Veja como fazer a mudança de endereço comercial da sua empresa

Escolheu um novo endereço comercial para o seu negócio? Veja o que alterar e como se manter na legalidade.

 Lara Zanesco  |      20/01/2023
Capas-Artigos_EV-RM_09.jpg

Fazer a mudança de endereço comercial da sua empresa é essencial para manter os dados atualizados e evitar problemas. Afinal, esse endereço permite que seu negócio cresça e que você faça conexões cada vez melhores, com clientes e parceiros.

Por isso, saber onde e como alterar a localização comercial do seu CNPJ é algo básico para todo empreendedor, seja ele pequeno, médio ou grande. É pensando nisso que este artigo foi construído. Aqui, você vai aprender:

  • Passo a passo para mudar endereço comercial;
  • Importância de manter o endereço comercial atualizado;
  • Em quais casos você deve alterar o endereço comercial.

Para entender tudo sobre esse assunto e não passar apuros com a documentação e divulgação do seu empreendimento, continue a leitura.

Passo a passo para mudar endereço comercial

O endereço comercial pode ser alterado no cadastro do seu CNPJ. O processo é bastante simples, mas faz diferença na hora de fornecedores, parceiros e clientes te encontrarem.

Lembre: esse não é o endereço de questões fiscais da sua empresa, mas para fins comerciais, como o nome sugere. Para entender melhor, você pode conferir nosso artigo completo sobre a diferença entre endereço fiscal e comercial.

Voltando ao foco deste conteúdo, vale ressaltar que alterar o endereço comercial de CNPJ não é tão simples quanto mudar o endereço comercial de MEI, por exemplo. Esse processo exige alteração de vários documentos oficiais que podem tomar tempo. Olha só:

  • verificar a viabilidade do novo local junto à prefeitura;
  • emitir o Documento Básico de Entrada (DBE) na Receita Federal;
  • realizar o Registro no órgão competente do tipo jurídico;
  • realizar o registro na prefeitura para alterar a Inscrição Municipal e emitir o novo Alvará de funcionamento.

Bastante coisa, não é? Apesar de parecer burocrático, esse processo é essencial para manter seu negócio regularizado. Quando o assunto é o seu negócio, não vale a pena correr riscos.

Uma alternativa é contar com um contador ou advogado para realizar essa alteração para você. Dessa forma, você não precisa se preocupar com toda a papelada, acompanhar o andamento de cada documento e por aí vai.

Muitos especialistas contam com ferramentas facilitadoras que centralizam as etapas do processo e agilizam o gerenciamento da sua alteração de endereço, entre outras coisas, como a Plataforma de Legalização da Hero.

Quando o processo de mudança do seu endereço comercial estiver finalizado, lembre-se de alterar os locais de divulgação dele. O seu site, cartão de visitas e as redes sociais são os principais canais em que você expõe essa informação, por isso precisam estar atualizados também. Afinal, é por meio deles que seus parceiros, fornecedores e clientes poderão te encontrar.

Importância de manter o endereço comercial atualizado

Imagine que você quer comprar uma peça para o seu carro e precisa ir a uma oficina. Faz uma pesquisa no Google e encontra o local ideal, mas, quando chega lá, não encontra a loja. Frustrante, não é?

Isso é muito comum e faz muitos empreendedores perderem bons negócios pelo simples fato de não atualizarem o endereço comercial. Mas esse é apenas um exemplo. Quando você faz a mudança de local, é importante manter tudo em dia para que seja fácil encontrar a sua empresa.

Além disso, o novo endereço pode transmitir muito mais credibilidade à sua marca, então, por que não explorá-lo muito bem?

Outro fator importante de destacar é que as instituições bancárias onde você tem conta PJ usam o seu endereço comercial para realizar seu cadastro. Por isso, atualizar o endereço com elas também é importante para prevenir qualquer problema com suas contas.

Em quais casos você deve alterar o endereço comercial

A localização comercial deve ser mudada em momentos específicos e estratégicos para o seu negócio:

  • quando a sede da empresa se altera;
  • quando se opta por um endereço comercial virtual mais relevante.

Nesse último caso, contratar um Escritório Virtual pode ser um passo muito estratégico para o negócio. Isso viabiliza usar uma localização privilegiada sem precisar gastar muito. Mas as vantagens não param por aí.

Com um endereço comercial virtual, você não precisa mudar todas as documentações caso sua empresa mude de local novamente – e ele serve como endereço fiscal também. Ele te dá praticidade e liberdade para atuar de diferentes locais e gastando pouco.

Para saber mais sobre essa praticidade, acesse este artigo sobre os benefícios do Endereço Comercial Virtual. E se ficar com alguma dúvida, já sabe: chame um Hero no chat!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Redatora

Artigos recentes