Quanto tempo demora para fazer o registro de marca?

Quanto tempo demora para fazer o registro de marca?

Já fez o seu registro de marca ou está fazendo aquela pesquisa detalhada para entender mais sobre o assunto? Se quer saber quanto tempo leva para o registro ser aprovado no INPI, aqui você vai descobrir.

Antes de mais nada é importante dizer que o tempo para emitir o registro de marca e os passos para ter esse documento são pouquíssimos perto dos riscos que o seu negócio pode estar correndo com a ausência dele:

  • Perda de direito do uso de marca, ou seja, ter que mudar o nome do negócio;
  • Alteração de todas as mídias impressas e online;
  • Multas e indenizações por uso indevido da marca.

Além disso, a marca representa a identidade de uma empresa, ela é a responsável por causar identificação por parte dos consumidores e por como você se posiciona no mercado. Portanto, é importante e indispensável fazer o Registro de Marca.

Prazo para o Registro de Marca ser aprovado

O órgão responsável por fazer essa avaliação e validação é o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e a média de tempo para registro de marca é de aproximadamente um ano a um ano e meio.

O mais importante é que, ao protocolar o pedido, você passa a ter prioridade no registro. Portanto, o processo funciona da seguinte forma:

  • Após o pedido de registro, o INPI tem até 5 dias para apresentar possíveis novas exigências;
  • Quando o pedido for aprovado; é necessário aguardar 60 dias para que outras pessoas se manifestem contra sua solicitação, isso é o que chamamos de oposição;
  • Caso ocorra manifestação por parte da oposição, os solicitantes da marca têm que seguir outras etapas e isso leva, aproximadamente, mais 60 dias;
  • Caso ninguém se oponha, o caminho está aberto e o processo será concluído em breve;
  • A próxima fase é a análise pelo examinador do INPI. Ele que vai decidir pelo deferimento (aprovação) ou indeferimento (desaprovação) do seu pedido de registro;
  • Tudo certo, é só pagar a taxa que garante a exclusividade por dez anos e comemorar.

E tem muita gente se preocupando com o registro de marca, viu? O INPI registrou um aumento recorde de 48% entre os anos de 2019 e 2021.

O que pode atrasar meu pedido de registro?

Um fator que influencia no tempo de aprovação, é se o seu pedido for indeferido, como acabei de dizer. Isso é muito comum de acontecer.

Isso porque, por se tratar de um processo que teoricamente dá para fazer sozinho, muitos erros acabam acontecendo devido à complexidade. É preciso fazer uma pesquisa no INPI antes para saber se a sua marca está disponível, definir uma classe certa de produto ou serviço, além do envio de vários documentos.

Como agilizar o processo de registro de marca?

Então o ideal mesmo é contar com a ajuda de um especialista. Aqui na Company Hero, não temos apenas um especialista, mas um time humanizado e preparado para fazer o seu Registro de Marca.

A contratação é 100% online, transparente e segura. Para te incentivar ainda mais a proteger o seu negócio, no nosso site, você pode fazer a consulta gratuita para saber se a sua marca está disponível.

Ficou interessado? Chame um Hero no chat que vamos te ajudar!

Destaques no Blog

Acompanhe dicas sobre escritório virtual e negócios

o-que-e-escritorio-virtual

O que é escritório virtual? Entenda tudo sobre a solução.

Escritório virtual é um serviço que ajuda sua empresa a fazer negócios em qualquer lugar. Entenda como usar endereço fiscal, comercial, correspondência e muito mais.

Por-que-escritório-virtual-é-a-solução-ideal-para-pequenas-empresas

Por que escritório virtual é a solução ideal para pequenas empresas

Pequenas empresas têm optado pelo endereço virtual, que garante menos custos e ainda oferece outros serviços para empresas. Saiba mais aqui.

Endereço-virtual-para-empresas-5-cuidados-que-você-precisa-ter

Endereço virtual para sua empresa: veja 5 dicas

Conheça dicas essenciais antes de alugar um endereço virtual para sua empresa.

O melhor conteúdo na sua caixa de entrada

News da Hero

Inscreva-se na nossa newsletter e fique atualizado com dicas e conteúdo sobre negócios, inovação e empreendedorismo.

banner-assinar-news02.png