Fiquei doente e agora? Como proteger a sua renda sendo PJ

Veja dicas de como proteger sua renda sendo PJ caso você fique doente. Dicas práticas e baratas para não ficar sem receber.
 Lara Zanesco  |      03/05/2023
Capa-Q2-Seguros-01.jpg

Se você trabalha de forma independente e tem um CNPJ, com certeza já teve essa preocupação: o que fazer se eu ficar doente? Afinal, de onde vai entrar o dinheiro para arcar com suas despesas e qualidade de vida? Tem solução?

Esse é um dos maiores medos dos profissionais que trabalham por conta própria e o que impede muitas pessoas de empreender. Mas existem soluções práticas e até baratas para proteger sua renda e garantir estabilidade financeira quando você estiver doente e não puder trabalhar.

Neste artigo, vou te explicar sobre a situação dos PJs no Brasil quando o assunto é doença e o que você pode fazer para se prevenir. Olha só o que você vai ver por aqui:

  • PJs não têm auxílio quando ficam doentes;
  • Entenda como funciona o INSS para o MEI;
  • Alternativas simples para não ficar sem receber.

Continue acompanhando e saiba como se preparar para esses momentos.

PJs não têm auxílio quando ficam doentes

No Brasil, quem trabalha no regime CLT têm algumas seguranças que o PJ não tem. Uma delas é a certeza de que continuará recebendo se ficar doente. Para os trabalhadores do regime tradicional, é possível apresentar atestado médico que abona a falta e, assim, evita o desconto salarial, ou entrar no INSS para continuar recebendo em casos de afastamento de 15 dias ou mais.

Mas quem trabalha de forma independente, como profissionais PJs, empreendedores, autônomos e profissionais liberais, isso não é possível. Se você se enquadra nessa categoria, saiba que, nesses momentos, a sua segurança financeira depende de você mesmo.

Assim, o INSS não é uma realidade nem o uso de atestados médicos. Eles podem funcionar para justificar uma ausência para clientes e empresas parceiras, mas não garantem que você vai receber pelos dias não trabalhados.

Por conta disso, muitas pessoas ficam extremamente receosas em abrir CNPJ e trabalhar de forma independente. É assim, também, que muitos PJs comprometem sua saúde física e mental trabalhando quando estão doentes para não ficarem sem receber.

Entenda como funciona o INSS para o MEI

O MEI (Microempreendedor Individual) pode acabar recebendo auxílio do INSS quando ficar doente, mas existem limitações muito maiores do que para o trabalhador CLT. Para receber INSS sendo MEI, você precisa:

  • ter pelo menos 1 ano de contribuição para em dia por meio da guia DAS;
  • apresentar laudos, atestados e exames que comprovem a incapacidade de trabalho.

A solicitação pode ser feita no primeiro dia de afastamento, mas fica restrita a essas limitações. Se você tiver pago uma taxa MEI em atraso dentro de um ano, já corre o risco de não receber o auxílio.

Outro ponto é que o valor do auxílio é baixo, referente a um salário mínimo vigente. Geralmente, os MEIs acabam gerando valores maiores do que isso para manter suas despesas fixas e variáveis. Assim, mesmo sendo uma ajuda importante, não é suficiente para manter sua estabilidade financeira, concorda?

Alternativas simples para não ficar sem receber

Existem soluções diversas para se preparar para essas situações. Para te ajudar a entender, selecionei duas possibilidades simples para você colocar em prática a partir de agora e não ficar com medo de ficar doente. Veja agora:

Crie uma reserva financeira

Uma reserva financeira é um dinheiro que você guarda para emergências. Ela é diferente de uma poupança, por exemplo, que você constrói para investir, comprar algo ou realizar algum plano.

A reserva é focada em situações emergenciais. A ideia é ter dinheiro suficiente para se manter por um determinado período de tempo caso suas fontes de renda diminuam ou acabem. Também serve para caso você tenha problemas com equipamentos e precise trocar com urgência, ou nos momentos em que está doente e não pode trabalhar. É uma excelente alternativa para quem é PJ, tanto pensando nas suas finanças pessoais como profissionais.

Alguns especialistas indicam que, pensando em afastamento do trabalho, você tenha uma reserva de pelo menos 6 meses que mantenha suas despesas fixas e variáveis. Esse dinheiro deve ser guardado a partir das suas entradas e você pode fazer trabalhos extras para acelerar a reserva.

O problema desse método é que ele pode ser mais demorado, já que você leva um tempo para ter uma quantia que garanta sua segurança financeira quando estiver doente. Outro ponto é que ou você vai comprometer parte da sua renda para formar a reserva ou terá que trabalhar mais.

Existe outra forma de ter essa proteção mais rápido e sem precisar se desgastar mais. Vou te apresentar no próximo tópico, continue lendo.

Contrate um seguro de renda protegida

Já ouviu falar em Seguro de Renda Protegida? Sim, existe uma solução que pode garantir sua estabilidade financeira nesses momentos. Trata-se de um seguro que te paga Diárias por Incapacidade Temporária, isto é, auxílio financeiro pelos dias que você não puder trabalhar por conta de acidentes e doenças.

💡 A Company Hero tem uma solução personalizada para quem quer essa segurança: o Seguro Renda Protegida Hero. Esse serviço te oferece até R$ 9 mil por mês conforme comprovação de renda, além do seguro de vida.

Os planos têm valores acessíveis e garantem mais estabilidade e tranquilidade financeira em momentos de imprevistos.

👉 Quer contar com essa proteção? Acesse agora e faça uma simulação do seu Seguro de Renda!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes