Como saber se um endereço pode ser comercial?

Na hora de abrir sua empresa, tenha a certeza de escolher um endereço fiscal que pode funcionar de forma comercial. Veja como aqui!

 Lara Zanesco  |      16/01/2023
Capas-Artigos_EV-RM_07.jpg

Saber se um endereço pode ser comercial é essencial na hora de abrir sua empresa. Caso você escolha uma localização para sua sede fiscal que não pode atuar dessa forma, terá atrasos no processo de abertura do seu CNPJ.

Mas, afinal, como descobrir isso? Tem um jeito de garantir que o endereço escolhido é regular? Neste artigo, você vai entender tudo sobre esse tema. Olha só os tópicos que vou te explicar aqui:

  • Nem todo endereço pode ser comercial;
  • Como saber se o endereço é apto para abrir uma empresa?
  • O que fazer se o meu endereço não pode ser comercial?

Para entender tudo isso, continue a leitura.

Nem todo endereço pode ser comercial

Talvez você ainda não soubesse, mas não é todo endereço que pode ser usado de forma comercial. Por exemplo, apesar do home office ter se tornado um dos principais meios de trabalho nos últimos anos, nem todos os serviços podem ser realizados na sua casa na hora do cadastro do CNPJ.

Acontece que há locais em que os prédios só podem ser utilizados de forma residencial. Assim, dependendo da sua atividade, você não consegue colocar um endereço de casa como sede fiscal do seu negócio e, consequentemente, seu processo de abertura de CNPJ vai atrasar.

Como saber se o endereço é apto para abrir uma empresa?

Você não é obrigado a conferir se o endereço pode ser comercial antes de tentar usá-lo na abertura do seu negócio. Mas esse pequeno ato pode te poupar muito tempo e dor de cabeça.

Afinal, é muito simples fazer essa consulta, basta verificar o cadastro do imóvel na prefeitura da sua cidade. Nele, vai constar se o local é residencial, comercial ou se abrange os dois tipos de funcionamento.

Aqui na Company Hero, por exemplo, nós oferecemos esse serviço para quem quer abrir um CNPJ. A verificação é feita antes do cadastro da sua empresa justamente para evitar atrasos, retrabalho e mais custos para você. Assim, a gente se preocupa com a burocracia e você, com o andamento do negócio.

Isso pode ser um passo importante para qualquer pessoa que quer abrir um CNPJ, mas é especialmente útil para quem pensa em locar um espaço físico. Fazer essa consulta é uma forma de garantir que sua empresa estará regular e que você não vai gastar com esse aluguel à toa. Imagine pagar a locação do seu espaço e, logo em seguida, descobrir que não poderá atuar ali?

Outra forma fácil de se informar quanto a isso é conversando com outras pessoas que já atuam no espaço. Por exemplo, o síndico do prédio pode verificar se o apartamento pode ser utilizado como endereço comercial, caso sua atividade possa ser exercida de casa.

Falar com outros profissionais da sua área também pode facilitar o processo. Quem já atua de forma regular certamente poderá compartilhar dicas e experiências proveitosas com você.

O que fazer se o meu endereço não pode ser comercial?

Se você já fez sua consulta e descobriu que o endereço que queria usar para sua empresa não pode ser comercial, não se desespere. Existe uma solução bastante simples e até barata para conseguir uma localização legal para o seu negócio.

Já ouviu falar no Escritório Virtual? Trata-se de um serviço que disponibiliza um endereço fiscal e/ou comercial para você usar na sua empresa. São localizações em centros e prédios comerciais, ou seja, que podem ser utilizados na abertura da maioria de empresas - salvas as atividades que precisam de espaços específicos, como indústrias.

Com esse serviço, você contrata apenas o endereço, e não o espaço físico. Assim, paga um valor bem baixo e garante os dados certos para a abertura ou regularização do seu CNPJ. Além disso, pode usar o endereço para divulgação da empresa.

Aqui na Company Hero, por exemplo, temos Escritórios Virtuais em todo o país, em regiões privilegiadas, como na Faria Lima, na Avenida Paulista e em Ipanema. E há opções de planos a partir de R$ 83 por mês.

Dessa forma, você consegue toda a documentação necessária em questão de minutos e acelera o processo de abertura ou regularização do seu negócio. Viu como é simples?

Essa é uma ótima solução até para quem pode abrir empresa em casa, como MEIs. Dessa forma, você protege sua privacidade e, de quebra, previne alterações nos dados da empresa caso precise mudar de casa.

Quer saber mais sobre essa solução simples e barata para o seu endereço comercial? Então, aproveite para ver nosso artigo completo sobre como abrir uma empresa em um escritório virtual.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Redatora

Artigos recentes