Seguro de vida com auxílio funeral: entenda como funciona

Entenda como funciona o auxílio-funeral pago pelas seguradoras para cobrir os custos funerários do segurado. Acesse agora!
 Lara Zanesco  |      17/03/2023
Capa-Q3-Protecao-Renda16.jpg

Um seguro de vida com auxílio funeral já é quase uma proteção básica para situações de morte na maioria das apólices de seguro. Esse recurso pode fazer a diferença para ter tranquilidade financeira nesse momento tão difícil para os familiares e beneficiários do segurado.

Mas, afinal, você sabe como funciona o auxílio funeral e como receber o benefício? Neste artigo, vou te explicar tudo sobre esse tipo de cobertura e responder às dúvidas mais comuns sobre o assunto. Veja o que você encontra aqui:

  • O que é o auxílio funeral do seguro de vida?
    • Quanto custa um funeral simples?
    • Tem auxílio funeral no INSS?
  • Como funciona o auxílio funeral do seguro de vida?
  • Quem tem direito ao auxílio funeral?
  • Até quando pode dar entrada no auxílio funeral?
  • Qual a diferença entre auxílio funeral e assistência funeral?

Continue acompanhando e fique por dentro dessa solução essencial para proteger o futuro de quem você ama.

O que é o auxílio funeral do seguro de vida?

O auxílio funeral é um valor pago pela seguradora para arcar com os custos dos serviços funerários. Esse benefício é uma cobertura extra dos seguros de vida, ou seja, não diz respeito ao valor da indenização pelo falecimento do segurado.

Em geral, ele leva em consideração os fatores descritos na apólice quanto à condição da morte. Isto é, para recebê-lo, a causa de falecimento deve ser coberta pelo seguro, do contrário, os beneficiários não recebem o valor.

💡Entenda: Dá para alterar a cobertura do seguro de vida?

Além disso, assim como a indenização tradicional do seguro de vida, o auxílio funeral já tem um valor pré-determinado na apólice. Desse modo, é muito importante que os beneficiários verifiquem qual é o aporte que poderão usar para evitar gastos surpresas.

Esse tipo de serviço costuma ser bem caro, por isso o auxílio funeral é uma excelente vantagem de um seguro de vida. Com ele, seus familiares terão mais tranquilidade num momento muito delicado. Afinal, ninguém quer ter que ficar correndo atrás de dinheiro enquanto lida com o processo de luto.

Quanto custa um funeral simples?

Um funeral simples pode custar em torno de R$ 4.000 caso o falecido não tenha um plano funerário, envolvendo cerimônia, coroa de flores, caixão e o serviço da prestadora.

Tem auxílio funeral no INSS?

Desde 1991, o auxílio funeral do INSS é um benefício apenas para dependentes de servidores públicos e dependentes de militares (art. 226 da Lei nº 8.112/1990). Também se enquadram pessoas em vulnerabilidade social que não podem arcar com esses custos.

Ou seja, não é um benefício para todos os contribuintes do INSS, como é o caso do auxílio-doença.

Como funciona o auxílio funeral do seguro de vida?

O auxílio funeral pode funcionar de duas formas: por meio de reembolso ou da assistência funerária:

Reembolso

Aqui o processo é simples: você realiza o pagamento dos serviços funerários e, posteriormente, a seguradora faz o ressarcimento de despesas com funeral.

Vale sempre reforçar que esse valor será reembolsado dentro do limite contratado e do que é coberto pela apólice. No geral, as seguradoras custeiam:

  • carro fúnebre dentro na cidade da cerimônia;
  • cremação;
  • coroa de flores;
  • documentos em cartório;
  • preparação do corpo;
  • salas velatórias públicas;
  • sepultamento;
  • transporte do corpo do velório ao local de enterro.

De qualquer forma, essas coberturas variam de uma seguradora para outra, por isso é importante conferir com detalhes o que consta na sua apólice para saber o que está incluso ou não no reembolso.

Outro ponto a destacar é que, de modo geral, o pagamento não é feito necessariamente aos beneficiários. As seguradoras costumam reembolsar a pessoa responsável pelos custos iniciais dos serviços, desde que sejam apresentados documentos comprobatórios, como as notas fiscais. Quem estiver marcado como cliente nesses documentos é quem recebe o reembolso, seja pessoa física ou jurídica.

Assistência funerária

No caso da assistência funerária, a seguradora oferece o serviço funerário diretamente aos beneficiários. Ou seja, é ela quem contrata o serviço e realiza o pagamento diretamente para as empresas após acionada.

Para isso, elas costumam contar com redes credenciadas de serviços funerários para oferecer o serviço aos segurados. Caso não haja uma rede na sua cidade, aí ou elas buscam outro prestador de serviço ou trabalham com o reembolso, como expliquei antes. Esse é o modelo do seguro de vida com auxílio funeral da Hero.

Esses detalhes do que é segurado dos serviços, valores e empresa credenciada também constam na sua apólice. Esse é um benefício bastante buscado porque oferece muita tranquilidade para os familiares e beneficiários, que não precisam lidar com os custos desse processo de forma alguma, dentro dos limites da apólice.

Quem tem direito ao auxílio funeral?

Isso depende de como o auxílio é prestado. Se for em forma de assistência funerária, o valor do auxílio é direcionado diretamente para as empresas prestadoras dos serviços.

Caso o seu contrato seja de reembolso, quem tem direito ao auxílio funeral é quem realizou os pagamentos dos serviços cobertos, conforme constar nas notas fiscais e demais documentos comprobatórios.

Até quando pode dar entrada no auxílio funeral?

No geral, não existe um prazo para solicitar o auxílio funeral, mas, quanto antes você contatar a seguradora após o sinistro, mais rápido será o recebimento do benefício.

A partir da solicitação, a assistência solicitará os documentos necessários para analisar se o incidente está coberto pela apólice e para o seguimento da prestação do serviço.

Qual a diferença entre auxílio funeral e assistência funeral?

Não existe diferença oficial entre auxílio funeral e assistência funerária. São termos diferentes para tratar do mesmo serviço, que é o suporte financeiro ao funeral do segurado. Cada empresa tem a liberdade de tratar o benefício como preferir.

Já ficou claro que o auxílio funeral é um benefício muito vantajoso no seguro de vida, não é? Quando procurar pela sua proteção, tenha certeza de que esse serviço está incluso e se atente à cobertura. Essas informações são muito importantes no momento de acionamento da seguradora.

Mas você não precisa parar por aí. Sabia que existem seguros que protegem seu financeiro ainda em vida? Isso mesmo, minha sugestão é que você confira nosso conteúdo completo e conheça o Seguro Renda Protegida, que te paga em momentos de afastamento do trabalho por conta de doenças e acidentes. É uma ótima opção para profissionais PJs.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes