Qual a diferença entre Inscrição Municipal e Inscrição Estadual?

Qual a diferença entre Inscrição Municipal e Inscrição Estadual?

Como os próprios nomes já dizem, a Inscrição Municipal vem do município e a Inscrição Estadual vem do estado. Entenda melhor a importância de cada um:

Para que serve a Inscrição Municipal

Ao registrar sua empresa na Junta Comercial, é necessário cadastrá-la na prefeitura do município onde ficará localizada. Quem vai fornecer o número de identificação municipal é a prefeitura - esse número é o primeiro passo para o alvará de funcionamento, ou seja, a permissão para que o seu negócio possa funcionar.

Essa identificação é a Inscrição Municipal, também conhecida como Cadastro Mobiliário, CCM (Cadastro do Contribuinte Mobiliário) e Alvará, nomes que variam dependendo da aplicação e da localidade onde sua empresa vai se instalar. Essa inscrição é indispensável para todas as empresas.

Ela está diretamente ligada ao ISS (Imposto Sobre Serviços) e, ao ter essa identificação, você poderá emitir Nota Fiscal de Serviço referente aos trabalhos que serão desenvolvidos no decorrer da trajetória da empresa.

Para que serve a Inscrição Estadual

A Inscrição Estadual é ligada exclusivamente ao comércio, ou seja, é o registro que toda empresa que comercializa produtos físicos precisa ter. Assim, não basta apenas anunciar seus produtos sem antes estar com a sua empresa legalizada, é necessário contribuir com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias).

A Inscrição Estadual é feita no SEFAZ (Secretaria da Fazenda) de cada estado e permite que você emita nota fiscal dos seus produtos, uma exigência do Correios por sinal.

Mas qual a diferença entre elas?

Enquanto a Inscrição Municipal serve para recolhimento do ISS, que é de responsabilidade de cada prefeitura e permite que você emita a Nota Fiscal de Serviço, a Inscrição Estadual é para empresas que vendem produtos físicos, como roupas, sapatos, livros, celulares ou qualquer outro item. É justamente essa inscrição que permitirá que você emita a NF-e, a Nota Fiscal de Produto.

Se você é um novo empreendedor da área do comércio, existe um jeito bem fácil de ter a sua Inscrição Estadual aqui na Company Hero. Oferecemos a solução de Escritório Virtual com Inscrição Estadual, que permite ativar o seu endereço fiscal, usado para registro do seu CNPJ, e o endereço comercial, que será divulgado como endereço fixo do seu estabelecimento. Tudo isso de forma 100% online e muito ágil. Você pode ter o IPTU do seu negócio em até 24 horas. Para saber mais, chame um Hero no chat.

Destaques no Blog

Acompanhe dicas sobre escritório virtual e negócios

o-que-e-escritorio-virtual

O que é escritório virtual? Entenda tudo sobre a solução.

Escritório virtual é um serviço que ajuda sua empresa a fazer negócios em qualquer lugar. Entenda como usar endereço fiscal, comercial, correspondência e muito mais.

Por-que-escritório-virtual-é-a-solução-ideal-para-pequenas-empresas

Por que escritório virtual é a solução ideal para pequenas empresas

Pequenas empresas têm optado pelo endereço virtual, que garante menos custos e ainda oferece outros serviços para empresas. Saiba mais aqui.

Endereço-virtual-para-empresas-5-cuidados-que-você-precisa-ter

Endereço virtual para sua empresa: veja 5 dicas

Conheça dicas essenciais antes de alugar um endereço virtual para sua empresa.

O melhor conteúdo na sua caixa de entrada

News da Hero

Inscreva-se na nossa newsletter e fique atualizado com dicas e conteúdo sobre negócios, inovação e empreendedorismo.
banner-assinar-news02.png