O caminho para simplificar sua jornada PJ.

Search

Há uma dúvida bastante frequente em quem pensa em abrir um MEI“será que o meu benefício do governo será cancelado com a formalização?” A resposta é: depende do programa (Bolsa Família, seguro desemprego etc.)

Os auxílios são agrupados em três categorias:

Continue a leitura para entender quais auxílios se enquadram em cada categoria, de acordo com publicação do Portal do Empreendedor.

Benefícios que são cancelados com a abertura do MEI

Aposentadoria por invalidez

A formalização como MEI pode implicar no cancelamento deste auxílio, uma vez que a atividade do microempreendedor individual é vista como capacidade laborativa (de trabalhar).

Quem recebe aposentadoria por invalidez e retorna ao trabalho como MEI ou em qualquer outra atividade laboral é considerado recuperado e apto ao trabalho, logo, deixará de receber o benefício por invalidez.

Auxílio-doença e/ou salário-maternidade

Auxílio-doença e salário-maternidade são benefícios que estão condicionados ao afastamento da atividade desempenhada, portanto, caso um beneficiário se formalize como MEI, perderá a assistência.

Isso acontece porque, assim como na aposentadoria por invalidez, a abertura do CNPJ MEI indica aptidão para o trabalho.

👉 Vale lembrar que, apesar da formalização cancelar alguns benefícios, o MEI passa a ter direito a outras assistências (continue a leitura para ver quais são).

Benefícios que podem ser cancelados com a abertura do MEI

Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC-LOAS)

Esse é um auxílio que não é cancelado automaticamente com a abertura do MEI, mas pode acontecer caso o microempreendedor individual ultrapasse o faturamento permitido para quem recebe o BCP-LOAS.

O auxílio é um direito da pessoa com deficiência que não possui meios de se sustentar ou de ser sustentada pela família. Para receber o benefício, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário mínimo.

Ou seja, se o Serviço Social identificar um aumento de renda familiar maior que o estabelecido, poderá cancelar o benefício, já que a pessoa não cumpre mais os requisitos do BCP-LOAS.

Bolsa Família (ou Auxílio Brasil)

A regra para o Bolsa Família segue a mesma lógica do BCP-LOAS. A abertura do MEI não causa o cancelamento do programa imediatamente, a não ser que haja aumento na renda familiar acima do limite permitido.

A principal regra para receber o Bolsa Família é que a renda de cada pessoa da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês.

Portanto, se um beneficiário do programa abrir um MEI e continuar com renda abaixo do permitido, não terá o Bolsa Família cortado. Mas, se ultrapassar esse valor, o auxílio será finalizado.

Ainda assim, o cancelamento do programa não é imediato – será efetuado apenas no ano de atualização cadastral.

👉 Leia mais detalhes: Quem é MEI pode receber Bolsa Família? Veja a regulamentação

Prouni e/ou FIES

O cancelamento (ou não) do Prouni e/ou FIES também está atrelado à renda da família. Portanto, abrir um MEI não anula o benefício automaticamente. Mas, a pessoa terá de se manter dentro do limite máximo de renda do programa:

Seguro-desemprego

“Se eu abrir um MEI, perco o seguro desemprego​?” Não. O benefício não é cancelado automaticamente apenas pela formalização como MEI. De acordo com o Portal do Empreendedor, do governo, o benefício só será cancelado se o MEI demonstrar renda própria suficiente para se manter. Quem avalia a necessidade do benefício é o Ministério do Trabalho e Previdência.

O MEI comprova sua renda através da DASN, a Declaração Anual de Faturamento, que, como o próprio nome diz, é feita uma vez no ano, no mês de maio.

O governo ainda ressalta que o direito ao seguro-desemprego não tem relação com a abertura ou não do MEI – o que importa é que a pessoa siga os requisitos do programa, estabelecidos na Lei nº 7.998, de 1990.

As principais regras para estar apto a receber seguro-desemprego são:

Veja as demais condições para receber seguro-desemprego aqui.

Estou recebendo seguro desemprego, posso abrir MEI?

Sim. Como dito acima, quem está recebendo seguro-desemprego pode abrir MEI sem problemas. O fato de se formalizar como MEI isoladamente não cancela o benefício. Confira a explicação completa voltando a leitura.

O MEI que também é CLT tem direito a seguro-desemprego se for demitido sem justa causa?

Via de regra, sim. Basta que esse profissional se encaixe nos demais requisitos listados no programa do seguro-desemprego. Isso porque, como já adiantado, o que considera uma pessoa apta para receber o benefício são as regras do próprio programa (listadas acima).

O fato isolado de abrir um MEI não impede a pessoa de receber o auxílio – ela apenas deve ser compatível com as regras do programa em si.

Benefícios que não são cancelados após a abertura do MEI

MEI recebe seguro-desemprego?

Um MEI que é apenas MEI e não trabalha como CLT não tem direito ao seguro-desemprego. Esse é um direito para pessoas que possuem carteira assinada, e não para microempreendedores individuais.

O MEI só recebe esse benefício caso seja também trabalhador CLT (as duas ocupações ao mesmo tempo).

Quais benefícios previdenciários o MEI tem direito?

Agora que você já sabe quais benefícios são cancelados com a formalização e quais benefícios não são garantidos ao MEI, veja com quais assistências o microempreendedor individual pode contar.

O MEI é obrigado a pagar um único imposto mensal. Ao pagar esse tributo, chamado de DAS-MEI, o MEI está contribuindo para o INSS. É por meio do pagamento desse imposto que o MEI garante alguns direitos previdenciários, como:

Uma regra importante é que existe um tempo mínimo de contribuição do imposto DAS-MEI para que o profissional tenha direito a esses benefícios citados.

Ou seja, o MEI precisa contribuir com o INSS por um tempo para ter acesso às assistências. Cada benefício tem um tempo mínimo: o auxílio-maternidade pede 10 meses de contribuição, já o auxílio doença pede 12 meses – confira o período de cada um aqui.

Vale ressaltar que a garantia desses benefícios está diretamente ligada ao pagamento do imposto, o DAS-MEI. Se o MEI ficar mais de 12 meses sem pagar o tributo, pode perder o direito às assistências.

Agora que você entende como o pagamento do DAS-MEI garante seus direitos, que tal começar a formalizar o seu CNPJ MEI de forma rápida e sem custos?

Com o app PJ Hero, você pode abrir o seu MEI em menos de 10 minutos, com todo o suporte que você precisa, e o melhor: de graça!

Clique no banner abaixo para abrir o seu MEI agora mesmo e garantir todos os benefícios previdenciários para o seu futuro! 🚀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *