Serviços Paralegais: Para que servem e como encontrar

O paralegal existe para garantir que os processos empresariais aconteçam com sucesso e o dia a dia seja repleto de soluções inovadoras.
 Otávio Hoffmann  |      08/08/2022
Capas-artigos-CAD_25.jpg

Uma empresa que quer crescer precisa planejar, organizar e executar todos os passos com cuidado. É exatamente para isso que o paralegal existe: garantir que a expansão aconteça com sucesso e repleta de soluções inovadoras. Se você ainda não sabe como esse serviço é interessante para seu negócio, este artigo irá te ajudar.

Quem já passou pelo menos uma semana na gestão de uma empresa sabe que esse é um espaço cheio de burocracia. Haja paciência para lidar com tanta papelada. Inclusive, é muito comum que os processos internos fiquem parados por falta de informação ou ausência de profissionais qualificados para atender essas demandas.

Diante de um contexto tão complexo quanto a administração de um negócio, o serviço do paralegal vem para facilitar as entregas. Esse profissional é responsável por trazer mais eficiência nas ações e soluções práticas para as burocracias impostas pelos órgãos governamentais e privados.

O que é um Serviço Paralegal?

Você tem uma empresa e gostaria de transformar seu negócio? O serviço do paralegal é um caminho para isso! Esse profissional é responsável pelos trabalhos burocráticos que ocupam grande parte do tempo das equipes, como cadastrar devedores, emitir certidões, regularizar situação cadastral e averbar documentos.

Além das responsabilidades do cotidiano, os serviços paralegais podem resolver questões como abertura e encerramento de empresas, incorporações e cisões, fusões e dissoluções e liquidações de sociedades. Tudo o que diz respeito às questões jurídicas fica por conta do paralegal.

Na prática, as atividades mais comuns do paralegal são:

  • Comunicação Escrita – Minutas, conclusões e pareceres;
  • Consultas a processos;
  • Administração do tempo e da agenda;
  • Pesquisa e Investigação;
  • Organização de Documentos - Métodos tradicionais e digitais;
  • Análise dos dados levantados.

O paralegal é uma peça fundamental dentro da estrutura de uma empresa. Seu trabalho determina o ritmo das entregas e influencia no bom andamento da equipe de trabalho.

O que precisa para ser um paralegal?

O mercado jurídico carece de profissionais competentes para agilizar os casos, estabelecer um novo nível de eficiência legal e que possam ajudar a desburocratizar todo o processo.

Para entrar na área paralegal você precisa de conhecimentos que vão além da teoria jurídica e legal, como o funcionamento dos procedimentos administrativos e as práticas específicas da profissão.

Procure por cursos relacionados à área jurídica, como Contabilidade e Direito, que possam te ajudar a alcançar um alto grau de competência No dia a dia, o paralegal deve ser organizado, proativo e responsável.

Vale a pena também entender sobre as novas tecnologias de informação e mecanismos de busca e pesquisa. Por exemplo, o paralegal que utiliza a Plataforma de Legalização da Company Hero consegue entregar seus processos com mais rapidez, isso gera um diferencial para o trabalho.

Boas razões para contratar um paralegal

Eficiência

O serviço de um profissional especializado e totalmente dedicado à obtenção de certidões, preenchimento de formulários dos órgãos governamentais e privados, alvarás, licenças e demais documentos, minimiza os erros, pois tudo é feito com cem por cento de dedicação.

Contar com o paralegal traz mais eficiência e aumenta as chances de êxito no dia a dia. Muitas vezes, esse profissional tem um conhecimento maior dos trâmites das repartições públicas e de seus normativos, em comparação a profissionais que atuam em um departamento mais amplo de uma empresa. Essa bagagem, específica, agilizará o deferimento dos processos.

Suporte especializado

Os serviços de paralegais oferecem a assistência necessária para uma empresa realizar atividades com a garantia de que os recursos serão bem aproveitados. Além disso, o paralegal trabalha em parceria com o departamento jurídico, garantindo que a legislação seja sempre atendida e que os processos ocorram com mais praticidade.

Ausência de encargos trabalhistas

Quando você terceirizar os serviços paralegais, os custos da folha de pagamento e encargos trabalhistas decorrentes desse tipo de contratação são reduzidos. A longo prazo, essa redução melhora o valor das operações e otimiza as atividades cotidianas.

Diversificação da oferta de serviços ao público-alvo

O suporte dos paralegais diminui as responsabilidades da equipe jurídica, que fica livre para atender novas demandas e oferecer mais serviços ao mercado. Pense em como o advogado poderá investir em prospecção, pesquisa sobre novos serviços, projetos didáticos e alavancar novos horizontes ao seu negócio, se não estiver ocupado com as questões burocráticas do dia a dia.

Formação de capital intelectual

Basta se envolver um pouco mais com o contexto jurídico para entender a importância dos conhecimentos específicos para gerar valor e conquistar novos clientes. Sem dúvidas, o apoio dos serviços paralegais especializado e experiente será um diferencial na qualidade dos serviços prestados.

Diminuição de carga de trabalho aos profissionais

Além de qualidade, os serviços paralegais aliviam a carga de trabalho do advogado ou contador, pois as demandas complexas ficam sob responsabilidades de um profissional terceirizado. A diminuição da carga de trabalho possibilitará o foco em outras atividades da banca.

Foco e produtividade

A contratação de um paralegal permite que o time foque em suas atividades intelectuais. Profissionais mais produtivos e dedicados às questões estratégicas do escritório conseguem atender com qualidade os interesses dos clientes. Da mesma forma, aproveitar uma plataforma digital, como a da Company Hero. para otimizar os processos pode fazer toda a diferença no trabalho da empresa e do paralegal.

Geração de renda

A contratação de um paralegal beneficia o dia a dia do escritório e das condições para que os profissionais se dediquem mais às atividades jurídicas e intelectuais, gerando consequentemente mais recursos ao escritório. É um efeito dominó: você otimiza a rotina e percebe o impacto direto nos resultados.

Onde encontrar um paralegal?

Deu para perceber que o suporte de um paralegal faz toda a diferença nos resultados que você procura, não é? Esse profissional pode ser contratado através de escritórios de advocacia e consultorias especializadas. Com uma busca rápida no Google você encontra profissionais com anos de experiência na área.

Um paralegal terceirizado pode ser o melhor amigo do departamento jurídico da sua empresa. A consultoria focada no compartilhamento de conhecimentos específicos para sua equipe serve para melhorar as práticas e processos. Se nos permite um conselho: na hora de contratar um profissional da área, verifique se ele utiliza a tecnologia em sua rotina e entenda como ele pretende otimizar as resoluções do seu negócio.

Quem pode ser atendido por um paralegal?

Como o Paralegal organiza os processos e documentos de uma empresa, faz pesquisas jurídicas, escreve memorandos e pareceres, além de outras atividades relacionadas à assistência do departamento jurídico, ele pode atender negócios de diferentes segmentos de atuação.

A prestação de serviços para empreendimentos de todos os portes é um ramo de atuação. Os profissionais conseguem atuar dentro de escritórios de contabilidade ou de advocacia, prestando suporte e atendendo a demandas que facilitam o trabalho dos contadores e advogados.

É da área contábil? A Plataforma de Legalização da Company Hero foi feita para te ajudar!

Se você trabalha na área jurídica, provavelmente precisa lidar com muitos processos ao mesmo tempo. Nós sabemos que tanta responsabilidade pode cansar, por isso, criamos a Plataforma de Legalização da Company Hero.

A ferramenta oferece todos os serviços para facilitar seu trabalho com processos burocráticos. Ela funciona com uma dinâmica de parceria, em que você envia os documentos e a Company Hero segue com as atualizações do processo em tempo real.

Seja alteração contratual, consulta de CNPJ, emissão de inscrição, ou qualquer outra ação, a plataforma torna o processo mais ágil. Essa divisão de responsabilidades dentro do processamento contábil otimiza tempo e minimiza erros, pois você não ficará sobrecarregado e a atenção com a documentação é dobrada.

Após escolher o tipo de atividade que será realizada, você precisa enviar a documentação. Depois, o andamento é por conta da Company Hero. Os status são atualizados para todo mundo acompanhar pela plataforma. Se for necessário enviar outros documentos ao longo do processo, um aviso sobre o ajuste será enviado.

O paralegal é uma pessoa que auxilia, assessora advogados, realizando funções paralelas e de grande importância para o sucesso do trabalho contábil. Esse suporte colabora com o crescimento saudável da empresa e influencia no sucesso das operações.

Se você quer saber como otimizar essa rotina, fale com um de nossos Heros e entenda como podemos te ajudar.

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Outros artigos | Paralegal