Quem não paga INSS tem direito a auxílio-doença? Entenda

Não. O auxílio por incapacidade temporária é um benefício exclusivo para os contribuintes da previdência. Entenda melhor aqui!
 Lara Zanesco  |      15/09/2023
Capa-Q3-Protecao-Renda06.jpg

Quem não paga INSS não tem direito a receber o auxílio-doença. Esse é um benefício do Governo oferecido aos contribuintes da previdência.

Mas existem alguns fatores que ainda podem te deixar elegível para o benefício, além de outras soluções para não ficar desamparado financeiramente, caso se afaste do trabalho por conta de doenças e acidentes.

Para entender a fundo esses fatores, continue lendo e tire suas dúvidas.

Quais os requisitos para receber o auxílio-doença?

  • pelo menos 12 contribuições com o INSS em dia;
  • estar incapaz de trabalhar em decorrência de doença ou acidente;
  • afastamento temporário superior a 15 dias.

Assim, é possível receber o auxílio estando empregado como CLT ou contribuindo como PJ.

👉 Veja também: Contribuinte facultativo tem direito ao auxílio-doença?

Ainda há a possibilidade de receber estando desempregado, se você tiver feito as contribuições anteriormente, mas existe um prazo limite dessa proteção. Para conferir, você deve consultar o portal Meu INSS ou ligar no número 135.

Quanto tempo de contribuição para dar entrada no auxílio-doença?

No geral, é necessário ter pago o INSS por 12 meses (totalizando 12 contribuições) para poder dar entrada no pedido do auxílio-doença, atual auxílio por incapacidade temporária. Essa regra também se aplica aos MEIs, que também precisam efetuar o pagamento em dia, sem atrasos, para estar eletivo ao benefício.

💡Veja em quais casos a carência não é aplicada.

Como autônomo pode pedir auxílio-doença?

Para o autônomo pedir o auxílio-doença, ele precisa estar contribuindo com a Previdência. Ele é um contribuinte facultativo, por isso é o responsável pela própria arrecadação do INSS.

Estando em dia com as 12 contribuições necessárias, ele pode solicitar o benefício no portal Meu INSS ou pelo telefone 135.

Deu para ver que o processo de recebimento tem algumas burocracias e pode levar um tempo, não é? Se o seu medo é deixar as contas atrasarem enquanto espera, você pode ficar tranquilo porque existe uma solução digital pensada para você.

O Seguro Renda Protegida da Hero te paga até R$ 9 mil por mês afastado por conta de acidentes e doenças, mediante comprovação de renda. Ele funciona de forma muito parecida com o auxílio-doença, mas é mais rápido e prático para garantir a sua tranquilidade financeira.

💡 Quer ficar despreocupado? Então, faça a simulação do Seguro de Renda da Hero agora!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes