Escritório virtual ou aluguel? Qual vale mais a pena.

Você já se perguntou o que vale mais a pena entre escritório virtual aluguel? Explicamos tudo sobre o assunto neste artigo.
 Otávio Hoffmann  |      09/03/2022
Escritório virtual aluguel: descubra qual é o melhor agora

Você já se perguntou o que vale mais a pena: escritório virtual ou aluguel? Essa é uma dúvida muito comum, pois o custo mensal de uma empresa pode preocupar e pesar no bolso de quem deseja ter seu próprio negócio. A boa notícia é que existem caminhos alternativos, como trabalhos remotos e a contratação de endereços online, que te ajudam a economizar.

As novas tecnologias vêm mudando a maneira em que fazemos negócios. Em um cenário em que os aluguéis estão cada vez mais altos, elas são bem-vindas! Dados publicados na revista Exame pelo Márcio Iavelberg, Especialista em Finanças, mostram que um aluguel representa 1,5% do valor do imóvel. Na maioria dos casos, valeria mais a pena comprar o espaço do que pagar tão caro por mês.

Sabemos que adquirir um imóvel próprio não é uma opção para muitos empreendedores, por isso, o escritório virtual é uma boa saída. Você pode ter uma empresa regular e um endereço para compartilhar com os clientes sem precisar arcar com custos fixos elevados de um escritório tradicional.

Comparativo: escritório virtual vs aluguel

A maneira de trabalhar do brasileiro está cada vez mais flexível. As pessoas já perceberam que trabalhar em casa e explorar os recursos tecnológicos para atender clientes é mais vantajoso do que se prender a um espaço fixo e pagar contas altas por mês.

Se ainda não está convencido de que existem vantagens do escritório virtual e aluguel, confira a comparação que fizemos. Dica: pense sobre o contexto da sua empresa e veja o que compensa mais para você.

  • Custo mensal

Aluguel de imóvel: Ter uma sede fixa com boa localização é a meta de muitos empreendedores, mas vale lembrar que quanto melhor a região, mais alto o valor do aluguel. Além disso, manter um espaço fixo envolve custos como: IPTU, serviços de telefonia, internet, despesas extras como água, luz, limpeza e muito mais.

Escritório virtual: Os valores mensais desse serviço são mais reduzidos, já que você não arca com os preços de estrutura e manutenção, como conta de internet e os outros que já comentamos. Com a adesão ao escritório virtual, você pode reduzir cerca de 70% nos custos regulares. Pense em quanto dinheiro será direcionado para outras coisas no final do mês!

  • Manutenção e reformas

Aluguel de imóvel: Para fazer sua empresa funcionar você terá que mobiliar o espaço e reformar os cômodos. É importante investir na estrutura física, com alguns ajustes de iluminação e tomadas, além de comprar todos os materiais tecnológicos, principalmente bons computadores e mesas de trabalho. Esse investimento inicial é mais pesado e pode tornar o sonho de ter a própria empresa ainda mais distante.

Fora a movimentação dos primeiros meses de negócio, de tempos em tempos você precisará fazer manutenções no imóvel. Depois de alguns anos a decoração não combinará mais e os móveis ficarão desgastados. Ou seja, mais gastos para conta.

Escritório virtual: Esse custo não existe na modalidade. Ao optar pelo aluguel de um escritório virtual, você terá toda a infraestrutura de um escritório próprio, muitas vezes, até melhor do que poderia comprar, sem se preocupar com os investimentos extras.

  • Credibilidade e acesso fácil aos clientes

Aluguel de imóvel: Ter um espaço para receber seus clientes ou fazer imagens dos bastidores da empresa pode ser interessante. Com uma sede própria é possível organizar sua rotina para atender quem você quiser e a hora que quiser. A dúvida que fica é: essa facilidade compensa os custos do mês? Pense com atenção!

Escritório virtual: Muito mais do que reduzir custos, contratar o serviço pode fazer a diferença na reputação da sua empresa. Um endereço bem localizado fará as pessoas olharem com outros olhos para o seu negócio, além de colaborar com os esforços de marketing e ampliar a visibilidade. A equipe de suporte e atendimento também é treinada para oferecer um contato diferenciado, que, talvez, você não daria conta de fazer sozinho.

Se for preciso agendar encontros presenciais, dá para facilitar o acesso do cliente a você. Basta recorrer ao aluguel de salas de reunião, um serviço que faz parte do escritório virtual e que funciona em território nacional.

Por exemplo, a Company Hero oferece opções de salas de reunião em diferentes pontos de São Paulo, como Av. Paulista ou Av. Faria Lima e até em Barueri. Você fica livre para escolher a região mais fácil para a pessoa te encontrar. Isso pode parecer um detalhe, mas faz toda diferença na percepção que ela terá do seu atendimento e na qualidade da conversa.

  • Interação com outros profissionais

Aluguel de imóvel: A circulação de pessoas pode ser menor em um espaço só seu. É bem provável que só você, seus clientes e sua equipe, caso tenha uma, frequente o ambiente. Embora haja privacidade, suas chances de networking podem ser reduzidas.

Escritório virtual: Dentro dos serviços oferecidos no escritório virtual, você consegue alugar salas e espaços de trabalho para quando quiser trabalhar fora de casa. Essa rotina externa pode trazer oportunidades de interações com outros profissionais. Ideias, parcerias e bons contratos podem surgir a partir de um bom dia no elevador.

Pessoa segurando tablet com informações sobre CLT vs PJ: descubra qual vale mais a pena, baixe nossa calculadora

👉 Baixar a calculadora agora

Vantagens do escritório virtual em relação ao aluguel do espaço próprio

Encontrar um imóvel, realizar o processo de abertura da empresa e organizar a sede do negócio é um processo demorado. Com o escritório virtual as etapas iniciais são mais simples. Você tem um endereço comercial instantâneo, sem toda a burocracia da documentação inicial.

Outro benefício é a flexibilidade. Você pode realizar suas atividades e projetos à distância. Pense na seguinte situação: sua família irá viajar, mas você tem demandas profissionais para atender. No caso do espaço próprio, você não conseguirá atuar de longe, afinal, todos os seus recursos estão alocados no imóvel, mas com o escritório virtual é diferente.

Você pode acompanhar seus familiares no passeio e trabalhar remotamente, sem se preocupar com a agenda ou com o recebimento de correspondências. Quando voltar para casa, suas encomendas ou recados terão sido recebidos por alguém da recepção. Percebe a diferença entre escritório virtual e aluguel? É muito melhor contar com um bom suporte!

Existem outras razões que tornam o escritório virtual mais vantajoso em relação ao aluguel, como as medidas de segurança. Muito tem sido falado sobre a importância da higienização dos ambientes. Quem tem escritório próprio precisa manter o local limpo ou contratar um profissional de limpeza, o que acrescenta mais uma conta no final do mês.

Dentro do pacote contratado no escritório virtual, você não tem que se preocupar com a limpeza. A equipe de administração do local é responsável pela higienização em áreas comuns e de maior circulação, estações de trabalho, mobiliário e equipamentos e muito mais.

Bônus: escritório virtual ou home office?

Já que alugar uma sede própria pode ser inviável para alguns profissionais ou empresas que estão no começo da atuação, algumas pessoas preferem trabalhar de casa mesmo. Existem duas coisas que devem ser consideradas neste cenário:

  • Ficar em casa tem desvantagens: O ambiente doméstico pode trazer muitas distrações, além de gerar uma sobrecarga emocional se você não souber gerenciar o tempo.

Os custos de estrutura e manutenção também podem continuar altos, tendo em vista que os valores de internet, luz e a conta de água ficarão por sua conta. Se passar o dia inteiro lá, seu consumo será maior.

  • Sua casa pode não ser o melhor local para atender clientes: Já pensou ter que receber uma pessoa desconhecida na sala da sua casa? Sua privacidade será prejudicada. Fora que você terá que se preocupar com a organização do ambiente e a recepção do convidado.

Contratando o escritório virtual você pode ficar tranquilo: o pacote atende a todas essas questões. Sua única preocupação é encontrar um jeito de faturar mais.

  • O endereço comercial é importante para as questões legais: Nem sempre o registro da empresa pode ser feito com o endereço comercial. A recomendação é que você decida entre escritório virtual aluguel para conseguir emitir notas fiscais e estar em dia com a legislação brasileira.

Uma opção bastante popular é trabalhar em home office, mas ter o serviço de endereço virtual para as informações de contrato e emissão de nota fiscal.

Abrir uma empresa ficou mais fácil com as soluções modernas que surgiram no mercado. Com o escritório virtual você estabelece a presença da sua empresa em qualquer lugar do mundo, paga muito menos do que os valores de um escritório próprio tradicional e ainda garante que tudo funcionará dentro da lei.

O escritório virtual te dará a experiência de uma empresa bem estruturada sem precisar pagar muito por isso!

Além das salas de reunião, ao contratar o escritório virtual com a Company Hero, você terá acesso a:

  • Endereço fiscal e comercial
  • Ativação de endereço instantânea
  • Envio de documentações em minutos
  • 20% de desconto em sala de reunião na cidade de São Paulo/SP
  • Recebimento de correspondências ilimitado
  • Notificação online de chegada de correspondência
  • Acesso ao Clube de Benefícios e Descontos Company Hero
  • Ativação em minutos de conta bancária PJ Linker
  • Compra e suporte online com cartão de crédito ou desconto no boleto

Nossos Heros estão prontos para te ajudar com a abertura da sua empresa.

Fale agora mesmo com um de nossos consultores!

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Outros artigos | Escritório Virtual