Como saber a última alteração contratual de uma empresa

Você sabia que tem como saber a última alteração contratual de uma empresa? Descubra como fazer isso neste artigo!
 Otávio Hoffmann  |      27/06/2022
Capas-Inscrição Estadual25.jpg

Você sabia que tem como saber a última alteração contratual de uma empresa? É isso mesmo: se quiser consultar as modificações feitas no contrato do seu próprio negócio ou no de clientes, pode usar a tecnologia para fazer isso. As informações mais recentes ficam disponíveis para que haja transparência em todas as transações.

Muitas alterações podem ser realizadas no contato social ao longo da existência de um empreendimento. Pode ser necessário incluir novos sócios, aumentar o capital social, alterar o tipo de empresa ou fazer qualquer outra mudança nas informações que foram registradas durante a abertura do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

Das alterações mais simples até as mais complicadas, todas ficam registradas no CNPJ. Você tem como saber a última alteração contratual de uma empresa da mesma forma que acessa o histórico do computador, sabe? É possível conferir o tipo de modificação, a data em que foi solicitada e as informações alteradas. Isso pode ser visualizado por qualquer pessoa, desde que ela saiba o local exato para consultar.

Quais informações constam no Contrato Social de uma empresa?

O Contrato Social é o principal documento de uma empresa. Assim como em sua certidão de nascimento, nele constam todas as informações do negócio. Esse registro é feito na Junta Comercial do Estado e é importante para formalização e constituição de empresas. É ele que permite que todas as atividades sejam desempenhadas.

Entre as informações que compõem o Contrato Social, estão:

  • Nome da empresa;
  • Natureza jurídica do negócio;
  • Nome, RG, CPF e função dos sócios;
  • Endereço da empresa;
  • Atividades a serem desenvolvidas;
  • Valor do capital social;
  • Percentual de participação de cada sócio;
  • Responsabilidades, direitos e deveres das partes;
  • Dentre outros dados importantes.

Além dos dados de identificação da empresa e as condições sob as quais o estabelecimento funciona, os direitos e as obrigações para cada um dos proprietários que compõem a sociedade devem ser registrados no contrato social. Ao ler o documento, a pessoa precisa entender tudo sobre o seu negócio!

Até quantas alterações contratuais uma empresa pode fazer?

A alteração contratual serve para atualizar os dados cadastrais da empresa. Sabe as informações que você registrou em vários lugares quando abriu seu negócio? Quando elas deixam de fazer sentido, é necessário indicar as novas definições aos órgãos responsáveis para que a documentação fique em dia.

Os principais motivos para a alteração contratual são:

  • Mudança no endereço da sede, seja no mesmo município/estado ou não;
  • Alteração no quadro societário — entrada e saída de sócios;
  • Alteração no tipo jurídico (como MEI, EI e EIRELI, por exemplo);
  • Aumento do capital da empresa;
  • Inclusão ou exclusão da atividade exercida, segundo o código CNAE;
  • Mudança na razão social;
  • Mudança no nome fantasia;
  • Alteração na sucessão da empresa;
  • Mudança nas cláusulas contratuais;
  • Correção das informações para a Receita Federal.

Não existe um limite para a realizar mudanças! Você pode entrar com um processo de alteração contratual sempre que quiser atualizar uma informação, mas isso não quer dizer que seja fácil. Tente se organizar antes de dar entrada na documentação, porque, além de ser um trabalho burocrático, algumas prefeituras exigem que seja feita a análise da viabilidade das alterações.

Quando foi abrir a empresa, você teve que verificar se a lei municipal permitia o seu tipo de negócio, não é mesmo? Na análise da viabilidade das alterações o processo é parecido. Consultar a legislação da cidade para saber se as mudanças são permitidas à sua empresa é uma etapa indispensável antes de entrar com o pedido de alteração contratual.

Parece complicado? Contar com o acompanhamento de um profissional da área contábil ajuda bastante!

Siga estes passos para saber como saber a última alteração contratual de uma empresa

Vai fechar negócio com alguém e ficou curioso para descobrir como saber a última alteração contratual de uma empresa? Saiba que isso é mais simples do que você imagina. Basta ter acesso a internet e ter em mãos a razão social do estabelecimento que será consultado.

O primeiro passo é entrar no site da Junta Comercial da cidade em que a empresa foi registrada. Se você é de São Paulo, acesse https://www.jucesponline.sp.gov.br/, digite a razão social da empresa no campo de busca e clique no NIRE do negócio desejado quando ele aparecer entre os resultados.

Dá para saber se houve alteração em um CNPJ?

O CNPJ é o principal documento de uma empresa. O número reúne as principais informações de um estabelecimento, como data de abertura e nome empresarial. Para saber se o registro foi modificado alguma vez, o site oficial para dúvidas é: http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/cadastros/cadastro-nacional-de-pessoas-juridicas-cnpj..

Como um contador pode saber a última alteração contratual de uma empresa com facilidade

Profissionais de contabilidade precisam consultar o história do CNPJ o tempo todo, pois seu trabalho será feito a partir daí. Como você deve imaginar, a demanda é alta. Por isso, contar com a tecnologia é a melhor opção para oferecer mais agilidade e eficiência no trabalho desenvolvido.

Aqui na Company Hero, nossa missão é otimizar a rotina dos contadores e advogados. Foi por isso que criamos uma Plataforma de Legalização: assim, eles conseguem gerenciar os processos dos clientes, como alteração contratual e emissão de outros documentos, com mais praticidade.

Como funciona a plataforma da Company Hero?

Ela é muito versátil! Vamos resumir um pouco do que você pode fazer com a nossa plataforma: através dela, é possível dar entrada nos processos de alteração de CNPJ, preenchendo formulários sobre a empresa atendida. Além disso, dá para consultar o histórico do CNPJ para analisar os últimos ajustes feitos no contrato.

Em cada processo aberto você tem o suporte dos especialistas da Hero para te ajudar em cada etapa nos órgão públicos - isso facilita sua vida! Com uma equipe de especialistas te ajudando no que for necessário, você tem mais tempo para cuidar de outras questões importantes da empresa, como planejamento fiscal e levantamento de dados para tomada de decisões estratégicas.

  • Assista este vídeo para entender mais sobre o funcionamento da plataforma. Sem dúvidas, é o que você precisava para trabalhar melhor, contador!

Se você é um profissional da área contábil ou advogado, sabe como essa rotina agitada pode ser cansativa. Recorrer à Plataforma de Legalização da Company Hero trará muitos benefícios para sua rotina. Ela te ajudará a entender como saber a última alteração contratual de uma empresa, agilizará os atendimentos e muito mais.

Ficou interessado nessa ferramenta prática? Fale com a equipe de Heros e entenda como nossa plataforma de legalização fará a diferença na sua rotina. Nossos especialistas estão prontos para te atender.

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Outros artigos | Alteração Contratual