Principais dúvidas sobre Registro de Marca - Parte 2

Principais dúvidas sobre Registro de Marca - Parte 2

1- Minha marca deve ser 100% nova?

Para ter sucesso no registro, ela precisa ser nova no seu segmento de atuação. Ou seja, você pode até utilizar um nome que já existe desde que ele vá na contramão da sua área, como é o caso da rede Bandeirantes de televisão e da marca de bicicletas Bandeirantes. Ambas têm direito sobre o uso da marca, mas a bicicleta é diferente do canal de televisão.

2- Ainda não abri a minha empresa, posso registrar a marca?

Outra questão que muita gente tem dúvida é se o Registro de Marca é apenas para pessoa jurídica e a resposta é não! O fundamental é que você comprove que sua atividade profissional está vinculada com o uso que pretende fazer da marca.

Por exemplo, um chefe de cozinha que quer registrar uma marca para um restaurante, não tem nenhum problema. Mas assim que ele abrir a empresa, é recomendado que faça a transferência para a pessoa jurídica.

3- No caso de marcas parecidas, posso mudar algumas letras?

Não. Mudar algumas letras de uma marca já existente, como K no lugar de C ou trocar o X por CH não pode! Se a sonoridade é a mesma e a palavra permanece com o mesmo significado, o registro será negado e a pessoa que já utiliza a marca ainda pode entrar na justiça fazendo você pagar uma indenização por uso indevido da marca.

4- Quais cuidados devo ter com as marcas estrangeiras?

Supondo que você tenha viajado para o exterior e tenha visto um nome de uma empresa que você amou, não saia copiando. Seu registro será indeferido mesmo que não tenha nada aqui no Brasil. Você pode até tentar uma licença local, mas o ideal é que invista em um nome novo, crie uma nova marca.

Vale destacar que não adianta traduzir um nome já criado para qualquer outro idioma, nem que seja russo ou persa, o INPI vai te barrar.

5- Quais os cuidados devo ter para não transmitir uma falsa ideia?

A expressão que você escolheu não pode induzir a uma falsa ideia do produto ou serviço, seja da origem, natureza ou utilidade. Portanto, você apenas poderá fazer uma analogia quando ela tiver algum tipo de relação com o que oferece.

E se você ainda não possui o Registro de Marca, a Company Hero está aqui para te ajudar nesse processo! Temos um jeito muito mais ágil e barato para registrar a sua marca. E a contratação? É 100% online e super segura, sem aquela enrolação ou letras miúdas!

Destaques no Blog

Acompanhe dicas sobre escritório virtual e negócios

o-que-e-escritorio-virtual

O que é escritório virtual? Entenda tudo sobre a solução.

Escritório virtual é um serviço que ajuda sua empresa a fazer negócios em qualquer lugar. Entenda como usar endereço fiscal, comercial, correspondência e muito mais.

Por-que-escritório-virtual-é-a-solução-ideal-para-pequenas-empresas

Por que escritório virtual é a solução ideal para pequenas empresas

Pequenas empresas têm optado pelo endereço virtual, que garante menos custos e ainda oferece outros serviços para empresas. Saiba mais aqui.

Endereço-virtual-para-empresas-5-cuidados-que-você-precisa-ter

Endereço virtual para sua empresa: veja 5 dicas

Conheça dicas essenciais antes de alugar um endereço virtual para sua empresa.

O melhor conteúdo na sua caixa de entrada

News da Hero

Inscreva-se na nossa newsletter e fique atualizado com dicas e conteúdo sobre negócios, inovação e empreendedorismo.

banner-assinar-news02.png