Registro de desenho industrial INPI: tire todas suas dúvidas

O registro de desenho industrial serve para proteger os direitos sobre o desenho de produtos. Entenda melhor neste artigo.
 Lara Zanesco  |      14/02/2023
Capa-Q1-RM_10.png

O registro de desenho industrial no INPI é mais um recurso para proteger empreendedores e promover a livre concorrência no mercado nacional. Você sabe como ele funciona e como pedi-lo?

O processo é simples e as vantagens são diversas, por isso vale a pena se aprofundar no assunto, caso você desenvolva esse tipo de material. Quer saber mais? Olha só tudo que eu expliquei neste artigo:

  • O que é desenho industrial INPI?
  • Como funciona o registro de desenho industrial?
  • Como registrar um desenho industrial no INPI?
  • Qual a diferença entre marca e desenho industrial?
  • O que o registro de desenho industrial protege?
  • Quanto custa o registro de desenho industrial?

Continue a leitura.

O que é desenho industrial no INPI?

De acordo com a própria instituição, são considerados desenhos industriais: “a forma plástica ornamental de um objeto ou conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto, proporcionando visual novo e original na sua configuração externa e que possa servir de tipo de fabricação industrial” (INPI, 2020, online).

Como funciona o registro de desenho industrial?

Esse registro garante a exclusividade de fabricação e liberação a terceiros ao titular do pedido, seja Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ). Ou seja, ele tem a função semelhante à do Registro de Marca.

Além disso, o documento te protege de cópias não autorizadas, seja em produtos idênticos ou parecidos com o do desenho industrial registrado.

O documento tem um prazo de validade de 10 anos e pode ser renovado 3 vezes, cada uma com duração de 5 anos.

Como registrar um desenho industrial no INPI?

O pedido de registro de desenho industrial é simples e é regido pela Lei da Propriedade Industrial e a Instrução Normativa nº 13/2013. Olha só como é fácil:

  1. Acesse o site do INPI e faça login ou cadastro;
  2. Emita e pague a Guia de Recolhimento da União;
  3. Acesse o sistema e-Desenho Industrial e preencha o formulário;
  4. Acompanhe o processo;
  5. Veja a decisão do pedido.

A partir daí, a emissão do registro pode levar até 8 meses. Para acompanhar, você pode acessar o Sistema Busca Web do INPI ou a Revista da Propriedade Industrial (RPI). Mantenha um monitoramento constante para não perder nenhum prazo!

Qual a diferença entre marca e desenho industrial?

De forma resumida, a marca diz respeito à identidade nominal e visual de uma empresa, como o nome e o logotipo dela. Enquanto isso, o desenho industrial é uma criação de objetos e produtos tridimensionais, a identidade visual de um produto.

Ambas coisas podem ser registradas e protegidas pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Esses registros são o que protegem e garantem exclusividade aos criadores e detentores tanto da marca quanto do desenho em questão.

O que o registro de desenho industrial protege?

O registro de desenho industrial protege a aparência de um produto. Em termos mais técnicos, ele documenta e registra que já existe um objeto tridimensional ou bidimensional com uma configuração externa específica que pode ser aplicada a um objeto ou uma superfície. Dessa forma, só pode existir um desenho industrial tal qual esse.

Quanto custa o registro de desenho industrial?

O custo do registro de desenho industrial é de R$ 235,00, mas você pode receber desconto dependendo do seu tipo de atuação. MEI, empresas de pequeno porte, cooperativas, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos pagam R$ 94,00 nesse processo atualmente.

Ou seja, é uma proteção barata e simples de solicitar que pode garantir muito mais segurança para os seus novos produtos.

Se você vai fazer esse registro, mas ainda não protegeu a sua marca, sabe que continuará correndo risco grande diante de concorrentes desleais. Aproveite que está por aqui e entenda a fundo os riscos de não registrar sua marca!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes