Como descobrir inscrição estadual pelo CNPJ?

É importante saber como descobrir Inscrição Estadual pelo CNPJ da sua empresa. Neste artigo nós te ensinamos a fazer isso!
 Otávio Hoffmann  |      09/05/2022
Capas-Inscrição Estadual04.jpg

Assim como você precisa andar com seus documentos de identificação por aí, é importante saber como descobrir Inscrição Estadual pelo CNPJ da sua empresa. Afinal, nunca se sabe quando você será questionado sobre a regularidade do seu negócio. É melhor estar preparado!

Se por um lado as questões burocráticas exigem tempo e paciência do empreendedor, por outro, consultar documentos já emitidos é muito simples. Por exemplo, no caso da IE, basta saber como descobrir Inscrição Estadual pelo CNPJ e você terá acesso ao número em poucos minutos.

Quando você abre uma empresa que atua com vendas de mercadorias, precisa emitir o cadastro da Inscrição Estadual, um número composto por 9 dígitos, bem parecido com o CNPJ. Ele serve para regularizar o negócio perante a Receita Federal, formalizando o cadastro do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e permitindo a emissão de nota fiscal de comercialização ou de produto (NF-e).

Depois que o registro é feito, o número da Inscrição Estadual fica disponível para quem quiser consultar. O empreendedor ou qualquer pessoa interessada consegue descobrir a Inscrição Estadual pelo CNPJ através do site do Ministério da Fazenda com apenas alguns cliques.

A Inscrição estadual é obrigatória para empresas que comercializam produtos

A Inscrição Estadual é o número de inscrição liberado pela Secretaria de Fazenda (SEFAZ) no cadastro de ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - para empresas com atividades de comércio, indústria e transportes intermunicipais, interestaduais e internacionais.

Cada estado tem sua legislação própria para concessão da IE e muitos realizam o cadastro online, através do site da Secretaria de Fazenda Estadual. É importante buscar informações sobre o funcionamento do registro na sua região, para garantir que todos os protocolos serão seguidos.

Saiba como descobrir inscrição estadual pelo CNPJ pelo Sintegra

Consultar uma Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA é muito fácil! Você pode fazer por um computador ou pelo celular, seguindo os passos:

1 - Acesse o site do SINTEGRA.

2 - Ao visualizar o mapa do Brasil, clique no estado onde a Inscrição Estadual está cadastrada, ou seja, na região de atuação da empresa.

3 - Você será direcionado para uma página de consulta. Utilize a IE, CNPJ ou CPF para realizar a busca e clique em consultar.

4 - Aguarde alguns minutos e você receberá as informações do cadastro.

Como descobrir a Inscrição Estadual pelo CNPJ pelo RedeSim

Outra opção de consulta, além do SINTEGRA, é o site do RedeSim. A pesquisa também é simples e realizada online. Acompanhe as etapas a seguir:

  1. Informe o número do CNPJ que deseja consultar.
  2. Selecione as imagens indicadas para confirmar que você não é um robô.
  3. Clique em Consultar.
  4. Está feito! O documento aparecerá na tela do dispositivo.

Você pode salvar o documento quantas vezes precisar, sem custo algum. Para fazer isso, vá até o fim da página e marque a opção “imprimir” ou salvar no computador.

Siga os passos de como descobrir Inscrição Estadual pelo CNPJ para emitir um comprovante sempre que precisar identificar sua empresa como estabelecimento regular. Essa é uma forma rápida de mostrar para as pessoas que todos os produtos comercializados estão de acordo com a legislação e seu empreendimento é confiável.

Ainda tem dúvidas sobre a área contábil da sua empresa? Fale com um de nossos Heros. Será um prazer te auxiliar em todas as etapas do seu empreendimento!

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Outros artigos | Inscrição Estadual