Cuidado com os Golpes envolvendo o seu CNPJ
Cuidado com os Golpes envolvendo o seu CNPJ
Começou abrindo a sua empresa como MEI e desembolsou uma grana por isso? E se te contarmos que dá para abrir a empresa de graça, você acreditaria que acabou de cair em um golpe?
Golpe é coisa séria e há muitas empresas fraudulentas aplicando suas sabotagens por aí, principalmente nos iniciantes de mercado. Todo cuidado é pouco e, neste vídeo, te contamos quais são os 4 golpes mais comuns envolvendo CNPJ para abrir o seu olho e evitar qualquer problema.
1- Abertura de MEI
Os golpistas criam sites falsos que podem aparecer nas primeiras páginas do Google, até mesmo como anúncio e o objetivo é um só: cobrar pela abertura da MEI e usar os dados da sua empresa para novas fraudes.
Então lembre-se, abrir a MEI é um procedimento totalmente gratuito e muito fácil. Você consegue fazer sozinho, evitando taxas desnecessárias.
Mas também é importante dizer que existem, sim, algumas empresas honestas que prestam serviços para ajudar as pessoas a abrirem o seu CNPJ MEI, cobrando um valor por isso, mas não pela abertura em si.
2- Boletos falsos
Os golpistas abrem contas como Pessoa Jurídica em um banco e, em seguida, trocam o nome fantasia do CNPJ, colocando o nome da instituição bancária. Com isso, fazem cobranças de débitos inexistentes.
3- Falsa fiscalização
Existe o golpe em que os fraudadores se apresentam bem-vestidos e até mesmo com identificação falsa. Após anunciarem a fiscalização, exigem a verificação de livros de registro financeiro, vistoriam o negócio e o golpe começa.
Eles pressionam o empresário inventando irregularidades e ameaçando o fechamento da empresa, caso não seja paga uma determinada quantia absurda. O PJ acredita e acaba pagando o valor que for para não ter a empresa supostamente fechada.
4- Falsificação da Guia do Simples Nacional.
Nesse caso, os criminosos emitem um falso Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) com o símbolo e os termos técnicos utilizados pelo órgão oficial. A própria Kakau, nossa Hero do vídeo, já foi vítima disso, a sorte é que não caiu no golpe.
Eles emitem o falso documento com selos e timbre, além disso, solicitam que seja quitado por meio do sistema PIX, redirecionando o pagamento para uma empresa fantasma, que recebe o nome de “SIMPLES PAGAMENTO ONLINE LTDA”.
Para piorar, se a pessoa achar que realmente se trata de algo seguro e não pagar até a data de vencimento informada, eles cobram multas que podem chegar a 225% sobre o valor informado no documento.
Para se manter seguro e tirar qualquer dúvida sobre formalização, preste atenção: no nosso canal, temos uma playlist chamada "Descomplica aí, Company Hero”. Nela damos dicas, esclarecimento de dúvidas e até mesmo tutoriais super fáceis de seguir.
Como se proteger de golpes contra PJ
Para se proteger de crimes que envolvem o CNPJ, o Procon, Instituto de Defesa do Consumidor, orienta que as empresas adotem algumas atitudes. Uma delas é consultar o CNPJ para ter certeza de que os dados não estão sendo usados de maneira indevida.
Nós separamos 6 medidas de segurança que podem ser tomadas. Anota aí:
Monitore o seu CNPJ
Essa ferramenta é ideal para quem quer acompanhar a segurança do CNPJ ou do CPF. Isso porque ela monitora tudo o que acontece com seus dados e emite alertas em caso de vazamento de informações. Além disso, é possível consultar se existe alguma dívida com seu CNPJ.
Cheque o procedimento de fiscalização
Para a fiscalização, a Receita Federal emite um mandado de procedimento fiscal, no qual tem um número de registro. Ele deve ser apresentado pelo fiscal e o empresário pode consultar na hora, acessando o site do órgão do governo e, assim, verificar se aquela fiscalização é verdadeira ou não.
Desconfie de cobranças de sindicatos e associações
Se você não solicitou cadastro para nenhuma associação ou sindicato, não pague nenhum boleto até checar o motivo da cobrança. Para isso, é só verificar se a entidade existe e se é obrigatório o pagamento solicitado.
Descarte e-mails com aviso de pendência no CNPJ
Não abra e-mails com arquivos anexados ou com links em mensagens, porque, além de danificar o seu computador, podem roubar dados confidenciais. Fique atento porque a Receita Federal não envia nenhuma mensagem sem autorização do contribuinte e não faz contato nenhum por telefone.
Emita o DAS MEI somente no site oficial do governo
Para evitar o golpe da guia do Simples Nacional, emita o DAS MEI no site oficial do Governo. Se precisar checar suas dívidas do Simples Nacional, você pode verificar o portal e-CAC.
Confira dados de PIX
Nada de sair por aí fazendo PIX para qualquer pessoa, viu? Confira se a conta está realmente no nome da empresa que precisa fazer o pagamento e, assim, garanta mais segurança nas transações financeiras.
Conhece alguém recém chegado no meio dos PJs que precisa dessas dicas? Já compartilhe este vídeo com essa pessoa!