Preciso de contador para abrir empresa?

Se você está pensando “será que preciso de contador para abrir empresa?” Venha descobrir tudo o que você precisa saber para abrir seu próprio negócio!
 Otávio Hoffmann  |      03/08/2022
Capas-artigos-CAD_23.jpg

Decidiu empreender? Então é hora de colocar a mão na massa! Se você está pensando “será que preciso de contador para abrir empresa?” Continue a leitura com a gente, porque trouxemos tudo o que você precisa saber para colocar seu negócio no mercado.

As pessoas que sonham em ter um empreendimento esperam duas coisas: economizar e resolver tudo rápido. Fala a verdade, ninguém quer ter que lidar com as burocracias envolvidas na formalização do negócio. Por isso, a dúvida: “será que preciso de contador para abrir empresa ou dou conta de fazer tudo sozinho?” é tão comum e deve ser pensada com atenção antes de decidir os próximos passos.

Preciso de contador para abrir empresa ou consigo fazer tudo sozinho?

Essa é a pergunta que mais escutamos! A resposta é: depende.

Existem muitas questões burocráticas envolvidas no processo de abertura de um negócio, o que costuma gerar dúvidas. Por isso, o acompanhamento do contador pode ajudar a economizar tempo e dinheiro. Porém, por lei, nenhuma empresa precisa de um profissional da área contábil para ser aberta.

A orientação dos Conselhos Regionais de Contabilidade, conhecidos pela sigla CRCs, é que os empreendedores busquem um contador para fazer o acompanhamento e contabilização da movimentação financeira mensal, já que, tirando o MEI, as empresas têm muitas questões para analisar a cada 30 dias.

Como um contador vai te ajudar a abrir sua empresa?

Ok, não é obrigatório ter um contador para abrir uma empresa, mas você sabia que a lei exige que os empreendimentos tenham um serviço de contabilidade mensal? A ideia é que o acompanhamento seja feito durante todo o tempo de vida do seu CNPJ. Sabendo disso, muitos empresários preferem adiantar a contratação de um profissional da área contábil, já que ele será necessário mais pra frente.

O contador é o profissional responsável pelas informações dos livros contábeis e por garantir que as obrigações tributárias estão sendo feitas. Dependendo do nível de experiência, ele pode ser um consultor para o negócio, compartilhando dicas sobre investimentos, planejamento financeiro e fluxo de caixa.

O gerenciamento de uma empresa envolve muitas responsabilidades. Ter o suporte jurídico desde o começo é uma maneira de garantir que tudo será feito dentro das exigências legais. Isso é o básico, mas existem outras vantagens de aproveitar esse serviço, são elas:

  • Você economiza dinheiro: ninguém melhor do que um contador para identificar em qual classificação de atividade e regime tributário seu negócio se enquadra. Fazendo isso do jeito certo, os impostos serão pagos corretamente, sem mais nem menos do que o necessário.
  • Agilidade nos processos: seu tempo é precioso e não pode ser desperdiçado! Um contador vai otimizar as etapas do processo de abertura, garantindo que todos os trâmites burocráticos sejam realizados corretamente e em um período menor.

Preciso de contador para abrir empresa de qualquer tipo?

Se você for se regularizar como Microempreendedor Individual, o serviço de contabilidade é dispensável. O processo de abertura é simples e pode ser feito por você mesmo em apenas alguns clientes no Portal do Empreendedor. Porém, o MEI é mais limitado e sua renda anual não pode ultrapassar R$ 81 mil.

Antes de escolher o MEI como natureza jurídica, pense sobre os outros critérios que ele exige, como as atividades específicas permitidas. Se depois de analisar os requisitos você perceber que não funciona para o seu caso, pode escolher outra opção de regime tributário.

O Simples Nacional, que é designado para ME, as microempresas, e EPP, que são as empresas de pequeno porte, com faturamento bruto de até R$ 4,8 milhões ao ano, são boas escolhas para a maioria dos casos. Nesse contexto, o processo de abertura é um pouco mais complexo e o papel do contador é fundamental.

O contador também é um parceiro da saúde financeira quando a empresa já está ativa!

O contador será seu melhor amigo depois que sua empresa estiver aberta! Ele é o braço direito que te acompanhará nas principais demandas do dia a dia administrativo.

  • Questões fiscais: o cálculo de impostos, controle de entrada e saída de valores e os balanços patrimoniais são responsabilidade do profissional da área contábil. Esse serviço é ótimo para identificar pontos de redução de custos e outros ajustes fundamentais para a saúde financeira do negócio.
  • Questões contábeis: a contabilidade da sua empresa precisa ficar sempre em ordem, com os demonstrativos de pagamento em dia para evitar problemas com a fiscalização.
  • Questões trabalhistas: se você tiver uma equipe, o contador te ajudará com o fechamento da folha de pagamento e em cálculos de pró-labore. Quanto maior o time de funcionários, mais exigências legais você terá.

Precisa de contador para abrir MEI também?

Como já te contamos, não existe uma lei que obrigue a abertura de CNPJ através de uma contabilidade. Inclusive, como o MEI é mais simples, muitas pessoas conseguem fazer o processo sem o suporte de um contador.

Basta acessar o Portal do Empreendedor e preencher o cadastro digital. O ponto de atenção vai para pessoas que não estão acostumadas a lidar com questões burocráticas. Nesse caso, a ajuda profissional é altamente recomendada, pois, além de otimizar o processo, evita problemas futuros causados pela falta de informação.

Quais os riscos ao não contratar um contador ou escritório de contabilidade?

Se o trabalho do contador te faz economizar, a falta desse suporte pode trazer muitos desafios. Maior demora para abrir um CNPJ e aborrecimentos com o Fisco, que é a autoridade fazendária de fiscalização da legislação tributária, são apenas alguns dos problemas que o empreendedor pode enfrentar.

Ainda está pensando “Será que preciso de contador para abrir empresa?”.

Vamos pensar sobre alguns possíveis problemas:

Gasto excessivo de dinheiro

Com o auxílio do contador na definição das atividades da empresa (CNAE) e com o enquadramento correto do regime tributário, o empreendedor evita gastar dinheiro à toa, já que esses fatores influenciam diretamente nos impostos que serão pagos. Além disso, outro risco que pode acontecer é a lentidão para abertura de CNPJ. Já imaginou que chato contar com um prazo e ser surpreendido por outro?

Lentidão para abertura de CNPJ

O empreendedor pode enfrentar diversas burocracias ao abrir um CNPJ. Dependendo do caso, o processo pode atrasar ou podem surgir diferentes detalhes que tornam as etapas mais lentas.

O contador é o profissional mais preparado para agilizar as demandas e garantir que tudo ocorra de maneira adequada. Em outras palavras, ele é responsável pelos trâmites burocráticos e te deixa tranquilo, afinal, tudo está feito do jeito certo.

Pagamento indevido de impostos

O pagamento de impostos é uma obrigação que deve ser seguida à risca. Se optar por não contratar um contador, você corre o risco de pagar tributos indevidos, pois o profissional é quem verifica o enquadramento correto do regime tributário e a classificação de atividades econômicas do negócio.

Importante: com o enquadramento errado e classificação equivocada, você pode tanto realizar um pagamento de impostos maior que o devido quanto praticar sonegação fiscal.

Acúmulo de dívidas

A formação de dívidas é um problema muito comum em empresas de diferentes portes. Por conta da variedade de carga tributária do país, é comum esquecer prazos das taxas ou impostos que precisam ser pagos. Contratar um contador previne que isso aconteça.

Complicações com o Fisco

As complicações com o Fisco - órgãos governamentais que fiscalizam as responsabilidades fiscais das empresas - acontecem quando as obrigações legais não estão em dia.

Na maioria dos casos, as empresas precisam controlar:

  • Guias de pagamento;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Contrato social;
  • Balanços e livros contábeis;

Quando essas exigências não são cumpridas, a empresa pode ser considerada irregular e enfrentar complicações. O contador é o profissional que auxilia com diversas tarefas que vão evitar futuras irregularidades, como:

  • Cálculo de imposto e auxílio em cálculos de pró-labore;
  • Controle de entrada e saída de valores;
  • Identificação de pontos para redução de custos;
  • Realização de balanços patrimoniais;
  • Manutenção da contabilidade da empresa com gestão de documentos fiscais e contábeis;
  • Auxílio no fechamento da folha de pagamento.
  • Com tudo isso analisado, é perceptível que é muito importante para a saúde financeira e segurança de um negócio, contratar um especialista, ou escritório de contabilidade, qualificado.

Como escolher um bom profissional da área contábil

Se você percebeu que precisa de contador para abrir empresa e está interessado em contratar o melhor do mercado, saiba que existem dois critérios que devem ser avaliados: confiança e credibilidade. Afinal, estamos falando do dinheiro da sua empresa!

O contador terá acesso a toda parte financeira do seu negócio. Ele saberá de informações confidenciais e ficará por dentro dos valores que são movimentados, por isso, é importante escolher uma empresa de contabilidade séria e comprometida em ajudar a sua empresa a crescer sem riscos.

A transparência é outro ponto que não pode ser deixado de lado durante essa escolha. O uso da tecnologia na prestação dos serviços contábeis é uma excelente maneira de avaliar esse ponto. Aqui na Company Hero, temos uma plataforma de legalização que agiliza o trabalho dos profissionais e envia alerta sobre os status, que se torna um diferencial para o dia a dia dos clientes.

Vale a pena pedir indicações a amigos, outros empreendedores e fazer uma boa pesquisa na internet para analisar o tempo de experiência e qual a opinião dos clientes atendidos pelo profissional que você deseja contratar.

Quanto um contador cobra para abrir uma empresa?

A média de valor para prestação dos serviços de contabilidade varia de acordo com a região que você está. Outro fator que influencia no preço é o porte do escritório escolhido e se ele utiliza recursos tecnológicos em seus processos, uma vez que isso torna o trabalho mais rápido e com menos erros.

Na hora de fazer o seu orçamento, o contador vai considerar o faturamento, ramo de atividade, número de funcionários e complexidade das tarefas contábeis da sua empresa. Quanto mais responsabilidades, mais personalizado será o suporte você.

Especial para contador: conte com a tecnologia para melhorar seu serviço!

Existem empresas de diferentes portes e segmentos procurando pelo seu serviço de contabilidade. Como você pretende dar conta de todos os atendimentos? Ou melhor: de que forma vai garantir agilidade e eficácia nas tarefas desempenhadas? Uma plataforma tecnológica, como a da Company Hero, irá te ajudar.

A Plataforma de Legalização da Company Hero é o jeito mais rápido e fácil de formalizar empresas. Com ela, advogados e empresas gerenciam todos os documentos e processos para legalização de CNPJ em uma única tela. Imagine controlar todas as ações em um espaço só? Adeus papelada!

Em alguns minutos é possível:

  • Iniciar e acompanhar processos de abertura, alteração e encerramento de CNPJ;
  • Ativar endereço fiscal nas principais regiões do país;
  • Acessar documentos como IPTU, contratos sociais e certidões;
  • Contar com um time de especialistas em legalização.

A agilidade no trabalho já faz toda a diferença, mas investir nos recursos digitais traz algo ainda melhor: retornos financeiros expressivos. Quando você oferece essa facilidade como um diferencial do seu trabalho, consegue cobrar mais por ele, porque os clientes percebem valor!

Contratar um contador ou escritório de contabilidade é o jeito mais fácil para evitar dores de cabeça. A assistência jurídica te deixa tranquilo em relação às obrigações fiscais da empresa e acelera os processos de abertura ou alteração de CNPJ.

Ficou claro que é preciso de contador para abrir empresa com mais rapidez? Deixe um de nossos Heroes te ajudar! Se você é contador ou advogado, fale com a gente e conheça mais sobre a Plataforma de Legalização da Company Hero.

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes