INSS é devido no local de prestação? Entenda a retenção do tributo

Entenda como funciona o local e a responsabilidade de retenção do INSS em contratos de PJs e empresas. Acesse!
 Lara Zanesco  |      11/04/2024
INSS-devido-no-local-de-prestacao-entenda-a-retencao-do-tributo.png

Quando o assunto é prestação de serviços de forma regular, é preciso entender como funciona a contribuição tributária de forma clara. Uma dúvida muito comum é se o INSS é devido no local de prestação.

Neste artigo, você poderá entender a regra geral de recolhimento aplicada pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Acompanhe!

Qual o município de incidência do INSS?

Como regra, o INSS é recolhido no local de prestação do serviço quando este é feito para uma Pessoa Jurídica. Conforme a Lei nº 8.212/1991, a empresa contratante é a responsável pela retenção do INSS.

Nesse sentido, o município de incidência deve ser o mesmo onde está situada a contratante.

Quando é obrigado a reter INSS na nota?

A contratante é obrigada a reter o INSS sobre a nota fiscal quando contrata os serviços de outra empresa por meio de cessão de mão de obra ou empreitada, mesmo que seja pelo regime de serviço temporário.

Qual a alíquota do INSS?

Em geral, a contratante deve reter 11% do valor da nota fiscal ou do contrato de prestação de serviços para o INSS. Esse valor deve ser recolhido até o dia 15 do mês após a realização do serviço.

Além disso, o valor do INSS deve ser informado na Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP).

Exceções do recolhimento do INSS por PJs

Apesar das regras gerais, existem alguns casos aos quais se aplicam exceções à regra de contribuição do INSS quando se atua como PJ.

Primeiramente, as empresas optantes pelo Simples Nacional devem recolher 6% dos valores das notas ou contratos, e não 11%. Empresas de factoring seguem alíquota de 3,5%.

Quando os serviços são realizados por órgãos de administração pública direta ou indireta, não é necessário reter o imposto.

Ficou claro como funciona a retenção do INSS? Continue acompanhando o blog da Hero para entender todas as suas responsabilidades como profissional por conta própria e se manter atualizado!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes