O que é e para que serve o e-CNPJ?

O que é e para que serve o e-CNPJ?

Para abrir uma empresa e torná-la legal, é necessário fazer a adesão ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, o famoso CNPJ concedido pela Receita Federal. Com ele, é possível ter acesso a sites do governo para efetuar o pagamento de impostos e até mesmo para fazer a emissão de notas fiscais.

E em um mundo cada vez mais digital, por que não utilizar os meios disponíveis para facilitar o seu dia a dia como empresário?

Portanto, o que é e-CNPJ?

O e-CNPJ é o Certificado Digital da sua empresa e pode ser definido como uma espécie de assinatura eletrônica. Mas mais do que isso, é um documento que contém os seus dados como pessoa jurídica e se apresenta como uma identidade virtual.

Ou seja, é uma forma de fazer assinaturas com total segurança e sem precisar sair de casa. O certificado digital pode ser obtido por meio de um cartão, token ou arquivo digital, como vamos explicar logo a seguir.

Como funciona e para que serve o e-CNPJ?

Como dito no começo do vídeo, o certificado digital é indicado para que os empreendedores tenham acessos a requerimentos em sites do governo, como o pagamento de impostos específicos e a emissão de notas fiscais. Além da possibilidade de assinar contratos e fazer transações comerciais de forma eletrônica.

Toda empresa precisa ter um e-CNPJ?

As empresas enquadradas no Lucro Presumido possuem essa obrigatoriedade, já que precisam fazer a emissão de nota fiscal. Mas em alguns municípios, a regra também é válida para aquelas que são enquadradas no Simples Nacional, portanto, vale a consulta para saber se existe a obrigatoriedade onde você mora ou não.

Além disso, as empresas que possuem funcionários precisam da tecnologia para cumprir as obrigações trabalhistas e previdenciárias no eSocial, sistema do governo que veio para tornar as atividades mais simples de serem resolvidas.

Quais os tipos de e-CNPJ?

Existem 2 tipos de certificado digital:

  • Modelo A1: é emitido e armazenado diretamente no computador e tem a validade de 1 ano;
  • Modelo A3: é emitido e armazenado em uma mídia criptográfica, dentro de um cartão ou token, com a validade entre 1 a 3 anos.

Vale ressaltar que o e-CNPJ precisa ser muito bem guardado, porque ele representa a identidade da sua empresa. Caso você o perca, fica exposto a diversos riscos, como alguém mal intencionado encontrar e solicitar um empréstimo bancário em nome da empresa. Isso é possível, viu? Então todo cuidado é pouco!

Vantagens do e-CNPJ

Dentre as vantagens do e-CNPJ, podemos citar: praticidade, economia de tempo, segurança na transmissão de dados e redução de gastos.

Portanto, decida o melhor modelo de acordo com a sua necessidade e escolha uma certificadora. Existem inúmeras dispostas a te ajudar, mas em caso de dúvidas, converse com o seu contador ou peça indicação para um amigo empreendedor.

Destaques no Blog

Acompanhe dicas sobre escritório virtual e negócios

o-que-e-escritorio-virtual

O que é escritório virtual? Entenda tudo sobre a solução.

Escritório virtual é um serviço que ajuda sua empresa a fazer negócios em qualquer lugar. Entenda como usar endereço fiscal, comercial, correspondência e muito mais.

Por-que-escritório-virtual-é-a-solução-ideal-para-pequenas-empresas

Por que escritório virtual é a solução ideal para pequenas empresas

Pequenas empresas têm optado pelo endereço virtual, que garante menos custos e ainda oferece outros serviços para empresas. Saiba mais aqui.

Endereço-virtual-para-empresas-5-cuidados-que-você-precisa-ter

Endereço virtual para sua empresa: veja 5 dicas

Conheça dicas essenciais antes de alugar um endereço virtual para sua empresa.

O melhor conteúdo na sua caixa de entrada

News da Hero

Inscreva-se na nossa newsletter e fique atualizado com dicas e conteúdo sobre negócios, inovação e empreendedorismo.

banner-assinar-news02.png