10 erros comuns que comprometem sua segurança financeira

Quem está trabalhando como PJ precisa evitar estes erros para garantir sua estabilidade e segurança financeira. Saiba quais são!
 Lara Zanesco  |      19/02/2024
capa-erros-seguranca-financeira.png

Pensar em segurança financeira é indispensável para quem é PJ e trabalha por conta própria. Sem os cuidados básicos com o seu dinheiro, a autonomia e flexibilidade que esse modelo de trabalho oferece podem se transformar em dívidas e preocupações.

Afinal, trabalhar de forma independente exige melhor gestão dos ganhos e dos gastos, pois você se torna responsável pela sua estabilidade financeira. Assim, cabe a você garantir que não faltará recursos caso não consiga trabalhar para não passar por estresse nem entrar em dívidas.

Neste conteúdo, você vai entender quais são os 10 erros mais comuns que podem comprometer a segurança financeira do PJ. Dessa forma, poderá fazer uma análise da sua gestão de recursos para saber o que pode ser melhorado. Vamos lá!

1- Não fazer o planejamento financeiro

O primeiro erro que você não pode cometer é deixar de fazer um planejamento financeiro. Não ter um controle sobre o que entra, o que sai e para onde vai o seu dinheiro é muito arriscado para quem quer alcançar metas e ter tranquilidade financeira.

Sem um planejamento claro, você não consegue saber onde estão seus gastos mais supérfluos, o que você pode ou precisa economizar, se sua renda está sendo suficiente para cobrir seus gastos e por aí vai.

💡 Aprenda a fazer um planejamento financeiro para PJ agora mesmo!

2- Manter as contas pessoais e profissionais juntas

Quando você é PJ, você passa a ter responsabilidades fiscais tanto como Pessoa Física quanto como Jurídica. Assim, se não separar o que é PJ e o que é pessoal, em termos financeiros, pode ter dificuldades para fazer declarações e contribuições fiscais.

Caso suas declarações fiquem erradas, você pode ter problemas com a Receita Federal e com o seu Registro, o que pode até te impedir de trabalhar. O mais indicado é consultar um especialista contábil pelo menos para te assessorar sobre isso.

3- Precificar serviços sem estratégia

A sua renda como PJ vem, em geral, dos serviços que você presta. Ao precificar seu trabalho sem nenhuma estratégia, você pode perder dinheiro e não conseguir cobrir as suas despesas. Com isso, corre o risco de trabalhar mais ganhando menos.

O contrário também é possível: você colocar preços muito acima do mercado e não conseguir nenhum serviço, deixando de receber.

Existem diversas formas de definir os preços do seu trabalho, mas nenhuma delas é no “achômetro”, sabe? Aquela ideia de que “eu acho que vale isso” precisa cair por terra antes de você divulgar seu negócio ou se candidatar a vagas PJ.

4- Não ter uma reserva financeira

A reserva financeira é um valor que cobre o seu orçamento mensal por pelo menos 6 meses. Quando se é PJ, você não tem seguro desemprego e, se ficar sem trabalhar, precisa ter algum recurso guardado para conseguir se manter.

Se você não se preocupa com essa reserva ainda, está na hora de começar a pensar nela. Buscar fontes de renda extra, cortes de gastos e até seguros de renda podem fazer a diferença para você ter mais tranquilidade em momentos de imprevistos.

5- Não emitir notas fiscais

O PJ deve emitir notas fiscais sobre os serviços que presta. Essa é uma obrigação, especialmente quando o trabalho é feito para outra Pessoa Jurídica. As notas te ajudam a comprovar quanto e de onde o seu dinheiro veio, o que é essencial na hora de declarar seus rendimentos anuais.

Sem emitir as notas, você coloca o seu cadastro em risco e pode comprometer suas atividades, podendo ficar irregular e, consequentemente, sem trabalhar.

6- Ter apenas uma fonte de renda

Variar as fontes de renda é essencial para garantir mais estabilidade quando se trabalha por conta própria. Isso porque você não têm vínculo empregatício com seus clientes e trabalha por contrato, seja de horas, entrega ou com prazo determinado.

Sendo assim, a sua renda varia de acordo com os serviços que presta e seus contratos estão sempre mudando. Um cliente de hoje não necessariamente é o cliente de amanhã. Quando se tem mais de uma fonte de renda, você não fica refém de um único contrato e tem mais autonomia também.

7- Não fazer planejamento tributário

Se até mesmo como Pessoa Física, temos que estar em dia com os impostos e as declarações, imagine sendo PJ. Acontece que quando atuamos por conta e formalizados, precisamos contribuir com a Receita e a Previdência também.

Por isso, se você não faz o planejamento tributário para o seu CNPJ, pode estar colocando em risco o seu ganha pão. Caso fique em atraso com as suas obrigações, o seu cadastro pode ficar inapto e você não consegue trabalhar, pois fica impedido de emitir notas fiscais.

8- Não ter contratos de trabalho

Outro erro que pode comprometer a sua segurança financeira é trabalhar sem contratos. Como expliquei, o trabalhador PJ não tem vínculo empregatício com seus contratantes. Assim, sem o contrato, não existe nenhuma obrigação legal entre as partes.

Quem trabalha sem contrato deixa espaço para atrasos nos pagamentos, quebras de acordo e até mesmo corre o risco de não receber pelo serviço ou produto que foi entregue.

🆕 Contrato PJ: como funciona esse tipo de contratação.

9- Não acompanhar o fluxo de caixa

Outra coisa que acontece muito é deixar de acompanhar o que entra e o que sai nas finanças do seu CNPJ. Sem clareza quanto ao fluxo de caixa, você pode entrar em dívidas por não conseguir pagar suas contas.

Se não faltar em um lado, pode acontecer de gastar dinheiro com coisas desnecessárias, isto é, sem nem saber para onde está indo seus rendimentos. Assim, você não aproveita seus ganhos para o lazer nem para conquistar suas metas.

10- Não se proteger contra imprevistos

Você pode se planejar e garantir um bom planejamento financeiro ao longo do mês, mas se ele não prever soluções para imprevistos financeiros, você vai se prejudicar.

Quer um exemplo simples? Imagine que você sofreu um acidente e ficou sem poder trabalhar por um mês. Entrar na fila do INSS, além de poder demorar muito, não garante que você terá a sua renda total assegurada. E agora? Terá que vender algum bem ou mexer na poupança para pagar as contas fixas do mês!

Viu só? Sem uma proteção para imprevistos como esses, você compromete suas metas grandes e até mesmo aquelas coisas que você já conquistou – ou entra em dívidas que podem prejudicar tanto sua vida pessoal quanto profissional.

💡Felizmente existem formas simples e acessíveis para evitar esse tipo de erro, como o Seguro de Renda. Trata-se de uma proteção financeira privada que funciona muito parecida com o INSS: você recebe pelos dias que não puder trabalhar, caso se acidente ou fique doente.

A Hero tem uma opção de Seguro de Renda pensada especialmente para PJs que querem mais segurança financeira sem lidar com aquele monte de burocracia.

👉 Faça uma simulação da Proteção de Renda da Hero e veja como é barato proteger seu dinheiro!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes