O que vai mudar na emissão de notas fiscais dos MEIs em 2023

O que vai mudar na emissão de notas fiscais dos MEIs em 2023

MEI, você está sabendo das mudanças que vão ocorrer com a NFS-e em 2023? Elas entram em vigor a partir do dia 1º de Janeiro deste ano, por isso, é importante estar por dentro das novidades que vão impactar seu dia a dia e a gente explica tudo neste vídeo!

Para quem não sabe, a Receita Federal lançou uma plataforma para unificar o padrão nacional de emissão da Nota Fiscal eletrônica, o que impacta o dia a dia dos Microempreendedores Individuais (MEIs). A partir do dia 1º de Janeiro deste ano, todos precisarão emitir nota fiscal de serviços eletrônica através do Portal do Simples Nacional.

A Nota Fiscal de serviços eletrônica serve para documentar as operações de prestação de serviços e está presente na rotina de milhares de MEIs. É por meio dela que os municípios cobram o ISS (Imposto sobre Serviços).

E qual o objetivo da mudança?

O projeto é um esforço conjunto entre a Receita Federal e a Abrasf (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais). Foi criado para reduzir a dificuldade dos empresários e desenvolvedores com os múltiplos padrões municipais de NFS-e e, assim, simplificar as integrações com as prefeituras.

Ou seja, ele facilita a emissão de notas para quem é MEI. Isso porque, antes, cada município possuía suas próprias regras de emissão. E pra facilitar ainda mais, de acordo com o Portal do Simples Nacional, o acesso para a emissão de NFS-e em dispositivos móveis deve ser concedido em breve.

De acordo com entrevista cedida ao Portal Contábeis da consultora tributária da IOB, Renata Queiroz, quem utiliza software para emissão de notas fiscais precisa se adequar ao novo layout proposto pela Receita Federal.

Além disso,essa mudança vai tornar as operações mais seguras e eficientes, tanto pela padronização quanto por melhorar a qualidade das informações tributárias.

E não para por aí: agora é dispensada a certificação digital para autenticação e assinatura do documento emitido, o que vai proporcionar muito mais autonomia e facilidade na execução.

O que não muda?

Em 2023, a emissão da NFS-e continua sendo opcional se o consumidor final for Pessoa Física e obrigatório, se for Pessoa Jurídica.

Gostou do vídeo? Continue acompanhando nosso canal para ficar por dentro de todas as novidades e dicas da sua área.

Destaques no Blog

Acompanhe dicas sobre escritório virtual e negócios

o-que-e-escritorio-virtual

O que é escritório virtual? Entenda tudo sobre a solução.

Escritório virtual é um serviço que ajuda sua empresa a fazer negócios em qualquer lugar. Entenda como usar endereço fiscal, comercial, correspondência e muito mais.

Por-que-escritório-virtual-é-a-solução-ideal-para-pequenas-empresas

Por que escritório virtual é a solução ideal para pequenas empresas

Pequenas empresas têm optado pelo endereço virtual, que garante menos custos e ainda oferece outros serviços para empresas. Saiba mais aqui.

Endereço-virtual-para-empresas-5-cuidados-que-você-precisa-ter

Endereço virtual para sua empresa: veja 5 dicas

Conheça dicas essenciais antes de alugar um endereço virtual para sua empresa.

O melhor conteúdo na sua caixa de entrada

News da Hero

Inscreva-se na nossa newsletter e fique atualizado com dicas e conteúdo sobre negócios, inovação e empreendedorismo.

banner-assinar-news02.png