Qual a diferença entre patente e Registro de Marca?

Qual a diferença entre patente e Registro de Marca?

A diferença entre patente e registro de marca é bem simples e, mesmo assim, muitas pessoas acabam confundindo quando vão buscar as soluções de proteção no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Assista ao vídeo e entenda para que serve cada registro e qual é o ideal para o seu caso.

O que é Registro de Marca?

O Registro de Marca serve para validar a existência exclusiva de uma marca em cada tipo de atividade por um período de 10 anos e em todo o território nacional. Existe uma lista no INPI com 45 categorias de negócio. Caso você tenha o seu registro aprovado, a sua marca será única da área, o que te dá total exclusividade sobre ela e evita qualquer tipo de plágio.

Portanto, registrar a marca é sinônimo de registrar o nome da sua empresa ou produto e o logo. Um exemplo disso são as grandes marcas que conseguimos associar apenas pelo logo, como McDonald 's, Coca Cola, Apple e Starbucks.

A marca é a identidade do seu negócio e pode ser utilizada em forma de símbolo, nome, slogan e até mesmo pelos três. Ou seja, a marca atua como a representação de uma empresa a fim de facilitar a identificação por parte dos consumidores.

E então, o que é patente?

Supondo que você teve uma ideia inovadora, seja relacionado à tecnologia, a um produto ou a um novo processo e pretende ter lucros em cima disso - é aqui que entra a patente. Ela serve para que você possa se assegurar legalmente de que a ideia terá a sua “assinatura em baixo” como responsável.

Resumindo, a patente descreve a invenção e estabelece que a ideia só vai poder ser explorada com a autorização do seu inventor legal.

Vamos pegar como base o modelo de carro Uno, fabricado pela Fiat. A Fiat tem a preocupação de registrar a marca Uno, para que ninguém nomeie um carro com o mesmo nome e nem o logo. Além disso, ela precisa patentear o modelo do carro para proteger todo o trabalho técnico que fez com o projeto saísse do papel, além de cada detalhe que foi pensado, desde o design até o maquinário.

Ficou mais fácil de entender agora, não é?! E como estamos aqui para desburocratizar sua vida, saiba que podemos te ajudar com seu Registro de Marca, caso precise. Temos um time de atendimento especializado para te dar total assistência, desde a entrada até a conclusão do processo.

A contratação é 100% online e transparente e te notificamos a cada novo status do processo. Quer saber mais? Chame um Hero no chat!

Destaques no Blog

Acompanhe dicas sobre escritório virtual e negócios

o-que-e-escritorio-virtual

O que é escritório virtual? Entenda tudo sobre a solução.

Escritório virtual é um serviço que ajuda sua empresa a fazer negócios em qualquer lugar. Entenda como usar endereço fiscal, comercial, correspondência e muito mais.

Por-que-escritório-virtual-é-a-solução-ideal-para-pequenas-empresas

Por que escritório virtual é a solução ideal para pequenas empresas

Pequenas empresas têm optado pelo endereço virtual, que garante menos custos e ainda oferece outros serviços para empresas. Saiba mais aqui.

Endereço-virtual-para-empresas-5-cuidados-que-você-precisa-ter

Endereço virtual para sua empresa: veja 5 dicas

Conheça dicas essenciais antes de alugar um endereço virtual para sua empresa.

O melhor conteúdo na sua caixa de entrada

News da Hero

Inscreva-se na nossa newsletter e fique atualizado com dicas e conteúdo sobre negócios, inovação e empreendedorismo.

banner-assinar-news02.png