O que é um advogado paralegal?

A carreira de advogado paralegal é bastante promissora. Entenda o que esse profissional faz.
 Otávio Hoffmann  |      17/08/2022
Capas-artigos-CAD_28.jpg

O direito é um campo de estudos cheio de oportunidades, uma delas é a carreira em paralegal. Esse profissional é importante na estrutura de uma empresa e tem sido cada vez mais valorizado no mercado. Aqui você vai descobrir tudo sobre essa função!

Sabia que quem termina o bacharelado em Direito, mas ainda não atua na advocacia tradicional, pode escolher entre outros cargos na área? Por exemplo, se você não pretende tirar sua carteirinha da OAB por enquanto, tem a opção de seguir como paralegal advogado e ter ótimos retornos financeiros.

O paralegal advogado é uma pessoa que tem os conhecimentos jurídicos e cuida de questões de grande importância para o sucesso das empresas. De maneira geral, seu papel é gerenciar os dados e processos, sempre acompanhando as solicitações e fazendo ajustes para garantir que tudo termine bem.

O que faz um advogado paralegal?

Prestar assistência para outros profissionais é só uma parte de toda a responsabilidade do advogado paralegal. Seu dia a dia é repleto de atividades! Ele lida com documentação, pesquisa, investigação, consultas de informações relevantes à advocacia e muito mais.

As tarefas diárias variam de acordo com o contexto profissional. Como esse profissional pode trabalhar dentro de uma empresa, fazendo parte do departamento jurídico, ou prestar um serviço terceirizado, a rotina é bastante dinâmica.

De maneira geral, as obrigações do paralegal advogado são:

  • Minutas de conclusões e pareceres;
  • Auxílio de advogados em processos específicos;
  • Investigação de informações em busca dos melhores meios jurídicos;
  • Pesquisa e avaliação de viabilidades.

Tudo isso e muito mais! Afinal, um paralegal pode se envolver em diferentes funções em um escritório de advocacia e contabilidade, como consultor ou colaborador contratado.

Precisa ter a carteirinha da OAB para ser um advogado paralegal?

Você não precisa ter OAB para atuar como advogado paralegal. Porém, é importante dominar os conhecimentos na área jurídica. A experiência também conta muito, então se puder fazer um estágio, aproveite.

Vale lembrar que, mesmo que você não precise da declaração de advogado, grande parte das atividades são realizadas sob a supervisão desse profissional ou contador. Ter o documento pode abrir portas interessantes para você no futuro.

A legislação brasileira declara que as atividades relacionadas à advocacia são exclusivas da profissão, que é regulamentada por meio do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil. Ou seja, só quem foi aprovado na prova da OAB está liberado para oferecer atendimento, assistência, consultoria e representação jurídica ao público. O advogado paralegal é um parceiro nessa rotina!

Qual é a função do advogado paralegal dentro de uma empresa?

Trabalhar por conta própria, abrindo uma consultoria e atendendo seus clientes é uma opção para você atuar na área. Ser contratado por empresa é outro caminho que pode ser seguido. Nesse caso, oportunidades não faltam: instituições de todos os portes precisam do trabalho de um paralegal advogado. Todas querem expandir bem assessoradas!

O Departamento Paralegal de uma empresa é responsável pelas questões relacionadas ao CNPJ, ou seja, tudo o que envolve a documentação do negócio. A rotina de responsabilidades inclui a gestão de processos administrativos, obtenção de regularidades de situação fiscal, inscrições, emissão de certidões, registros, entre outras burocracias necessárias para o funcionamento.

Como ingressar na carreira de advogado paralegal?

O direito te atrai e essa possibilidade parece interessante? Saiba que é relativamente simples atuar como paralegal. A profissão é bastante popular no exterior, principalmente nos Estados Unidos e Inglaterra, mas no Brasil ela já tem sua notoriedade.

Uma forma interessante de começar a trabalhar na área é procurar escritórios de advocacia com vagas abertas em setores administrativos. Vá em frente e expresse seu interesse na atividade. Os contratantes costumam pedir a graduação em Direito e algum tipo de experiência como estagiário.

Quem já está na faculdade de Direito, mas ainda não passou na OAB, pode trabalhar como paralegal e continuar estudando para o exame. Com o documento em mãos fica mais fácil progredir na profissão, sendo um diferencial para a sua reputação.

Como é o mercado de trabalho para o advogado paralegal?

Embora a profissão esteja em ascensão, existe uma discussão sobre sua regulamentação. O Projeto de Lei nº 5.749, de 2013, que tem como objetivo regulamentar a profissão no Brasil, segue em trâmite na Câmara dos Deputados.

O projeto prevê alteração no Estatuto da Ordem para inclusão expressa da figura do paralegal e exige, para tanto: “capacidade civil; diploma, ou certidão de graduação em Direito, obtido em instituição de ensino oficialmente autorizada e credenciada; título de eleitor e quitação do serviço militar, se brasileiro; não exercer atividade incompatível com a advocacia; idoneidade moral; e prestar compromisso perante o Conselho”.

Apesar da caminhada para a regularização, aqui vai uma notícia boa: existe muita demanda para o advogado paralegal.

O paralegal está sendo procurado, mais do que isso, está sendo valorizado! Vários escritórios de advocacia já contrataram funcionários para atuar como paralegal. A atividade pode ser uma transição entre a graduação em Direito e o exercício da advocacia!

Quer ter sucesso na área de advogado paralegal? Conte com uma plataforma digital para agilizar suas entregas.

Agilizar a rotina dos profissionais é uma das missões da Company Hero. Nós sabemos que as atividades do advogado paralegal podem ser mais simples com o uso da tecnologia, por isso, criamos a Plataforma de Legalização.

Todos os processos de abertura, alteração contratual e obtenção de documentos podem ser feitos de forma digital, com acompanhamento e atualização em tempo real. Você pode gerenciar vários processos de uma vez. Além disso, consegue consultar o histórico de qualquer CNPJ, solicitar alterações no contrato e muito mais.

O funcionamento é muito simples:

  • O advogado paralegal envolvido no processo dá entrada na documentação;
  • O time da Company Hero recebe a solicitação e dá andamento nas etapas;
  • As pessoas envolvidas acompanham os status em tempo real.

O profissional tem suporte da entrada até a conclusão do processo. Os especialistas da Hero ajudam os envolvidos a entender as exigências dos órgão públicos - isso facilita o andamento do trabalho!

Se você pretende trabalhar como paralegal advogado, vai se dar bem com a Plataforma de Legalização da Company Hero. Suas resoluções serão mais ágeis e seu nome mais forte no mercado.

Quer saber mais sobre como atuar na área paralegal com uma ferramenta digital? Deixe um de nossos Heroes te ajudar!

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes