Trabalhar online para empresas vale a pena? Veja como
Trabalhar online para empresas é o sonho de muita gente por conta da liberdade de não precisar ir ao escritório. Mesmo tendo uma rotina definida, não ser obrigado a estar num mesmo lugar para trabalhar é uma grande vantagem no mundo corporativo e tem sido o foco de muitos profissionais.
Essa liberdade geográfica pode ser aproveitada pelos amantes do modelo home office, ou seja, quem gosta de trabalhar em casa mesmo.
Mas não para por aí, uma modalidade que tem crescido muito nos últimos anos é a dos nômades digitais. São pessoas que trabalham online e conseguem mudar de lugar periodicamente, sem parar de trabalhar. Assim, fazem viagens por diferentes cidades, estados e até países enquanto conciliam o lazer com o trabalho digital.
Você se identifica com algum desses perfis e quer a comodidade de trabalhar online? Então, este artigo vai te ajudar. Continue lendo e veja todas as dicas que preparei para você dar os primeiros passos nessa jornada.
Como trabalhar online para uma empresa?
Existem várias formas de trabalhar online para empresas. Você pode se candidatar a uma vaga CLT, prestar serviço como um freelancer ou preencher uma vaga PJ. Esses são os meios mais comuns, mas as possibilidades são imensas.
É possível ser afiliado de uma empresa e indicar os produtos dela, é só se cadastrar no programa de afiliação e fazer as divulgações online. Também dá para revender os artigos das marcas que você gosta e por aí vai.
Veja, agora, 3 dicas para começar a trabalhar em casa para empresas:
1- Tenha os equipamentos adequados
A primeira coisa para aderir ao home office e trabalhar para empresas é ter os equipamentos necessários para o seu dia a dia. Apesar de algumas empresas disponibilizarem os equipamentos, não dá para contar com isso sempre.
Primeiramente porque isso costuma acontecer no regime CLT, em que a empresa deve disponibilizar tudo necessário para os funcionários atuarem. Mas quando se trabalha como PJ, freela, num processo de empresa para empresa, isso não costuma acontecer.
Para trabalhar em casa, você precisa, pelo menos, dos seguintes recursos:
- computador compatível com suas atividades;
- internet com alta velocidade;
- mouse, teclado e fone de ouvido;
- cadeira e mesa adequadas para sua ergonomia.
Se possível, também sugiro que tenha um espaço específico só para trabalhar. Isso pode parecer insignificante no começo, mas não é. Essa é uma forma de separar sua vida pessoal da profissional, os momentos de lazer do trabalho e assim por diante. Aspecto essencial para manter o bem estar e a saúde mental e emocional.
2- Pesquise vagas online
O próximo passo para trabalhar online para empresas é procurar oportunidades online. Para isso, você pode mapear em diversos sites focados em vagas e trabalhos.
Minha primeira sugestão para quem quer uma vaga PJ ou CLT para trabalhar online é utilizar sites como o Linkedin, a Gupy ou até mesmo sites regionais de onde você mora – mas uma vantagem de trabalhar com a internet é poder atuar com empresas de qualquer lugar. Lembre-se de aplicar filtros na sua pesquisa, como o de vagas remotas no Linkedin.
👉 Você pode gostar: Trabalho remoto no exterior: como funciona e dicas.
Você também pode usar termos estratégicos na hora de pesquisar nos buscadores, como Google e até o Chat GPT. Use palavras como “online”, “remoto”, “home office” e semelhantes.
3- Analise entre opções CLT e PJ
Como comentei até aqui, existem duas formas de trabalhar para empresas online: como funcionário CLT ou de forma independente, como PJ.
Cada uma oferece suas vantagens e desafios, por isso você precisa entender o que funciona melhor para a rotina que você quer ter.
Por exemplo, se sua prioridade é não precisar ir para o escritório e economizar o tempo de transporte, mas você se acostumou com a rotina de trabalho tradicional, o CLT pode ser uma boa opção.
🆕 Agora é mais fácil ser internacional: a Hero terá Escritórios Virtuais no México para você abrir seu "CNPJ" lá! Seja um dos primeiros a ter um endereço fiscal internacional!
Mas, se além da liberdade geográfica, você quer ter liberdade de tempo e autonomia para decidir quando e como trabalhar, a modalidade PJ é a mais interessante para você.
Tem dúvidas de como decidir? Baixe nossa calculadora CLT x PJ para a área tech:
Que tipo de trabalho posso fazer pela internet?
Existem muitas profissões e atividades que você pode fazer para empresas pela internet. As principais e mais conhecidas são:
- produzir conteúdos digitais;
- social media;
- UI e UX designer;
- indicação de produtos por afiliação;
- revenda de produtos;
- desenvolvimento Front e BackEnd;
- análise de dados;
- gerenciamento de projetos.
As opções são vastas, especialmente nas áreas de marketing, TI, desenvolvimento e segurança de dados. Para esse tipo de trabalho, é preciso ter algum tipo de especialização nas áreas.
Mas atividades como a afiliação digital podem ser feitas por qualquer pessoa que se disponha a indicar produtos.
Quer saber mais sobre essa forma de ganhar dinheiro online? Veja nosso artigo completo sobre afiliado digital.
Quais sites confiáveis para trabalhar online?
Agora que você já tem as melhores dicas para trabalhar online para empresas, aproveite para conferir essa lista de sites confiáveis para pesquisar vagas de trabalho online:
- https://remotar.com.br/
- https://www.workana.com/pt
- https://trampos.co/oportunidades/
- https://www.99freelas.com.br/
- https://www.linkedin.com/
- https://portal.gupy.io/
Esses são alguns sites onde você pode pesquisar vagas para trabalhar online. Lembre-se de usar as dicas que apresentei anteriormente para fazer pesquisas assertivas e encontrar as melhores oportunidades para trabalhar de qualquer lugar.
Quer mais conteúdos como este? No blog da Hero, você encontra! Veja este artigo completo sobre como convencer uma empresa a te contratar!