Tipos de seguros para empresas que você deve avaliar

Os seguros empresariais podem ser excelentes benefícios para aplicar no seu negócio. Veja os 10 tipos principais e como funcionam.
 Lara Zanesco  |      16/03/2023
Capa-Q3-Protecao-Renda19.jpg

Conhecer os tipos de seguros para empresas é muito importante para todo e qualquer empreendedor, mesmo os mais pequenos.

Quando falamos disso, não estamos falando apenas daquelas proteções para galpões e lojas, mas também para seguros empresariais que podem garantir estabilidade financeira para autônomos, PJs, profissionais independentes e até mesmo funcionários CLT.

Ou seja, quando você abre um CNPJ, é possível encontrar diferentes tipos de proteção para você e o seu empreendimento, seja ele como for, além da sua equipe.

Para te ajudar a entender melhor cada opção, preparei este artigo que apresenta os principais tipos de seguros empresariais:

  • Seguro de vida empresarial;
  • Seguro saúde empresarial;
  • Seguro para estagiários;
  • Seguro de proteção do patrimônio;
  • Seguro de responsabilidade civil empresarial;
  • Seguro de riscos cibernéticos;
  • Seguro de frota;
  • Seguro E&O;
  • Seguro D&O;
  • Seguro odontológico para empresas.

Continue acompanhando.

1- Seguro de vida empresarial

O seguro de vida é aquele que paga um valor, determinado na apólice, aos beneficiários do segurado em caso de morte. Geralmente, esse tipo de seguro também conta com auxílio funeral.

👉 Seguro de vida com auxílio funeral: entenda como funciona.

No caso dos seguros de vida empresariais, o contrato é feito para várias pessoas, podendo ser um aplicado para os sócios e um benefício para os colaboradores. Pode ser visto como um grande diferencial na busca por bons candidatos às vagas do seu negócio.

Essa é uma forma de garantir segurança financeira à família dos segurados, o que promove mais tranquilidade no dia a dia.

2- Seguro saúde empresarial

Esse tipo de seguro para empresas tem como propósito proteger os segurados quanto à assistência de saúde. Geralmente, as apólices cobrem atendimentos de saúde básicos e odontológicos e são oferecidos para os colaboradores como benefício trabalhista.

Também é muito comum, atualmente, a cobertura com serviços para saúde mental e até com telemedicina. Além disso, esses seguros empresariais podem reembolsar o segurado de gastos médicos fora da rede oferecida pela seguradora.

3- Seguro para estagiários

A presença de estagiários já é bastante comum em muitas empresas no país e pelo mundo todo. Pensar em benefícios e proteções para eles é essencial para promover um bom ambiente e uma boa oportunidade de trabalho para quem está se desenvolvendo profissionalmente.

O seguro para estagiários é, ainda, uma regra para todas as empresas, conforme estabelecido pela Lei do Estágio.

No geral, o seguro para estagiário protege contra acidentes pessoais, seja durante ou fora do horário de trabalho, garantindo a apólice tanto em casos de morte quanto de invalidez por acidente. A cobertura geográfica também tende a ser ampla, costuma abranger o mundo todo.

4- Seguro de proteção do patrimônio

O seguro patrimonial para empresas serve para proteger o patrimônio do seu negócio. Dessa forma, você não perde todos os investimentos feitos no negócio, caso sofra com algum dos incidentes cobertos pela apólice.

A cobertura pode ser escolhida pelo contratante na maioria das vezes, mas quanto mais ampla, melhor. Em geral, é comum solicitar a proteção sobre risco de roubo e furto, despesas emergenciais, incêndio e até desastres naturais.

5- Seguro de responsabilidade civil empresarial

Os seguros de responsabilidade civil para empresas são aqueles que protegem seu negócio contra os danos que ele pode causar a terceiros. Funciona como os seguros de responsabilidade dos profissionais liberais, como dentistas e médicos.

👉 Para se aprofundar: Seguro do profissional liberal: conheça a melhor opção.

É muito importante para lidar com custos de processos ou indenizações que o profissional pode vir a dever em algum momento da sua trajetória.

6- Seguro de riscos cibernéticos

Num mundo cada vez mais digital, proteger-se contra crimes cibernéticos é muito importante. Esse tipo de seguro empresarial tende a cobrir ataques virtuais, erros internos de vazamento de dados e por aí vai.

Sempre vale a pena conferir todos os detalhes de cobertura da apólice, isso serve para todos os tipos de proteção.

7- Seguro de frota

O seguro para frota, como o próprio nome já sugere, é aquele que protege os veículos da empresa.

Ele é muito comum para negócios que trabalham com produto, principalmente para proteger veículos de transporte de mercadoria. Mas isso não impede que um prestador de serviço contrate esse recurso, desde que contemple mais de um veículo.

8- Seguro E&O

“E&O” significa “Erros e Omissões”. Esse tipo de seguro protege pessoas físicas, jurídicas ou profissionais autônomos contra as reclamações que eles recebem a partir de erros e omissões do segurado.

9- Seguro D&O

Esse é o seguro para proteger a parte de gestão de uma empresa. Próximo ao tipo de seguro anterior, nesse caso, a cobertura cai sobre a responsabilidade da gestão em cima daquilo que afeta terceiros.

10- Seguro odontológico para empresa

Outro tipo de seguro empresarial que pode ser oferecido como benefício para os funcionários é o seguro odontológico. Ele cobre diferentes cuidados com a saúde bucal, desde consultas até internamentos.

Ele não é obrigatório, mas pode ser um diferencial na hora de alcançar e manter bons profissionais no seu time.

Viu só? Existem vários tipos de seguro para proteger você, seu negócio, a sua equipe e se destacar como marca empregadora.

Conheça um seguro completo para você e sua equipe

Seja você um profissional que trabalha por conta, um empreendedor com poucos colaboradores ou um RH de uma grande empresa, vale a pena pesquisar seguros que garantam mais segurança e estabilidade financeira.

A Company Hero tem um seguro de vida com renda protegida que paga até R$ 300 por dia em casos de invalidez temporária! Conheça o Hero Proteção de Renda e conte com quem é especialista em proteger profissionais e seus negócios!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes