Escritório Virtual com ou sem Inscrição Estadual: qual escolher?

Saiba em quais casos você deve contratar um Escritório Virtual com Inscrição Estadual e quando não precisa do registro.
 Lara Zanesco  |      17/05/2024
1000000433.png

Na busca pela formalização do seu negócio com pouca burocracia, é provável que você tenha se deparado com os Escritórios Virtuais. O aluguel de endereços para abrir ou regularizar CNPJs é ideal para garantir uma sede fiscal adequada para sua atividade sem gastar com aluguel de sala comercial desnecessária.

Mas, entre as opções, você precisa saber qual escolher: Escritório Virtual com ou sem Inscrição Estadual. A decisão não é igual para todos os profissionais e ter clareza sobre as diferenças te ajuda a poupar e a prevenir erros na documentação do seu negócio.

Entenda quando escolher cada um neste artigo da Company Hero, empresa referência em Escritórios Virtuais no Brasil.

Quando contratar um Escritório Virtual com Inscrição Estadual?

O Escritório Virtual com Inscrição Estadual é a escolha certa para quem atua com atividades de comércio, indústria ou serviços de telecomunicação ou transporte entre municípios e estados.

Isso porque o registro estadual é obrigatório para essas CNAEs (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas). Ele é disponibilizado pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de cada estado e precisa ser concedido no local onde seu CNPJ está registrado legalmente. Isso não significa que suas operações precisam acontecer nesse mesmo lugar, mas a gestão fiscal e administrativa do seu negócio sim.

É a Inscrição Estadual que garante o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Além disso, sem ela, não é possível emitir Nota Fiscal de Produto, caso você seja obrigado a ter o registro.

Assim, caso você queira se desenvolver em um desses ramos, um Escritório Virtual com Inscrição Estadual é a melhor opção. Dessa forma, você não precisa alugar uma sala comercial que não vai utilizar nesse momento e, ainda assim, garante um endereço com o registro estadual.

Quando contratar um Escritório Virtual sem Inscrição Estadual?

O Escritório Virtual tradicional, sem o registro estadual, é ideal para quem presta serviços e, legalmente, não necessita dessa inscrição. Ele funciona para profissionais que atuam por conta própria, freelancers, trabalhadores PJ e donos de empresas de diferentes tamanhos.

Dessa forma, é possível proteger o endereço residencial, para aqueles que podem abrir CNPJ usando a localização de casa, e se colocar em regiões privilegiadas que valorizam seu negócio, como a Avenida Paulista.

Esses detalhes podem não parecer relevantes para quem atua por conta própria, trabalhando como PJ e emitindo poucas notas fiscais ao mês.

Na verdade, o Escritório Virtual facilita a abertura do CNPJ, além de oferecer segurança à sua privacidade e poupar burocracia, dispensando a atualização do endereço fiscal quando se mudar de casa, por exemplo.

Onde contratar Escritório Virtual com ou sem Inscrição Estadual?

Seja qual for o seu caso, a Company Hero é a resposta certa para quem precisa de Escritório Virtual. Somos referência no mercado com mais de 100 mil clientes impactados em toda nossa história.

Temos endereços em todas as regiões do país e opção sem e com Inscrição Estadual. Assim, nosso time especializado consegue auxiliar tanto quem presta serviços quanto quem realiza alguma atividade de comércio.

➡️ Conheça todos nossos Escritórios Virtuais agora e encontre o endereço certo para seu CNPJ!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes