Como fazer a consulta de patente no INPI

Entenda a importância da consulta de patente no INPI e como realizá-la antes de registrar a sua. Acesse agora!
 Lara Zanesco  |      09/02/2023
Capa-Q1-RM_07.png

Sabia que a consulta de patente no INPI pode te ajudar a tomar decisões estratégicas para o seu negócio? Essa ferramenta gratuita é simples de usar e, mesmo assim, muitos empreendedores ainda não a exploram.

Ao consultar uma patente, você consegue ampliar as perspectivas de crescimento da sua empresa. Além disso, fica muito mais fácil ter a certeza de que está investindo dinheiro, tempo e tecnologia de modo assertivo.

Para que você entenda como fazer uma consulta de patente no INPI e os benefícios que esse recurso pode oferecer ao seu negócio, este artigo tratará dos seguintes tópicos:

  • Passo a passo para consultar patente no INPI;
  • Como usar a consulta de patente estrategicamente;
  • Quem pode fazer consulta de patente.

Continue a leitura para se aprofundar nesse tema.

Passo a passo para consultar patente no INPI

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é o responsável por registrar marcas e patentes no Brasil. Essa é uma forma de proteger empreendedores e promover a livre concorrência no mercado nacional.

Existem diferentes formas de pesquisar uma patente, desde buscas básicas até as mais personalizadas, mas todas são fáceis e online. Veja agora:

Pesquisa em Base do INPI

Primeiramente, acesse a página de buscas para fazer uma pesquisa anônima neste link. Nele, você pode buscar a partir de diferentes informações:

  • Número do pedido;
  • Número do GRU (Recolhimento da União);
  • Número do protocolo;
  • Palavra-chave.

Assim, é possível tanto colher informações básicas sobre o seu processo quanto mapear outros processos. Vale ressaltar que você precisa fazer login com a sua conta para ver detalhes do seu registro de patente.

Caso queira fazer uma busca geral a partir de um tema ou tipo de produto, basta explorar o campo de palavras-chave:

patente-inpi.jpg

Uma dica é pesquisar no “Resumo” ao invés do título, caso não haja um termo específico e comum para o tipo de produto ou inovações que você está pesquisando.

Nos resultados que aparecerem, você pode clicar no link em em um dos números de pedido para ver detalhes de cada processo, com exceção de informações privadas.

Bem simples, não é? Vamos agora para os detalhes da pesquisa mais personalizada.

Pesquisa avançada

Na mesma página inicial de busca, acesse a aba “Pesquisa avançada”:

patente-inpi-2.jpg

Esse recurso é interessante quando você tem mais dados do pedido de registro da patente, pois a ideia é cruzar mais informações. Você pode usar como base da busca:

  • Números;
  • Datas;
  • CIP (ou ICP - Classificação Internacional de Patentes);
  • Palavras-chave;
  • Depositante/Titular/Inventor.

💡Dica: use “OR” para adicionar palavras semelhantes na busca por palavras-chave. Por exemplo: “banco OR banquinho”. Para ampliar ainda mais a pesquisa, você pode usar um asterisco (*) para buscar variantes de gênero e número: digite “banqu*” para resultados como “banquinho”, “banquinhos”, “banqueta”.

Quanto mais informações você colocar na sua busca, mais assertivo vai ser o resultado que ela vai te entregar.

Este foi um resumo do Guia da Base de Patentes do INPI¹ que você pode acessar ao final deste artigo.

5 estratégias para usar a consulta de patente

Deu para ver que existem diferentes formas de pesquisar por patentes, não é? Seja para conferir a situação do seu pedido rapidamente ou para ver o que está sendo criado, esse recurso com certeza vai ajudar na expansão do seu negócio.

Entenda melhor as funcionalidades que ele pode ter para você:

1- Mapear ideias de inovação

Nem sempre conseguimos ter ideias quando precisamos, não é? Isso é bastante comum no momento de pensar em novos produtos e ferramentas para desenvolver. Por isso, dar uma olhada no que está sendo feito na sua área pode te servir como inspiração para criar.

A busca por palavras-chave pode ser a mais eficiente no momento, mas é importante que você tenha alguma ideia base para saber por onde começar a pesquisa. A partir dos resultados, você pode descobrir novas lacunas que sua inovação pode solucionar e que ainda não foram pensadas.

2- Evitar perdas com produtos já existentes

Agora, imagine um outro cenário: você encontrou sua “ideia milionária” e vai começar a investir no desenvolvimento dela com o seu time. Horas de várias pessoas, insumos materiais e muito dinheiro acabam sendo envolvidos no projeto do novo item, mas, na hora de lançar, você descobre que ele não é uma novidade no mercado… Já pensou como seria grande a perda de investimento?

Se você fizer uma consulta de patente no INPI antes de começar o desenvolvimento do projeto, consegue prevenir esse tipo de frustração e redirecionar os esforços do seu time rapidamente para uma nova solução.

3- Validar disponibilidade da patente

No mesmo sentido, pode ser que você já tenha visto alguma tecnologia que achou bastante interessante por aí, mas que conseguiria otimizar. Será que ela está registrada? Muitos empreendedores acabam pecando por não solicitar a patente de uma inovação ainda.

Não estou dizendo que você deve “roubar” a ideia de um concorrente. Na verdade, o interessante é que, se você pensou numa tecnologia ainda melhor, com base em um trabalho já existente, é importante conferir se é possível patentear sua ideia ou se vai conflitar com o que a concorrência já faz.

4- Monitorar a concorrência

Um conceito muito comum no Marketing é o de analisar o que os concorrentes estão fazendo. Publicações nas redes sociais, canais de engajamento, horários e tipos de conteúdos criados e por aí vai. Tudo isso pode te ajudar a ter uma noção de como está o mercado no seu nicho naquele momento.

É uma excelente maneira de identificar tendências e lacunas no seu ramo de atuação e pode ser usada na criação de novas tecnologias também.

Uma forma de fazer isso é cruzar palavras-chave ou seus concorrentes com a data de depósito na página de busca da Base de Patentes do INPI. Desse modo, você consegue visualizar se um tipo de produto está tendo mais pedidos de registro naquele momento ou não, dessa forma, não fica para trás.

5- Ter base para redigir o pedido de patente

Por fim, mas não menos importante, a consulta de patente pode te ajudar a montar o seu pedido. Lembra que expliquei que você consegue ver informações básicas dos pedidos? Com elas, é possível ter uma noção de como cada campo é preenchido por quem já está criando.

Isso te poupa tempo e pode evitar muito retrabalho durante o processo de pedido de patente.

Quem pode fazer consulta de patente no INPI

Qualquer pessoa pode pesquisar por patentes no site da instituição. Como expliquei, é só realizar a busca anônima sem acessar sua conta no site, mas isso limita a visualização de algumas informações do seu processo (caso já tenha um).

Viu só como esse recurso gratuito pode auxiliar no desenvolvimento estratégico de novas tecnologias e produtos da sua empresa?

Continue acompanhando o blog Hero para entender tudo sobre Registro de Marcas e Patentes, além de outros temas importantes para empreendedores que querem se destacar no mercado.

Referência:

¹INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Base de Patentes do INPI - Módulo I. Rio de Janeiro, 2022.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes