Serviços Paralegais: Para que servem e como encontrar

O paralegal existe para garantir que os processos empresariais aconteçam com sucesso e o dia a dia seja repleto de soluções inovadoras.
 Otávio Hoffmann  |      08/08/2022
Capas-artigos-CAD_25.jpg

Uma empresa que quer crescer precisa planejar, organizar e executar todos os passos com cuidado. É exatamente para isso que o paralegal existe: garantir que a expansão aconteça com sucesso e repleta de soluções inovadoras. Se você ainda não sabe como esse serviço é interessante para seu negócio, este artigo irá te ajudar.

Quem já passou pelo menos uma semana na gestão de uma empresa sabe que esse é um espaço cheio de burocracia. Haja paciência para lidar com tanta papelada. Inclusive, é muito comum que os processos internos fiquem parados por falta de informação ou ausência de profissionais qualificados para atender essas demandas.

Diante de um contexto tão complexo quanto a administração de um negócio, o serviço do paralegal vem para facilitar as entregas. Esse profissional é responsável por trazer mais eficiência nas ações e soluções práticas para as burocracias impostas pelos órgãos governamentais e privados.

O que é um Serviço Paralegal?

Você tem uma empresa e gostaria de transformar seu negócio? O serviço do paralegal é um caminho para isso! Esse profissional é responsável pelos trabalhos burocráticos que ocupam grande parte do tempo das equipes, como cadastrar devedores, emitir certidões, regularizar situação cadastral e averbar documentos.

Além das responsabilidades do cotidiano, os serviços paralegais podem resolver questões como abertura e encerramento de empresas, incorporações e cisões, fusões e dissoluções e liquidações de sociedades. Tudo o que diz respeito às questões jurídicas fica por conta do paralegal.

Na prática, as atividades mais comuns do paralegal são:

  • Comunicação Escrita – Minutas, conclusões e pareceres;
  • Consultas a processos;
  • Administração do tempo e da agenda;
  • Pesquisa e Investigação;
  • Organização de Documentos - Métodos tradicionais e digitais;
  • Análise dos dados levantados.

O paralegal é uma peça fundamental dentro da estrutura de uma empresa. Seu trabalho determina o ritmo das entregas e influencia no bom andamento da equipe de trabalho.

O que precisa para ser um paralegal?

O mercado jurídico carece de profissionais competentes para agilizar os casos, estabelecer um novo nível de eficiência legal e que possam ajudar a desburocratizar todo o processo.

Para entrar na área paralegal você precisa de conhecimentos que vão além da teoria jurídica e legal, como o funcionamento dos procedimentos administrativos e as práticas específicas da profissão.

Procure por cursos relacionados à área jurídica, como Contabilidade e Direito, que possam te ajudar a alcançar um alto grau de competência No dia a dia, o paralegal deve ser organizado, proativo e responsável.

Vale a pena também entender sobre as novas tecnologias de informação e mecanismos de busca e pesquisa. Por exemplo, o paralegal que utiliza a Plataforma de Legalização da Company Hero consegue entregar seus processos com mais rapidez, isso gera um diferencial para o trabalho.

Boas razões para contratar um paralegal

Eficiência

O serviço de um profissional especializado e totalmente dedicado à obtenção de certidões, preenchimento de formulários dos órgãos governamentais e privados, alvarás, licenças e demais documentos, minimiza os erros, pois tudo é feito com cem por cento de dedicação.

Contar com o paralegal traz mais eficiência e aumenta as chances de êxito no dia a dia. Muitas vezes, esse profissional tem um conhecimento maior dos trâmites das repartições públicas e de seus normativos, em comparação a profissionais que atuam em um departamento mais amplo de uma empresa. Essa bagagem, específica, agilizará o deferimento dos processos.

Suporte especializado

Os serviços de paralegais oferecem a assistência necessária para uma empresa realizar atividades com a garantia de que os recursos serão bem aproveitados. Além disso, o paralegal trabalha em parceria com o departamento jurídico, garantindo que a legislação seja sempre atendida e que os processos ocorram com mais praticidade.

Ausência de encargos trabalhistas

Quando você terceirizar os serviços paralegais, os custos da folha de pagamento e encargos trabalhistas decorrentes desse tipo de contratação são reduzidos. A longo prazo, essa redução melhora o valor das operações e otimiza as atividades cotidianas.

Diversificação da oferta de serviços ao público-alvo

O suporte dos paralegais diminui as responsabilidades da equipe jurídica, que fica livre para atender novas demandas e oferecer mais serviços ao mercado. Pense em como o advogado poderá investir em prospecção, pesquisa sobre novos serviços, projetos didáticos e alavancar novos horizontes ao seu negócio, se não estiver ocupado com as questões burocráticas do dia a dia.

Formação de capital intelectual

Basta se envolver um pouco mais com o contexto jurídico para entender a importância dos conhecimentos específicos para gerar valor e conquistar novos clientes. Sem dúvidas, o apoio dos serviços paralegais especializado e experiente será um diferencial na qualidade dos serviços prestados.

Diminuição de carga de trabalho aos profissionais

Além de qualidade, os serviços paralegais aliviam a carga de trabalho do advogado ou contador, pois as demandas complexas ficam sob responsabilidades de um profissional terceirizado. A diminuição da carga de trabalho possibilitará o foco em outras atividades da banca.

Foco e produtividade

A contratação de um paralegal permite que o time foque em suas atividades intelectuais. Profissionais mais produtivos e dedicados às questões estratégicas do escritório conseguem atender com qualidade os interesses dos clientes. Da mesma forma, aproveitar uma plataforma digital, como a da Company Hero. para otimizar os processos pode fazer toda a diferença no trabalho da empresa e do paralegal.

Geração de renda

A contratação de um paralegal beneficia o dia a dia do escritório e das condições para que os profissionais se dediquem mais às atividades jurídicas e intelectuais, gerando consequentemente mais recursos ao escritório. É um efeito dominó: você otimiza a rotina e percebe o impacto direto nos resultados.

Onde encontrar um paralegal?

Deu para perceber que o suporte de um paralegal faz toda a diferença nos resultados que você procura, não é? Esse profissional pode ser contratado através de escritórios de advocacia e consultorias especializadas. Com uma busca rápida no Google você encontra profissionais com anos de experiência na área.

Um paralegal terceirizado pode ser o melhor amigo do departamento jurídico da sua empresa. A consultoria focada no compartilhamento de conhecimentos específicos para sua equipe serve para melhorar as práticas e processos. Se nos permite um conselho: na hora de contratar um profissional da área, verifique se ele utiliza a tecnologia em sua rotina e entenda como ele pretende otimizar as resoluções do seu negócio.

Quem pode ser atendido por um paralegal?

Como o Paralegal organiza os processos e documentos de uma empresa, faz pesquisas jurídicas, escreve memorandos e pareceres, além de outras atividades relacionadas à assistência do departamento jurídico, ele pode atender negócios de diferentes segmentos de atuação.

A prestação de serviços para empreendimentos de todos os portes é um ramo de atuação. Os profissionais conseguem atuar dentro de escritórios de contabilidade ou de advocacia, prestando suporte e atendendo a demandas que facilitam o trabalho dos contadores e advogados.

É da área contábil? Conheça o MeConta+

💡 Aqui na Hero você aproveita muitos outros materiais completos e funcionais para aprender mais sobre a contabilidade do futuro!

O MeConta+ é o projeto da Company Hero de levar conteúdo realmente útil para milhares de contadores em todo o país, com convidados que são referência no mercado contábil e temas que vão fazer a diferença no seu dia a dia!

👉 Acesse os vídeos completos de conteúdos contábeis agora!

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes