Cuidado com os Golpes envolvendo o seu CNPJ

Cuidado com os Golpes envolvendo o seu CNPJ

Começou abrindo a sua empresa como MEI e desembolsou uma grana por isso? E se te contarmos que dá para abrir a empresa de graça, você acreditaria que acabou de cair em um golpe?

Golpe é coisa séria e há muitas empresas fraudulentas aplicando suas sabotagens por aí, principalmente nos iniciantes de mercado. Todo cuidado é pouco e, neste vídeo, te contamos quais são os 4 golpes mais comuns envolvendo CNPJ para abrir o seu olho e evitar qualquer problema.

1- Abertura de MEI

Os golpistas criam sites falsos que podem aparecer nas primeiras páginas do Google, até mesmo como anúncio e o objetivo é um só: cobrar pela abertura da MEI e usar os dados da sua empresa para novas fraudes.

Então lembre-se, abrir a MEI é um procedimento totalmente gratuito e muito fácil. Você consegue fazer sozinho, evitando taxas desnecessárias.

Mas também é importante dizer que existem, sim, algumas empresas honestas que prestam serviços para ajudar as pessoas a abrirem o seu CNPJ MEI, cobrando um valor por isso, mas não pela abertura em si.

2- Boletos falsos

Os golpistas abrem contas como Pessoa Jurídica em um banco e, em seguida, trocam o nome fantasia do CNPJ, colocando o nome da instituição bancária. Com isso, fazem cobranças de débitos inexistentes.

3- Falsa fiscalização

Existe o golpe em que os fraudadores se apresentam bem-vestidos e até mesmo com identificação falsa. Após anunciarem a fiscalização, exigem a verificação de livros de registro financeiro, vistoriam o negócio e o golpe começa.

Eles pressionam o empresário inventando irregularidades e ameaçando o fechamento da empresa, caso não seja paga uma determinada quantia absurda. O PJ acredita e acaba pagando o valor que for para não ter a empresa supostamente fechada.

4- Falsificação da Guia do Simples Nacional.

Nesse caso, os criminosos emitem um falso Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) com o símbolo e os termos técnicos utilizados pelo órgão oficial. A própria Kakau, nossa Hero do vídeo, já foi vítima disso, a sorte é que não caiu no golpe.

Eles emitem o falso documento com selos e timbre, além disso, solicitam que seja quitado por meio do sistema PIX, redirecionando o pagamento para uma empresa fantasma, que recebe o nome de “SIMPLES PAGAMENTO ONLINE LTDA”.

Para piorar, se a pessoa achar que realmente se trata de algo seguro e não pagar até a data de vencimento informada, eles cobram multas que podem chegar a 225% sobre o valor informado no documento.

Para se manter seguro e tirar qualquer dúvida sobre formalização, preste atenção: no nosso canal, temos uma playlist chamada "Descomplica aí, Company Hero”. Nela damos dicas, esclarecimento de dúvidas e até mesmo tutoriais super fáceis de seguir.

Como se proteger de golpes contra PJ

Para se proteger de crimes que envolvem o CNPJ, o Procon, Instituto de Defesa do Consumidor, orienta que as empresas adotem algumas atitudes. Uma delas é consultar o CNPJ para ter certeza de que os dados não estão sendo usados de maneira indevida.

Nós separamos 6 medidas de segurança que podem ser tomadas. Anota aí:

Monitore o seu CNPJ

Essa ferramenta é ideal para quem quer acompanhar a segurança do CNPJ ou do CPF. Isso porque ela monitora tudo o que acontece com seus dados e emite alertas em caso de vazamento de informações. Além disso, é possível consultar se existe alguma dívida com seu CNPJ.

Cheque o procedimento de fiscalização

Para a fiscalização, a Receita Federal emite um mandado de procedimento fiscal, no qual tem um número de registro. Ele deve ser apresentado pelo fiscal e o empresário pode consultar na hora, acessando o site do órgão do governo e, assim, verificar se aquela fiscalização é verdadeira ou não.

Desconfie de cobranças de sindicatos e associações

Se você não solicitou cadastro para nenhuma associação ou sindicato, não pague nenhum boleto até checar o motivo da cobrança. Para isso, é só verificar se a entidade existe e se é obrigatório o pagamento solicitado.

Descarte e-mails com aviso de pendência no CNPJ

Não abra e-mails com arquivos anexados ou com links em mensagens, porque, além de danificar o seu computador, podem roubar dados confidenciais. Fique atento porque a Receita Federal não envia nenhuma mensagem sem autorização do contribuinte e não faz contato nenhum por telefone.

Emita o DAS MEI somente no site oficial do governo

Para evitar o golpe da guia do Simples Nacional, emita o DAS MEI no site oficial do Governo. Se precisar checar suas dívidas do Simples Nacional, você pode verificar o portal e-CAC.

Confira dados de PIX

Nada de sair por aí fazendo PIX para qualquer pessoa, viu? Confira se a conta está realmente no nome da empresa que precisa fazer o pagamento e, assim, garanta mais segurança nas transações financeiras.

Conhece alguém recém chegado no meio dos PJs que precisa dessas dicas? Já compartilhe este vídeo com essa pessoa!

Destaques no Blog

Acompanhe dicas sobre escritório virtual e negócios

o-que-e-escritorio-virtual

O que é escritório virtual? Entenda tudo sobre a solução.

Escritório virtual é um serviço que ajuda sua empresa a fazer negócios em qualquer lugar. Entenda como usar endereço fiscal, comercial, correspondência e muito mais.

Por-que-escritório-virtual-é-a-solução-ideal-para-pequenas-empresas

Por que escritório virtual é a solução ideal para pequenas empresas

Pequenas empresas têm optado pelo endereço virtual, que garante menos custos e ainda oferece outros serviços para empresas. Saiba mais aqui.

Endereço-virtual-para-empresas-5-cuidados-que-você-precisa-ter

Endereço virtual para sua empresa: veja 5 dicas

Conheça dicas essenciais antes de alugar um endereço virtual para sua empresa.

O melhor conteúdo na sua caixa de entrada

News da Hero

Inscreva-se na nossa newsletter e fique atualizado com dicas e conteúdo sobre negócios, inovação e empreendedorismo.
banner-assinar-news02.png