Como alterar o endereço comercial de MEI? Aprenda!

Quer atualizar a localização comercial da sua microempresa? Acesse e veja o passo a passo simplificado!

 Lara Zanesco  |      13/01/2023
Capas-Artigos_EV-RM_06.jpg

Saber como alterar o endereço comercial de MEI é importante para manter os seus dados sempre atualizados. Nesse caso, essa é uma informação essencial para fazer mais e melhores negócios com clientes, parceiros e fornecedores.

Porém, como tudo que envolve os dados de um CNPJ parece muito complicado, você pode estar achando que esse é um processo bastante burocrático. Hoje eu vou te explicar como fazer essa alteração e por que ela é tão importante para o seu negócio.

Quer saber mais? Então, continue acompanhando.

Por que alterar o endereço comercial de MEI?

Os dados da sua empresa são usados tanto por órgãos oficiais como para fazer negócios, como é o caso do endereço comercial.

Assim, mantê-los atualizados é essencial para garantir que você não perca nenhuma correspondência ou contato importante. Além disso, a mudança de endereço pode indicar um crescimento da empresa para parceiros, investidores e clientes. Ou seja, essa alteração pode te ajudar a transmitir credibilidade e a fechar mais negócios.

Ao fazer isso, também, você garante que qualquer instituição esteja a par da situação atual da sua empresa. Assim, se quiser abrir uma conta bancária, por exemplo, e precisar comprovar o endereço comercial, fica muito mais fácil com os dados atualizados.

5 Passos para alterar o endereço comercial de MEI

Dentro do seu cadastro como MEI, é possível alterar diversos dados, entre eles, o seu endereço comercial. Para fazer isso, vocÊ precisa seguir passos simples e gratuitos:

  1. Acesse o site do Governo na seção de alterações;
  2. Clique em “Solicitar” para iniciar o processo;
  3. Acesse sua conta única do governo (gov.br);
  4. Preencha o formulário com o novo endereço comercial e clique em “Continuar”;
  5. Ao confirmar, clique em “Certificado”.

Prontinho, será gerado um novo CCMEI (Certificado da Condição do Microempreendedor Individual), que você deve salvar e/ou imprimir para ter sempre fácil acesso a ele.

Outro detalhe importante é que sua conta precisa ser nível Prata ou Ouro para isso. Para conferir qual o nível da sua conta, basta acessá-la e, no canto superior direito do navegador, conferir as informações do seu perfil. Lá consta o nível da sua conta gov.br.

Quando alterar o endereço comercial do MEI?

Existem diferentes situações que podem te fazer precisar mudar o endereço comercial da sua microempresa. Olha só algumas delas:

  • mudança da sede da empresa;
  • mudança de residência quando se usa o endereço de casa;
  • contratação estratégica de um Escritório Virtual.

Nos dois primeiros casos, você ainda corre o risco de precisar passar pelo processo de mudar os dados do seu CNPJ novamente. Afinal, não seria possível usar o mesmo endereço se você não está mais lá.

Como o escritório virtual pode te ajudar

Quando se escolhe usar um endereço comercial virtual, a partir de um Escritório Virtual, você acaba com essa necessidade de atualizar o cadastro sempre que se muda.

Isso porque você pode já escolher uma localização privilegiada e que cabe nos custos do seu negócio, mesmo que não esteja lá presencialmente, só para divulgar seu trabalho. Assim, ela não está atrelada ao local em que você atua de fato, mas funciona apenas como referência para negócios. Então, mesmo que você se mude, ela não precisa mudar.

E não fique achando que essa é uma solução cara, pelo contrário: aqui na Hero, você encontra planos a partir de R$ 66 por mês. E sim, você vai conseguir encontrar um endereço comercial em uma boa região perto de você.

Temos opções de endereços em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador, Natal, Rio Branco e muitas outras cidades, de norte a sul do Brasil.

Onde mais alterar o endereço comercial do MEI?

Além de atualizar o endereço comercial nos seus dados cadastrais de CNPJ, lembre-se de alterar todos os pontos de contato com clientes e parceiros. Esse é o seu endereço de divulgação, por isso precisa estar atualizado em todos os canais em que você atua:

  • Redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, etc.);
  • Google Meu Negócio;
  • Site;
  • Cartão de visitas;
  • Embalagem de produtos;
  • Diversos materiais impressos.

Também se certifique de que atualizou seu cadastro com fornecedores e instituições bancárias onde você utilizava o endereço antigo. Fazer um checklist e tirar um dia para fazer isso vai prevenir muita dor de cabeça, acredite!

E aí, tirou suas dúvidas? Se tiver mais alguma pergunta sobre esse tema, chame um Hero no chat! Até a próxima.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Redatora

Artigos recentes