele. A regra geral é que são elegíveis filhos de qualquer idade que sejam totalmente ou parcialmente incapazes conforme declaração pela justiça.

O valor da pensão também varia de acordo com o tempo de contribuição e a quantia total, o que pode mudar de caso para caso.

O seguro de vida, por outro lado, é uma proteção privada que paga uma quantia para os beneficiários quando o segurado falece. Em uma comparação geral, duas diferenças são claras: no seguro, você pode escolher quantos e quem são seus beneficiários, sem se limitar a dependentes; o valor a ser pago é escolhido pelo segurado na hora da contratação do serviço.

Seguro de vida é a mesma coisa que prova de vida INSS?

Outra confusão que pode acontecer é entre os conceitos de seguro de vida e a prova de vida do INSS. Mas a diferença é bastante simples de entender:

  • Seguro de vida: proteção privada com pagamento mensal que oferece indenização aos beneficiários pela morte do segurado, podendo ser personalizada;
  • Prova de vida: procedimento administrativo do INSS para conferir se os beneficiários da previdência estão vivos para continuar pagando os benefícios.

Aposentado ou beneficiário do INSS pode contratar seguro de vida?

Sim, você pode contratar seguro de vida mesmo recebendo algum benefício do INSS, como a aposentadoria. Muitas seguradoras, inclusive, oferecem planos personalizados para quem é aposentado.

Nesses casos, é importante ter em mente que as empresas podem solicitar mais informações e ter mais especificações nos contratos que podem limitar as apólices. É muito comum que exista limitação de idade e a DPS (Declaração Pessoal de Saúde) pode exigir mais detalhes de informação.

Como segurados nessa faixa etária estão mais propensos aos riscos que levam ao acionamento do seguro, é normal que as seguradoras sejam mais rigorosas nos contratos. Ainda assim, essa é uma proteção que pode fazer diferença no bem estar e na tranquilidade dos seus beneficiários no futuro.

Benefícios do seguro de vida

As vantagens de ter um seguro de vida são várias, mas vou destacar duas que fazem muita diferença na hora de considerar o serviço:

  • Proteção financeira para entes: após o falecimento do segurado, os beneficiários designados por ele receberão quantia em dinheiro que pode oferecer proteção financeira para cobrir despesas básicas, dívidas e outras necessidades;
  • Cobertura de despesas funerárias: muitos seguros de vida contam com auxílio funerário, que ajuda a cobrir despesas relacionadas ao funeral e outros custos associados à morte do segurado.

Ainda, existem soluções como o Seguro de Renda Hero, uma proteção que conta com Seguro de Vida e de Proteção de Renda que pode ser contratada bem antes da sua aposentadoria. Esse segundo te paga até R$ 9 mil por mês (mediante comprovação de renda) caso você não possa trabalhar por conta de acidentes ou doenças.

É uma solução completa porque garante mais estabilidade ainda em vida. Isso porque ele funciona de forma parecida com o auxílio-doença do INSS, porém é muito mais simples de acionar e começar a receber, evitando que você deixe contas em atraso e que precise mexer no valor do seu seguro de vida, caso seja um modelo resgatável.

👉 Faça uma simulação para descobrir como nosso seguro é acessível!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes