O que é telessaúde? Entenda o termo e como funciona

A telessaúde já é realidade no país, mas você sabe o que é e como funciona? Entenda tudo sobre essa forma de se cuidar.
 Lara Zanesco  |      16/05/2023
Capa-Q2-Telemedicina-03.jpg

De acordo com o Ministério da Saúde, telessaúde consiste no uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para assistência e educação em saúde à distância e com diferença de tempo (Portaria 2.546/11).

No Brasil, ela faz parte da estratégia pública de expandir e melhorar os serviços de saúde do SUS. Assim, ela foi pensada para fortalecer as Redes de Atenção à Saúde (RAS) e impactar, primeiramente, a Atenção Primária à Saúde.

Hoje, ela já impacta tanto o setor público quanto privado, mostrando benefícios tanto para instituições como para médicos e pacientes.

Quer entender mais sobre a telessaúde no Brasil? Então, continue neste artigo para aprender:

  • Como funciona a telessaúde?
  • Quais as modalidades da telessaúde?
  • Como surgiu a telessaúde?
  • Quando surgiu a telessaúde no Brasil?
  • Qual a diferença entre telemedicina e telessaúde?

Como funciona a telessaúde?

A telessaúde impacta os mais diversos âmbitos da saúde, dentro e fora dos hospitais, com o uso de tecnologias e dados atuais para otimizar os atendimentos e aumentar a democratização do acesso à saúde.

No Brasil, ela impacta universidades e seus cursos da área da saúde. Nos hospitais, agiliza filas de espera, exames e diagnósticos. Ela também engloba clínicas de psicoterapia e nutrição, por exemplo. Ou seja, está presente em todos os âmbitos da saúde.

Ela é regulamentada pelo Ministério da Saúde que, em 2006, criou a Comissão Permanente de Telessaúde e o Comitê Executivo de Telessaúde para administrarem tudo. Em 2007, ainda, foi lançado o Telessaúde Brasil Redes, programa que viabilizou parcerias entre órgãos públicos e privados para otimizar os atendimentos do SUS (Sistema Único de Saúde).

Quais as modalidades da telessaúde?

Como expliquei, a telessaúde impacta diversos âmbitos socioculturais. Veja quais são:

Telediagnóstico

O telediagnóstico consiste em serviços de apoio a diagnósticos por meio de TICs, mesmo estando longe do paciente ou em um momento assíncrono à consulta.

Teleconsultoria

Trata-se de uma consulta feita de forma remota por diferentes profissionais da área da saúde. O objetivo é tirar dúvidas sobre procedimentos, ações e questões do processo de trabalho e pode acontecer em tempo real ou não. São usados aplicativos de videochamadas, chats e até mesmo mensagens para isso.

Telemonitoramento

O telemonitoramento permite monitorar quadros de saúde e doença de forma remota, isto é, à distância. É possível fazer coleta, transmissão e processamento de dados para manejo pelo profissional por meio de um sistema.

Telerregulação

A proposta é utilizar os recursos TICs para regularizar o acesso e a assistência à saúde. Engloba avaliações e coleta de dados para mapear ações e facilitar o planejamento das gestões na tomada de decisões que agreguem qualidade à saúde.

É muito usada pelo sistema público para aprimorar a Atenção Primária em Saúde, principalmente para reduzir filas de espera de especialistas.

Tele-educação

A proposta é clara: aulas, cursos, treinamentos e conferências de saúde por meio das tecnologias de informação e comunicação. Isso inclui cursos EaD e online, por exemplo.

Segunda opinião formativa

Nesse caso, utiliza-se as TICs para obter respostas sistematizadas, a partir de evidências clínicas e científicas, para perguntas que tenham surgido nas teleconsultorias.

Como surgiu a telessaúde?

O primeiro registro de algum vestígio da telessaúde no mundo pode ser considerado a partir da invenção do estetoscópio eletrônico, em 1910, em Londres.

Mas o primeiro registro do conceito de telessaúde aparece na década de 70, também na Europa. Por conta dos invernos rigorosos que exigiam a reclusão, a telemedicina passa a ser usada como ferramenta de saúde pública – e ela nada mais é do que uma ramificação da telessaúde.

Quando surgiu a telessaúde no Brasil?

No Brasil, a telessaúde teve seu marco inicial oficial em 2007, com a criação do Telessaúde Brasil Redes.

Como expliquei, esse programa quer expandir e melhorar os serviços de saúde pública em especial. O governo entendeu que a telessaúde pode auxiliar a superar diversos limites socioeconômicos, geográficos e culturais ainda limitantes no acesso à saúde no país.

Qual a diferença entre telemedicina e telessaúde?

A telemedicina é uma das vertentes da telessaúde. Ou seja, faz parte dela. Assim, a telessaúde é mais ampla, englobando análises de processos, do sistema de saúde, recursos educacionais etc., enquanto a telemedicina diz respeito aos aspectos médicos, como teleconsultas, telemonitoramento, etc.

Quer saber mais sobre a telemedicina? Está no lugar certo. Veja este artigo completo sobre o que é telemedicina e seus benefícios.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes