Empresas de varejo com estoque podem usar escritório virtual?

Entenda a regulamentação do Escritório Virtual para empresas de comércio varejista que têm estoque.
 Raquel Kwok  |      13/11/2023
capa-varejo-estoquista-pode-ter-escritorio-virtual.png

O Escritório Virtual é uma solução que chama a atenção de quem precisa abrir ou regularizar um CNPJ. Ele tem um custo baixo, é legal e é possível encontrar bons endereços em todo o país.

Por isso, muitas pessoas se perguntam se empresas de varejo com estoque podem usar o escritório virtual como endereço fiscal de seus cadastros. Afinal, essa seria uma excelente forma de reduzir os custos fixos do negócio, não é?

Infelizmente, a resposta é não. Empresas com estoque não podem usar o endereço virtual devido às especificidades que esse tipo de atividade exige. Quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo e tire suas dúvidas!

Quem tem estoque não pode usar escritório virtual

O Escritório Virtual trata-se de um endereço virtual para registro e divulgação de CNPJs. Ele pode ser contratado para uso como endereço fiscal e comercial e é uma excelente opção para muitos empreendedores.

No entanto, existem limitações quanto a seu uso e um deles diz respeito ao estoque. Atividades de comércio que têm estoque não podem usar um endereço virtual para registrar a empresa porque não se tem acesso ao espaço físico quando você contrata a solução.

Isto é, contratar um escritório virtual é contratar o direito de uso de um endereço. Se esse endereço não suporta um estoque ou não é regularizado para comércio, ele não pode ser utilizado para estoquistas.

E no geral, mesmo os escritórios virtuais com Inscrição Estadual, que funcionam para o varejo online, por exemplo, não são espaços adaptados para empresas com estoque.

Varejistas online podem usar endereços virtuais

As empresas de varejo online podem utilizar escritórios virtuais porque consistem em negócios digitalizados. Esses negócios atuam em e-commerces, sites e redes sociais para atender os clientes por meio de canais online.

Ainda assim, essas empresas precisam buscar por escritórios virtuais com Inscrição Estadual, um registro essencial para quem atua com comércio – com exceção dos MEIs (Microempreendedores Individuais).

Para ter certeza de que o seu negócio de varejo pode ter um escritório virtual, vale a pena conferir com o seu contador ou, se quiser, falar com um Hero, pois somos especialistas nessa solução!

Onde encontrar escritórios virtuais com inscrição estadual?

Se você atua com um comércio varejista online, o Escritório Virtual pode ser uma solução para o seu negócio. Mas não é qualquer endereço que serve no seu caso. Esse tipo de CNAE (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas) exige Inscrição Estadual.

A Inscrição é o registo feito na Junta Comercial de cada Estado para empresas que devem contribuir com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) – todas que exercem atividade de comércio.

A Company Hero conta com diversos endereços virtuais com Inscrição Estadual por todo o país para quem precisa de um Escritório Virtual para atividades comerciais.

É o seu caso e está interessado nessa solução? Acesse nossa página de Escritórios Virtuais com Inscrição Estadual e veja todos os endereços disponíveis agora mesmo!

Raquel Kwok (1).png
Raquel Kwok
Uma das especialistas em Direito que compõem a equipe de Legalização da Hero. Auxiliando diversos clientes todos os dias, tem vasta experiência em Direito Tributário, Direito Empresarial, Legalização de empresas e Registro de marcas.

Artigos recentes