Como a telemedicina pode ajudar a democratizar o acesso à saúde

A telemedicina veio para ficar após o seu impacto positivo na saúde brasileira e mundial durante a pandemia. Entenda mais!
 Lara Zanesco  |      20/03/2023
Capas-Q1-Seguros_15.jpg

Apesar de um direito de todos, o acesso à saúde de qualidade ainda não é uma realidade em todo o país, quanto mais no cenário mundial. A pandemia da Covid-19 ressaltou a necessidade de maior e melhor distribuição dos pontos de atendimento e a telemedicina ganhou espaço nesse cenário.

Esse tipo de atendimento médico ajudou a democratizar o acesso a consultas e tratamentos em regiões mais afastadas dos centros urbanos e a reduzir o trânsito de pessoas nos postos, que ainda ficaram sobrecarregados. Tanto é que a telemedicina, hoje, é regulamentada em todo território nacional.

Todos esses benefícios mostram que esse tipo de serviço realmente facilita a vida dos brasileiros e veio para somar. Foi por isso que ela entrou no grupo de produtos oferecidos pela Hero, juntamente com o nosso seguro proteção de renda.

Continue acompanhando e entenda com detalhes o impacto dessa modalidade médica na democratização da saúde brasileira. Aqui, você vai entender:

  • O impacto da telemedicina na saúde durante a pandemia;
  • Avanços da telemedicina nos últimos anos;
  • Como a telemedicina pode impactar o seu dia a dia.

O impacto da telemedicina na saúde durante a pandemia

A telemedicina já existe há muitos anos. No Brasil, os primeiros registros da modalidade datam da década de 1990, mas foi na pandemia, em 2020, que ela ganhou destaque.

Com a sobrecarga das unidades de saúde em todo o país e a necessidade de se manter o isolamento social, o atendimento médico à distância foi uma das medidas emergências indispensáveis para a gestão da saúde. O uso emergencial da telemedicina foi aprovado no primeiro ano da pandemia justamente com o propósito de reduzir o fluxo de pessoas nos hospitais.

Mas não foi só lá nas unidades que essa modalidade impactou. Com os médicos e especialistas centralizados nos hospitais e centros de urgência, uma grande população que vive em regiões afastadas ficou mais desassistida.

A telemedicina veio para democratizar o acesso à saúde, ao passo em que ajudou a garantir o acesso a atendimento até dessas pessoas. Além disso, também facilitou muito o atendimento de grupos de riscos ou até pessoas infectadas, todos que não poderiam ir aos hospitais naquele momento crítico.

Facilitando o acesso à saúde e diminuindo os atendimentos presenciais, quando possível, certamente a telemedicina ajudou no controle da disseminação do coronavírus também.

Avanços da telemedicina nos últimos anos

Após os impactos positivos da telemedicina na democratização da saúde durante a pandemia, ela não poderia ser deixada para trás após a estabilização dos sistemas públicos e privados de saúde.

Em maio de 2022, o Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentou os serviços de telemedicina no país por meio da Resolução nº 2.314/2022. Ela foi pensada justamente para ampliar o acesso integral à saúde para milhões de pessoas que fazem uso apenas do SUS (Sistema Único de Saúde), sem contar com planos particulares.

Além disso, a norma ajuda a garantir a proteção dos dados dos pacientes, o que promove mais segurança e confiança nos atendimentos. Isso é algo essencial nos dias atuais, especialmente porque os diferentes tipos de atendimentos da telemedicina podem ser feitos de forma online ou em sistemas.

Para isso, foram determinadas novas regras sobre os registros dos dados dos pacientes e de seus exames, para garantir a segurança dos dados e se manter o padrão médico já usado nos atendimentos presenciais por todo o país.

Ainda, a norma define que o paciente precisa estar de acordo com o atendimento à distância e essa autorização precisa ser registrada. Não bastando, em todos os casos, é indispensável a identificação do médico responsável pelo serviço prestado, bem como de seu credenciamento ao CFM e seu endereço profissional.

Além disso, por muitos dados estarem online, o seu gerenciamento e armazenamento também estão sujeitos à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados - Lei nº 13.709/2018).

👉 Quer se aprofundar? Leia agora nosso artigo sobre a telemedicina no Brasil.

Como a telemedicina pode impactar o seu dia a dia

Atualmente, existem diversas empresas que prestam o serviço de telemedicina. Geralmente, apesar de serem serviços privados, têm um custo muito mais baixo do que um plano de saúde tradicional.

Dessa forma, já torna a saúde privada acessível a mais pessoas. Mas não se preocupe, essa também é uma realidade no SUS. Há diversas especialidades que podem usar da telemedicina para exames, monitoramento, consultas e por aí vai.

Mas outro impacto super positivo da telemedicina é que ela veio de encontro a outro movimento que tem acontecido no mundo: o aumento do número de profissionais trabalhando em casa.

Com os atendimentos online, é possível se manter em casa e aproveitar os benefícios do home office: não ficar preso no trânsito, não perder tempo de trabalho e nem de descanso. Ou seja, é uma alternativa barata e muito prática para cuidar da sua saúde.

E por ser barata e dar mais liberdade geográfica e de tempo, essa é uma ótima opção para profissionais independentes. Não é à toa que ela pode ser incluída nos nossos planos de Seguro para PJ. Nosso propósito foi oferecer um seguro que te protege por completo: é proteção de renda e pode te ajudar a cuidar da sua saúde.

Não conhece essa solução Hero ainda? Então, vale a pena entender mais no nosso artigo sobre a proteção de renda temporária, modalidade seguida no primeiro seguro de vida para PJ do país.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes