Veja se profissionais com CNPJ podem receber Seguro Desemprego

O Seguro Desemprego é dado a partir de uma demissão do regime CLT, mas alguns PJs podem obtê-lo.
 Lara Zanesco  |      03/03/2023
Capas-Q1-Seguros_03.jpg

Será que quem tem CNPJ pode receber Seguro Desemprego? Essa é uma dúvida comum para quem está saindo do CLT para começar a empreender. Apesar de parecer simples ou óbvio para alguns, existem alguns detalhes que envolvem esse tema.

De forma resumida, quem tem CNPJ não pode receber Seguro Desemprego. Isso porque o benefício é oferecido para trabalhadores com registro na carteira de trabalho. O que pode acontecer, na verdade, é você ter um CNPJ com renda abaixo de 1 salário mínimo e um trabalho CLT. Caso seja demitido sem justa causa desse trabalho CLT, poderá receber o seguro. Ou seja, sem um vínculo empregatício via CLT e renda limitada, o benefício não será disponibilizado ao PJ.

Que tipo de PJ pode receber Seguro Desemprego?

Mas isso não vale para qualquer empresa: essa exceção se dá para MEIs (Microempreendedores Individuais) e com alguns fatores condicionais, de acordo com a Lei Nº 7.998.

Primeiramente, como mencionei, você precisa ter sido demitido sem justa causa de um trabalho em regime CLT. Depois, precisa comprovar que não tem renda com seu CNPJ que sustente você e sua família, nem que ultrapasse um salário mínimo, ou que o CNPJ está inativo.

Quem faz CNPJ perde o Seguro Desemprego?

Se você abrir um MEI, é possível continuar recebendo. No entanto, as chances do Governo entender que você tem uma fonte de renda a partir da abertura do PJ são grandes e, com isso, você provavelmente perderá o benefício.

O mais indicado é abrir sua empresa só após receber o último pagamento do seguro.

Solução de proteção financeira para PJs

Você pode estar se perguntando como se proteger financeiramente se ficar sem trabalhar, já que não pode receber seguro desemprego. Apesar de não ser a mesma coisa, um seguro de Proteção de Renda pode ser a solução mais prática para você.

Esse é um seguro de vida que garante um dinheiro caso você não consiga trabalhar por conta de doenças e acidentes. Assim, quando algum imprevisto surgir, você não precisa colocar sua saúde ainda mais em risco para poder pagar as contas, o seguro te protege financeiramente. Aqui na Company Hero, você pode contratar essa solução de forma fácil e segura.

A Proteção de Renda Hero garante até R$ 9 mil por mês, mediante comprovação de renda, durante três meses a cada acionamento. É muito mais tranquilidade para focar no que importa: sua saúde, sua família e sua empresa.

👉 Não perca mais tempo correndo riscos: faça a simulação do Seguro Renda Protegida da Hero agora!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes