Como consultar dívidas CNPJ?

Saber como consultar dívidas CNPJ serve para você se regularizar sempre que for necessário. Leia para entender mais sobre o assunto.
 Otávio Hoffmann  |      13/10/2022
Capa-Artigo_CAD_06.jpg

O número de novos microempreendedores é cada vez maior! Ao mesmo tempo que o cenário está aquecido, precisamos olhar com atenção para uma situação: a lista de inadimplentes também aumentou. Saber como consultar dívidas CNPJ serve para você regularizar sua empresa sempre que for necessário.

Dados do Governo Federal mostraram que 2022 foi um ano movimentado para os empreendedores. Mais de 3,9 milhões de novas microempresas surgiram no período. O número é animador, mas muitas pessoas estão cometendo o erro de deixar a situação do seu documento esquecida e caindo na inadimplência. Se você não quer cair nessa armadilha, precisa entender como consultar dívidas CNPJ e fazer isso com frequência.

O Serasa Experian, que faz análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, publicou números alarmantes. Em 2022, a quantidade de pequenas empresas com dívidas chegou a 5,4 milhões. Se você desconfia que seu estabelecimento está nessa estatística, é melhor anotar os passos de como consultar dívidas CNPJ.

Como consultar dívidas CNPJ?

Ficar no vermelho é complicado, mas pelo menos a consulta das dívidas é simples. Você consegue pesquisar no sistema da Serasa Experian sem pagar nada. É só acessar o Serasa Limpa Nome e todas as informações constarão lá! Se for a sua primeira consulta, será preciso fazer um cadastro, mas fique tranquilo, isso é bem rápido.

A pesquisa costuma ser feita pelo seu CPF. A plataforma integra tanto o documento de pessoa física como jurídica. Se a empresa estiver cadastrada no seu nome, você conseguirá visualizar as pendências sem dificuldades.

Com o cadastro ativo na plataforma, é só selecionar a página “Para Sua Empresa” e acessar “Ofertas”. As dívidas que constam no seu documento serão apresentadas na tela e você consegue negociar por ali mesmo. A instituição que você está devendo pode oferecer um valor especial para a quitação, basta seguir os passos apresentados, escolher uma forma de pagamento e fechar acordo.

Através da consulta de dívidas CNPJ no site da Receita Federal você pode:

  • Consultar as principais informações cadastrais;
  • Consultar o diagnóstico fiscal;
  • Emitir DARF para pagamento de débitos;
  • Gerar o Relatório de Situação Fiscal.

Quem pode consultar as dívidas CNPJ?

A inadimplência pode interferir no sucesso de um negócio. É por isso que qualquer pessoa deveria se preocupar em fazer a busca de débitos! Na hora de fazer a consulta de dúvidas CNPJ, você tem a opção de usar os seus documentos ou pode pedir para um representante legal, como procurador, inventariante, herdeiro, meeiro, legatário, fazer a análise.

No caso da pessoa jurídica, podem fazer a pesquisa o titular de firma individual, sócios, o dirigente da sociedade, representante legal, desde que constem do Quadro de Sócios e Administradores (QSA) informado no CNPJ na data da solicitação ou procurador legalmente habilitado.

Consultar dívidas CNPJ na Receita Federal

Você sabia que seu CNPJ pode ser cancelado por dívidas com o INSS? O Instituto Nacional do Seguro Social é responsável pelo sistema previdenciário e tem relação com os documentos das empresas registradas. Quando o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica está com problemas relacionados à inadimplência, o estabelecimento fica com a Certidão Negativa do INSS.

O procedimento para acessar as contas atrasadas também é fácil. Vá para o site do órgão, clique no campo “Serviços” e “Certidões e Situação Fiscal”. Na sequência, acesse a página de “Certidão Negativa de Débito”. As pendências existentes vão aparecer, junto da opção de emitir um boleto para efetuar o pagamento online.

O período para seu CNPJ ficar “limpo” é de cinco dias úteis. Este é um prazo que funciona também para CPF negativado. A partir deste ponto, quanto mais movimentações saudáveis forem feitas, melhor será a situação do seu score.

Consulta de dívidas CNPJ: faça um monitoramento

O dia a dia de uma empresa é cheio de responsabilidades. Em meio a tantos pedidos e solicitações, é normal que algumas contas sejam esquecidas. Não quer ficar inadimplente? Crie o hábito de acompanhar o que acontece com seu CNPJ.

O monitoramento do documento é uma tarefa básica, que precisa fazer parte da rotina do empreendedor. Assim, você consegue ficar de olho nas pendências do negócio, pode evitar problemas causados pelas dívidas e até descobrir qualquer tipo de fraude imediatamente.

Use a plataforma de de legalização para consultar dívidas CNPJ

Empreendedores que querem ficar tranquilos quanto a situação do CNPJ podem confiar em um contador para fazer o acompanhamento da situação cadastral. Se você é um profissional da área contábil, consegue utilizar a Plataforma de Legalização da Company Hero para seguir com os processos com mais agilidade.

A plataforma oferece uma experiência simples e rápida para gerenciar atividades. Ela possui uma linha do tempo para você acompanhar a evolução e prazos de cada etapa das solicitações. Dá para gerenciar ordens de abertura de empresa, consulta de situação cadastral, alteração de contratos e muito mais.

Quem atua com serviço paralegal tem dois diferenciais ao utilizar a plataforma: agilidade e organização. Sabe por que a rotina de trabalho é melhor aproveitada? Porque você divide responsabilidades e tem todo o suporte do nosso time de especialistas!

  1. Coletamos de uma só vez todas as informações necessárias para conduzir seu processo de ponta a ponta.
  2. Avaliamos as informações enviadas por você em até 24 horas.
  3. Se tudo estiver correto, retornamos com o documento protocolado e o status atualizado.

Seja qual for seu campo de atuação dentro dos processos administrativos e contábeis de uma empresa, use a tecnologia a seu favor e não perca mais tempo com preenchimentos e consultas repetitivas.

Quer consultar dívidas CNPJ mais rápido? Fale com um de nossos Heroes e conheça a Plataforma de Legalização da Company Hero!

Ficar por dentro do que acontece com seu CNPJ evita surpresas com os clientes e fornecedores. O procedimento para consultar dívidas CNPJ é instantâneo e você pode fazer sempre que for necessário. Se quiser saber mais sobre a Plataforma de Legalização, que te ajudará a fazer isso mais rápido, clique aqui e converse com um Hero agora mesmo.

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes