Como fazer um plano de negócios

O plano de negócios é o que vai guiar todas as estratégias e ações de uma empresa. Veja 9 passos para montar o seu neste artigo.
 Lara Zanesco  |      02/08/2023
Capa-Q2-Dicas-02 (1).jpg

Um plano de negócios é um documento com todos os objetivos de uma empresa, além dos seus aspectos internos e externos essenciais. Ele serve para todo e qualquer negócio que quer se desenvolver de forma constante e estratégica.

A ideia é construir uma espécie de mapa dos pontos-chave do seu negócio para ter uma perspectiva clara de todos os setores. Dessa forma, fica mais fácil mapear as ações e correções que precisam ser realizadas para atingir o objetivo visado.

Neste artigo, vou te ensinar a como fazer um plano de negócios do zero e com detalhes. Está pronto para mais um conteúdo completo do blog da Hero? Vamos ao passo a passo:

1- Sumário executivo

Trata-se de uma visão geral e resumida do seu negócio. No sumário executivo, deve conter informações como missão da empresa, dados (CNPJ, endereço, etc.), produtos, quadro societário e de funcionários (se houver), público e nicho, resumo das metas, recursos e investimentos.

Ele deve ser didático e fácil de compreender para que todos possam fazer consultas rápidas quando necessário.

2- Descrição do seu negócio

Esse é o momento de ser detalhista sobre o que é seu negócio, nada de resumos. No geral, a descrição do negócio deve explicar quem é você, enquanto empresa, e qual seu objetivo, o que pretende fazer.

Dessa forma, você pode discorrer sobre por que escolheu atuar no seu nicho, o que destaca seu negócio frente à concorrência e por que seria um bom investimento.

Aqui é onde você pode detalhar questões importantes para a identidade da sua marca, como visão, missão, valores e até a cultura do seu negócio.

3- Análise de mercado

Não existe um negócio que vai para frente sem estudar o mercado em que está se inserindo. Uma vez que você define o nicho em que quer atuar e o que vai oferecer, é hora de olhar para a concorrência.

A partir dessa análise, você consegue entender o que funciona, o que não vale a pena e quais são as lacunas, as necessidades do seu público que ainda não foram atendidas. É assim que você encontra espaço para criar e se destacar em meio a tantos empreendimentos.

Também é nessa análise que você deve estudar se o nicho está aquecido ou não, se vale a pena investir esforços e dinheiro nesse momento nessa área ou se é melhor repensar seu negócio.

Baseie-se em dados e notícias para garantir a veracidade da sua análise. Um método que pode te ajudar é o SWOT. Conhece? A proposta é levantar pontos fortes e fracos do negócio, assim como oportunidades e ameaças.

4- Descrição de gestão e organização

Agora é o espaço para descrever a administração do seu negócio. Informações jurídicas e de gestão devem estar claras e completas neste campo, como:

  • porte da empresa;
  • enquadramento tributário;
  • hierarquia de cargos;
  • plano de carreira;
  • descrição de funções.

A ideia é explicar como a empresa funciona no dia a dia, qual o papel de cada um e quais as questões fiscais do negócio.

5- Produtos e serviços

Neste campo, você deve ser descritivo quanto aos produtos e/ou serviços que vai oferecer. Apresente os principais detalhes deles, especialmente os diferenciais e funcionais. Informações técnicas também são bem-vindas, tanto sobre o próprio produto quanto sobre produção e distribuição.

Você também pode trazer produtos que estão em fase de teste ou planejamento para lançamento posterior, destacando o impacto que eles podem ter na marca e no financeiro do seu negócio.

6- Público e persona

Seu público é aquele que você quer atingir, quer que compre seu produto ou serviço. A persona é como se fosse um perfil individual desse público. Não é uma pessoa de verdade, você cria ela como modelo, exemplo. Ela tem nome, idade e toda uma “vida” e padrões de comportamento. A ideia é justamente personificar seu público.

São esses perfis que vão te dar clareza sobre as estratégias de vendas, marca e marketing a serem adotadas. Eles vão guiar boa parte das ações do seu negócio visto que representam as pessoas que vão comprar de você.

Então, mapeie: faixa etária, local de residência, classe social, nível escolar, profissão, hobbies, renda, crenças e valores, entre outras informações que te ajudem a ter uma visão clara de quem é a pessoa que você deve atingir.

👉 Você pode gostar: O que é marca: conceito, elementos e por que registrar.

7- Plano de marketing

O marketing diz respeito às estratégias de divulgação e alcance da sua marca. Tudo que você vai fazer para chegar até o cliente, para que ele saiba que sua marca existe e tudo mais.

Para definir o seu plano, você precisa de quatro informações básicas que vão guiar as estratégias de marketing: preço, produto, praça e promoção.

Uma vez que isso estiver definido, será mais fácil estipular as estratégias do seu negócio para alcance de público.

8- Plano financeiro

Por último, mas não menos importante: o plano de negócios precisa conter um planejamento financeiro. É preciso apresentar informações como:

  • valores de investimento;
  • despesas fixas e variáveis;
  • planos de investimento;
  • rendimentos esperados;
  • metas financeiras.

Essa é uma parte muito importante do seu plano de negócios, especialmente na busca por financiamentos e investidores. Por isso, atente-se para garantir dados reais e bem calculados. Contar com um especialista, como um contador, pode ser a melhor pedida nesse momento.

E aí, ficou mais claro como fazer um plano de negócios? Esse é um dos primeiros passos que você precisa ter para que seu empreendimento cresça, mas não é o único. Além de planejar, você precisa se regularizar. Aproveite que está por aqui e veja como é fácil abrir CNPJ para atuar de forma regular.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes