O caminho para simplificar sua jornada PJ.

Pesquisar

Quando se trata de saúde, uma dúvida bastante comum entre os brasileiros é sobre a diferença entre plano de saúde e seguro saúde. Ambos são opções de assistência médica, mas apresentam diferenças quanto à cobertura, regras e custos.

Entenda a seguir tudo o que precisa saber sobre plano e seguro saúde!

O que é um plano de saúde?

Um plano de saúde é um serviço de assistência médica que oferece cobertura para consultas, exames, internações e outros tipos de tratamento. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) regulamenta esse mercado, além de estabelecer regras e a estrutura dos planos de saúde no Brasil.

O plano de saúde é geralmente mais abrangente, cobrindo uma gama maior de serviços médicos, desde atendimentos de urgência até tratamentos especializados. Os planos são classificados conforme a segmentação assistencial, que pode ser ambulatorial, hospitalar ou ambulatorial e hospitalar, dependendo da cobertura.

O que é um seguro saúde?

seguro saúde, por outro lado, funciona de forma mais parecida com um seguro tradicional: o cliente paga um prêmio (mensalidade) e, em troca, recebe cobertura para despesas com saúde, como consultas médicas, exames e internações. A principal diferença é que o seguro saúde oferece mais flexibilidade, com foco em reembolsos para tratamentos e uma rede de cobertura mais personalizada.

O seguro saúde não segue a regulamentação da ANS e não precisa garantir os mesmos serviços oferecidos por planos de saúde. Existem diversas regras estabelecidas pela agência que as operadoras de saúde são obrigadas a seguir, seja para obrigatoriedade de atender determinados casos independente do pacote, por exemplo, até condutas administrativas.

O seguro saúde não passa por essas normas da ANS, portanto, a operadora pode limitar coberturas e/ou atendimento com mais liberdade – ao passo que seus clientes têm mais flexibilidade na escolha dos serviços que querem utilizar, pois não necessariamente se prendem a uma rede credenciada fixa, por exemplo.

Para quem viaja com frequência ou mora em mais de um lugar, o seguro internacional ou nacional pode ser vantajoso.

Veja com detalhes na sequência.

Diferença entre plano de saúde e seguro saúde

Agora que você já sabe o que é cada um, vamos analisar as principais diferenças entre plano de saúde e seguro saúde:

1- Regulação e abrangência

2- Rede de cobertura

3- Custos

No caso do seguro de saúde, a pessoa paga uma apólice e o seguro cobre total ou parcialmente o custo do serviço utilizado, dependendo do tipo de plano. O valor pode variar conforme a situação, além disso, você pode ter que pagar uma parte do atendimento.

Já no plano de saúde, o pagamento é fixo e você paga uma mensalidade para acessar a rede de atendimento conforme o plano escolhido. O valor da mensalidade permanece o mesmo, nos planos sem coparticipação. Essa variação pode ser um fator relevante para alguns perfis de consumidores.

4- Cobertura de doenças preexistentes

5- Flexibilidade e escolha

Exemplos práticos: quando escolher um plano de saúde ou um seguro saúde?

👉 Leia também: Plano de saúde pode negar internação por carência? Veja o que diz a lei

Importância de entender a diferença entre plano de saúde e seguro saúde

Na hora escolher qual serviço será contratado, você precisa ter a certeza de que a cobertura atende às suas necessidades, sem gastar mais do que o necessário. Veja a diferença entre plano de saúde e seguro saúde e escolha com atenção para evitar:

Resumo das diferenças de acordo com a ANS e SUSEP

Plano de saúde:

Seguro saúde:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *