5 motivos para emitir nota fiscal para o seu e-commerce

5 motivos para emitir nota fiscal para o seu e-commerce

Quem entrou no comércio online, por necessidade ou por querer ser um novo empreendedor no mercado, está encontrando um mundo repleto de opções e consumidores. Mas de nada adianta comercializar ótimos produtos, se faltar credibilidade e segurança no momento da compra. É aí que entra a importância da emissão de nota fiscal.

Para que serve a nota fiscal para e-commerce?

A finalidade da emissão da nota fiscal eletrônica é o registro de transações entre empresas ou de uma empresa para um consumidor. Por ser feita de forma online, a emissão da nota é informada diretamente à Secretaria da Fazenda do estado, que possui sistema integrado à Receita Federal.

Sem isso, seu negócio pode ser considerado irregular e ter sérios problemas no futuro, já que vender produtos sem nota fiscal pode se configurar como crime. De acordo com a lei nº8.846/1994, o vendedor deve enviar, junto com a mercadoria, a nota comprovando sua aquisição e o valor total da mercadoria comprada. O modelo eletrônico existe desde 2007.

Outro problema que pode ocorrer se você não emitir nota é no processo de entrega da mercadoria. Se a fiscalização interceptar o produto sem nota fiscal, ele pode ser apreendido. E aí o comerciante acaba ficando no prejuízo duplo: financeiro e de credibilidade daquele cliente que estava aguardando ansiosamente o seu recebimento.

Veja, agora, os 5 motivos para emitir nota fiscal para o seu e-commerce:

1- Segurança para o consumidor

A nota fiscal serve como uma garantia do produto que está vendendo. Em caso de defeito ou até mesmo a desistência da compra, o consumidor tem direito à devolução, mas precisa apresentar a NF-e, que comprova que o produto foi adquirido na sua loja.

Assim, a nota fiscal ajuda seu e-commerce a controlar a entrada e saída de produtos e garante a segurança para o consumidor tanto em casos de troca quanto para confirmar a originalidade do produto adquirido.

2- Comprovante de venda legal

A nota fiscal é importante para provar à Receita Federal que a operação de venda ocorreu sem sonegação ou fraudes. Isso porque a gente sabe e vê sendo noticiado, como é o caso dessa matéria que saiu no G1, que alguns empreendedores emitem notas fiscais com valores diferentes do valor real, justamente para não pagar impostos com o valor correto, que é mais alto. Um exemplo disso são os empresários que sonegam aqui, mas pagam lá na frente quando caem na malha fina.

3- Vender em diversos canais

Com uma oferta gigantesca de apps, canais de marketplaces para vender os seus produtos, como a Shopee, Mercado Livre, Americanas, Amazon, AliExpress, Carrefour, o seu e-commerce tem muito a ganhar.

Você tem um maior alcance de público e é uma forma de trazer segurança tanto para a sua empresa quanto para o cliente, em anunciar e comprar em uma plataforma consolidada. Por falar em marketplaces, temos esse vídeo no nosso canal do YouTube com ótimas dicas que vão ajudar a bombar as vendas do seu e-commerce.

4- Envio de produtos

De nada adianta vender produtos de qualidade, investir na identidade, enviar mimos, embalagem personalizada, se a logística não for boa. Para que o seu e-commerce seja bem avaliado, a mercadoria do seu cliente precisa chegar de forma ágil, segura e econômica.

Por isso é necessário pensar nas melhores transportadoras para levar o seu produto. A maior parte das empresas de logística exigem a emissão da nota fiscal, que é transportada junto ao produto até o destinatário final. Isso porque a fiscalização pode parar o entregador e exigir a nota fiscal do produto, sem ela, a mercadoria é apreendida.

5- Mais credibilidade para você

Com o tanto de motivos que trouxemos neste vídeo, não deve mais restar dúvidas de que um e-commerce que emite nota fiscal tem muito mais credibilidade que aquele que não emite. Portanto, se quer vender mais, invista na legalização do seu negócio.

O que preciso fazer para emitir notas fiscais?

O primeiro passo é o CNPJ ativo para emitir nota fiscal. Outro passo necessário é a Inscrição Estadual, uma exigência para as empresas do ramo de comércio, exceto quando for MEI. Essa inscrição deve ser feita na SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do seu estado, pela internet mesmo.

Uma curiosidade é que muitas empresas de e-commerce não podem ter o CNPJ vinculado ao endereço residencial. E o que deve ser feito nesse caso? Contratar um escritório virtual. Aqui na Company Hero, temos escritórios virtuais nas melhores regiões, espalhados por todo o país com um preço que cabe no seu bolso.

Você pode contratar nossos serviços 100% online, de forma simples, prática e sem letras miúdas. Até porque a Hero veio para facilitar a sua vida! Para saber mais, fale com um de nossos Heroes.

Destaques no Blog

Acompanhe dicas sobre escritório virtual e negócios

o-que-e-escritorio-virtual

O que é escritório virtual? Entenda tudo sobre a solução.

Escritório virtual é um serviço que ajuda sua empresa a fazer negócios em qualquer lugar. Entenda como usar endereço fiscal, comercial, correspondência e muito mais.

Por-que-escritório-virtual-é-a-solução-ideal-para-pequenas-empresas

Por que escritório virtual é a solução ideal para pequenas empresas

Pequenas empresas têm optado pelo endereço virtual, que garante menos custos e ainda oferece outros serviços para empresas. Saiba mais aqui.

Endereço-virtual-para-empresas-5-cuidados-que-você-precisa-ter

Endereço virtual para sua empresa: veja 5 dicas

Conheça dicas essenciais antes de alugar um endereço virtual para sua empresa.

O melhor conteúdo na sua caixa de entrada

News da Hero

Inscreva-se na nossa newsletter e fique atualizado com dicas e conteúdo sobre negócios, inovação e empreendedorismo.

banner-assinar-news02.png