Símbolo de marca registrada: qual é e quem pode usar?

Saiba quem pode usar o símbolo de marca registrada, o que ele significa e como fazer pelo teclado do computador. Acesse agora!
 Lara Zanesco  |      15/02/2023
Capa-Q1-RM_11.png

Você com certeza já viu o símbolo de marca registrada por aí. Sabe este “errezinho”: Ⓡ? É ele mesmo. Há muitos exemplos de marcas grandes que fazem uso desse símbolo, como Adidas, Kibon, Nestlé e por aí vai.

Será que você pode usar esse símbolo também? Existe algum outro que tem a mesma função? E, afinal, como fazer esse símbolo? Essas e outras respostas estão neste artigo. Olha só o que você vai ver por aqui:

  • O que significa Ⓡ?
  • Quando usar TM ou Ⓡ?
  • Como fazer o símbolo R no teclado?
  • Quem pode usar um símbolo de marca registrada?

Ficou curioso? Então, vamos lá!

O que significa Ⓡ?

Esse é o símbolo de marca registrada. Isso quer dizer que qualquer marca que o usa está registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Desse modo, ela só pode ser usada ou ter seu uso cedido por quem detém o certificado de registro de marca.

Em outras palavras, significa que legalmente essa marca não pode ser copiada nem plagiada, especialmente no ramo de atuação dela. Por exemplo, não pode existir outra marca Adidas no ramo de calçados, vestuários e acessórios esportivos, nem outra com as mesmas características visuais da Adidas: as três listrinhas ou as três folhinhas.

Quando uma marca é registrada e alguém a utiliza indevidamente, ou seja, sem autorização, está sujeito a processos legais e a perdas de investimentos. Da mesma forma, você corre muitos riscos ao não registrar a sua marca, porque alguém pode fazer isso antes de você, mesmo que não a tenha criado.

Quando usar TM ou Ⓡ?

Para saber qual usar, você precisa entender a diferença entre esses dois símbolos. O Ⓡ é o símbolo brasileiro que identifica marcas registradas no INPI. O ™ significa Trade Mark, ou “marca comercial” do inglês, e é um símbolo estadunidense.

Como fazer o símbolo R no teclado?

Para fazer o “r” de marca registrada pelo teclado, combine a tecla Alt com a sequência de números “0174”, pressionando todas juntas, tenha a certeza de que digitou os numerais na ordem destacada. Fácil, não é?

Quem pode usar um símbolo de marca registrada?

Qualquer pessoa ou negócio que tenha uma marca registrada no INPI pode usar o símbolo de marca registrada ®. Geralmente ele é usado em tamanho pequeno junto ao logotipo da marca.

Para isso, então, é preciso realizar o registro de marca. Esse é um processo fácil, mas cheio de detalhes e que leva cerca de um ano e meio para ser concluído. Além disso, nesse período, é essencial monitorar de perto o andamento do pedido para não perder nenhum prazo de apresentação de documentos, contestações, etc.

Você até pode fazer sozinho o pedido, mas não é o mais prático, especialmente considerando todas as outras atividades diárias que pode ter empreendendo. Por isso, para proteger seu investimento e poupar seu tempo, indico conhecer o serviço de Registro de Marca da Company Hero.

Aqui, você conta com um time de especialistas que faz todo o processo para você, desde a consulta de disponibilidade da marca. E tem mais, você não precisa ficar monitorando o processo, pois nossa plataforma te notifica sempre que há uma atualização no status do pedido. Prático, né?

Agora que você já sabe quando e como usar o símbolo de marca registrada, não deixe de protegê-la. Acesse nossa página e veja detalhes do Registro de Marca Hero.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes