Quais as vantagens da telemedicina? Entenda por que vale a pena investir

Entenda os impactos da telemedicina para você, a saúde brasileira, os médicos e mais. Confira!
 Lara Zanesco  |      12/05/2023
Capa-Q2-Telemedicina-01.jpg

As vantagens da telemedicina impactam todos que estão envolvidos num processo de saúde: paciente, médicos e outros profissionais da saúde, hospitais e até mesmo o sistema público de saúde.

Isso ficou claro durante a pandemia da Covid-19, quando ela se mostrou uma alternativa eficaz para evitar aglomeração em hospitais e vias públicas sem cessar o acesso à saúde para quem estava longe dos centros urbanos.

Tanto é que, em 2020, as teleconsultas foram aprovadas no Brasil pela Lei 13.989/20 e, posteriormente, incluídas entre os serviços disponíveis na saúde por meio da Resolução 2.314/22 do CFM (Conselho Federal de Medicina).

Neste artigo, vou te apresentar 12 benefícios da telemedicina que mostram que vale a pena investir nessa forma inovadora e prática de cuidar da sua saúde. Descubra agora!

1- Não perca tempo com deslocamento

Para você, paciente, uma grande vantagem da telemedicina é que ela poupa tempo. Sabe aquele período que você tinha que perder para fazer uma consulta? Ir até o consultório, esperar (muitas vezes com atraso) e depois voltar para a casa… Tudo isso sai de cena quando você é atendido à distância.

Como, em geral, o atendimento acontece online, você pode ficar na sua casa e aproveitar todo o tempo de deslocamento de outra forma. Assim, é possível continuar descansando para se recuperar ou continuar trabalhando, caso você atue no formato home office.

Aliás, isso só ressalta como a telemedicina é benéfica para quem trabalha de casa, porque você já não precisa se deslocar diariamente, também terá a tranquilidade de ficar em casa para se consultar com especialistas.

👉 Você pode gostar: Por que a telemedicina é uma boa opção para PJs?

2- Evite gastos desnecessários

Sem sair de casa, você economiza. Afinal, muitos de nós não moramos super perto de hospitais e clínicas. Como consequência, um atendimento presencial exige gastos com locomoção e até alimentação, dependendo do tempo desprendido para a consulta ou exame.

Ao ser atendido de forma remota, você economiza com gasolina, transporte público ou com os aplicativos de transporte.

3- Seja atendido de onde estiver

Outro benefício da telemedicina é poder ser atendido de qualquer lugar, já que médico/profissional e paciente não precisam estar no mesmo lugar.

Em geral, os atendimentos são feitos online nos dias de hoje, assim, a única coisa que você precisaria seria o acesso à internet. Tendo isso, você pode fazer uma teleconsulta de qualquer lugar do mundo, por exemplo.

Isso é excelente para quem viaja com frequência e até uma ótima alternativa para quando você estiver de férias e tiver um imprevisto. Assim, não precisa reagendar aquelas consultas e exames mais importantes.

4- Viabiliza o acesso à saúde a mais pessoas

A telemedicina afeta a democratização do acesso à saúde no mundo e no Brasil – e a pandemia de 2020 deixou isso bastante evidente.

Ela promoveu uma “virada de chave” no cenário dos atendimentos, já que conseguiu reduzir o número de consultas e exames presenciais não emergenciais. Mas não para por aí.

Por meio da telemedicina, muitos brasileiros que moram afastados dos centros urbanos garantiram seu atendimento médico – e sem precisar se expor ao risco de contrair o Coronavírus.

👉 Leia mais: Como a telemedicina pode ajudar a democratizar o acesso à saúde.

5- É uma excelente alternativa para quem está longe das cidades

Nesse mesmo sentido, a telemedicina é vantajosa para quem mora em cidades pequenas ou regiões afastadas dos centros urbanos, onde o acesso a consultas, exames e outros procedimentos seja mais difícil.

Isso porque, além de estarem afastados, esses locais não contam com muitos médicos. A Demografia Médica de 2020 mostrou que, enquanto as capitais tinham uma média de 5,65 médicos a cada 1000 habitantes, os municípios do interior tinham somente 1,49.

Ou seja, é uma forma essencial e prática de facilitar o acesso à saúde e driblar esses percalços demográficos que ainda são realidade em muitos lugares do país.

6- Pronto atendimentos móveis podem ser beneficiados

Por meio da telemedicina, socorristas do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou outros atendimentos móveis podem receber auxílio e orientação de médicos experientes para agilizar atendimentos críticos.

Assim, é possível avaliar eletrocardiogramas de forma rápida, o que pode acabar até salvando uma vida, por exemplo.

7- Otimiza a demanda de trabalho dos hospitais

Outra vantagem da telemedicina impacta os profissionais nos hospitais. Com menos pacientes para realizar exames presenciais, por exemplo, os profissionais otimizam o fluxo nos espaços e até os atendimentos.

Além disso, os hospitais podem contratar mais especialistas e médicos para atuarem de forma presencial enquanto podem terceirizar outros exames com empresas de telemedicina especializadas, que disponibilizam os resultados em poucas horas.

8- Facilita a realização de exames em áreas distantes

Isso mesmo, também é possível realizar exames à distância. Existem diversos testes que podem ser feitos de forma remota e isso só é realidade por conta da telemedicina. Dessa forma, quem mora longe das clínicas não precisa se deslocar nem para consultas nem para exames.

Isso porque muitos exames podem ser feitos por médicos generalistas e técnicos, desde que não sejam para suporte de diagnóstico. Procedimentos como uma espirometria não exigem mais que você se desloque se você contar com serviços de telemedicina.

👉 Para saber mais: Telemedicina no Brasil: aplicação e benefícios.

9- Agiliza o acesso às informações do paciente

Como os atendimentos remotos acontecem de forma online geralmente, as informações são armazenadas do mesmo modo, em pastas e sistemas na web. Isso torna o registro e acesso às informações do paciente muito mais ágil para os profissionais.

Com informações mais acessíveis, os próprios pacientes têm mais facilidade em acompanhar seus exames e histórico em celulares smart, computadores ou outros eletrônicos do dia a dia.

10- Protege os dados do paciente

E hoje a segurança dos dados é assunto sério também na internet e na telemedicina. Um benefício desse meio de acesso à saúde é que os dados dos pacientes e hospitais também devem estar protegidos conforme regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Para acesso às informações, é preciso ter senha, que é pessoal do paciente e cada médico tem a sua. Além disso, todos os dados são criptografados, especialmente informações sigilosas, para preservar o sigilo médico e a segurança do paciente.

11- Guarda todo o histórico do paciente

Como comentei, os dados dos atendimentos de telemedicina são registrados de forma online. Em geral, eles são armazenados no que se chama de Prontuário Eletrônico do Paciente, ou PEP.

Trata-se de um sistema que facilita o dia a dia dos profissionais no registro das informações de cada paciente e acaba substituindo o papel. Assim, não corre o risco de ser perdido ou estragar com o tempo e permite o fácil acesso ao histórico do paciente.

Com ele, é possível consultar informações antigas de atendimentos e condições de saúde, consultar dados para cruzar informações que facilitem um diagnóstico, conferir medicações que já foram usadas e por aí vai.

12- Viabiliza análises de outros especialistas à distância

Por último, mas não menos importante, a troca entre profissionais é outra vantagem da telemedicina, inclusive para pacientes.

Por meio da teleconsultoria, uma das vertentes da telemedicina, médicos e especialistas conseguem debater, analisar e trocar informações em tempo real sobre diferentes casos de qualquer lugar do mundo.

Imagine que um médico precisa de uma segunda opinião de um especialista cardiológico que está em outro país. Com os recursos da telemedicina, eles conseguem tratar de todas as informações necessárias de forma rápida para acelerar o caso. Isso sem falar dos médicos que ficam de plantão, garantindo resposta em tempo real.

Viu só? A telemedicina tem muitos benefícios que podem tornar o seu cuidado com a saúde muito mais simples e rápido.

E se você ainda não sabe, fica a dica: a Company Hero conta com um plano de Seguro de renda com telemedicina! É prático, barato e seguro. Quer conhecer? Então veja todos os detalhes da nossa Proteção de Renda.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes