Como saber a Inscrição Estadual do meu CNPJ? Veja passo a passo

É importante saber como descobrir Inscrição Estadual pelo CNPJ da sua empresa. Neste artigo nós te ensinamos a fazer isso!
 Lara Zanesco  |      09/05/2022
Capa-Q2-EV-IE-02.jpg

Você sabe como descobrir Inscrição Estadual pelo CNPJ da sua empresa? Isso é muito importante, especialmente se você não lembrar o número de cabeça. Nunca se sabe quando você será questionado sobre a regularidade do seu negócio. É melhor estar preparado!

E a boa notícia é que consultar documentos já emitidos é muito simples. Por exemplo, no caso da Inscrição Estadual (IE), você consegue saber por meio do próprio CNPJ, o que facilita muito o processo – e sim, qualquer pessoa consegue consultar a IE da sua empresa.

Vamos direto ao ponto: veja duas formas de consultar a Inscrição Estadual da sua empresa:

Como descobrir Inscrição Estadual com o CNPJ pelo Sintegra

Consultar uma Inscrição Estadual no SINTEGRA é muito fácil! Você pode fazer por um computador ou pelo celular, seguindo os passos:

  1. Acesse o site do SINTEGRA;
  2. Ao visualizar o mapa do Brasil, clique no estado onde a Inscrição Estadual está cadastrada, ou seja, na região de atuação da empresa;
  3. Você será direcionado para uma página de consulta. Utilize o CNPJ ou CPF para realizar a busca e clique em “Consultar”;
  4. Aguarde alguns minutos e você receberá as informações do cadastro.

Como descobrir a Inscrição Estadual pelo CNPJ pelo RedeSim

Outra opção de consulta, além do SINTEGRA, é o site do RedeSim. A pesquisa também é simples e realizada online. Acompanhe as etapas a seguir:

  1. Acesse o site do RedeSim em “Consultas Pessoa Jurídica”;
  2. Clique em “Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral”;
  3. Na tela, informe o número do CNPJ que deseja consultar;
  4. Selecione as imagens indicadas para confirmar que você não é um robô;
  5. Clique em “Consultar”.

Está feito! O documento aparecerá na tela do dispositivo. Você pode salvá-lo quantas vezes precisar, sem custo algum. Para fazer isso, vá até o fim da página e marque a opção “imprimir” ou salvar no computador.

Viu só como é simples? Saber a Inscrição Estadual é importante e essencial para quem tem o documento.

Afinal, quando você abre uma empresa que atua com vendas de mercadorias, precisa emitir o cadastro da Inscrição Estadual, um número composto por 9 dígitos, bem parecido com o CNPJ.

É esse número que serve para regularizar o negócio perante a Receita Federal, formalizando o cadastro do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e permitindo a emissão de nota fiscal de comercialização ou de produto (NF-e).

Essa é uma forma rápida de mostrar para as pessoas que todos os produtos que você comercializa estão de acordo com a legislação e que seu empreendimento é confiável.

A Inscrição estadual é obrigatória para o comércio

A Inscrição Estadual é obrigatória para empresas com atividades de comércio, indústria e transportes intermunicipais, interestaduais e internacionais.

Cada estado tem sua legislação própria para concessão da IE e muitos realizam o cadastro online, por meio do site da Secretaria de Fazenda Estadual. É importante buscar informações sobre o funcionamento do registro na sua região para garantir que todos os protocolos serão seguidos.

Você ainda não tem uma Inscrição Estadual? Calma, você não precisa alugar um espaço físico para conseguir o registro!

💡 O Escritório Virtual é a solução que protege e regulariza o seu CNPJ de forma barata e segura. Funciona assim: você contrata o uso de um endereço regular para usar no seu negócio e paga só por esse uso.

E a Hero tem opções com o registro estadual para quem atua com comércio ou outras atividades que exigem a Inscrição Estadual.

👉 Garanta seu Escritório Virtual com Inscrição Estadual a partir de R$ 83 por mês agora!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes