5 dicas que um contador consultivo pode oferecer para os seus clientes empreendedores

5 dicas que um contador consultivo pode oferecer para os seus clientes empreendedores

Já se foi a época em que as contabilidades faziam só o convencional, como a emissão de guias, documentos, boletos a pagar, entre outras funções. Atualmente os empreendedores querem mais e o seu cliente não vai ser diferente.

Se você quer saber como fazer isso da melhor forma, veja 5 dicas como oferecer a consultoria de contabilidade para os seus clientes empreendedores

1- Entenda as dores

Entender as dores é se aprofundar no perfil do seu cliente, entender quais são seus desafios, conhecer melhor a sua área de atuação, como funciona o modelo de negócio e buscar alternativas e soluções para ajudá-lo.

Por exemplo, para o cliente que se vê à beira do precipício a cada final de mês com tantas multas e renegociações, você precisa escancarar dados, demonstrar e levantar hipóteses. Aproveite para deduzir prazos, trabalhe uma comunicação bem assertiva, mostre que a contabilidade é um serviço que visa apenas o crescimento da empresa dele.

2- Ofereça consultorias diversas

Atualmente os empresários esperam os seguintes serviços de uma consultoria contábil:

  • Planejamento tributário do negócio;
  • Recomendação para melhorias;
  • Relatórios de desempenho e diagnósticos;
  • Apoio na Gestão Financeira;
  • Implementação de Sistemas Informatizados.

E se você tem conhecimento em outras áreas e pode ajudá-lo nessas questões, por que não oferecer essa consultoria inclusa no ato da sua contratação? É uma via de mão dupla, você o ajuda, ele se encanta pelos seus serviços, passa a ter mais confiança e ainda te indica para conhecidos.

3- Eduque o cliente sobre suas obrigações contábeis e fiscais

Muito empreendedor pensa que seu papel será apenas pagar as taxas que serão emitidas e pronto. Mas é importante alertá-lo e educá-lo para que ele entenda quais são suas obrigações contábeis e a importância delas para que o negócio opere de forma legalizada e com total segurança.

Além disso, mostre que, agindo dessa forma, ele só tem a ganhar sabendo que está operando perante a lei, sem correr o risco de pagar multas ou taxas por falta de regularização.

4- Transmita confiança e autoridade

Não dá pra falar de algo sem ter total propriedade sobre o assunto, ainda mais se tratando de processos tributários. Antes de transmitir o que sabe e ser um consultor, é necessário investir em conhecimento, seja cursos presenciais, online, palestras ou workshops, estudo nunca é demais. Ler conteúdos e notícias no site Contábeis, ir a conferências e eventos, como a CON22, contratar serviços de uma agência especialista em marketing contábil, tudo isso é válido.

Além disso, ao dar dicas de contabilidade para empreendedores, você transmite confiança e autoridade no que faz. Com isso, seus clientes também se sentem muito mais seguros.

Mas tenha muito cuidado com a forma que você faz essa comunicação ao seu cliente. Não são as expressões difíceis e uma escrita complexa que vão te destacar, nem o que seu cliente quer. Seja o mais didático possível e utilize exemplos práticos para que ele compreenda, de fato, o que você quer passar.

5- Incentive o uso da tecnologia

A tecnologia é repleta de vantagens e trouxe mudanças significativas na maneira como o contador exerce as suas atividades. Apesar de ainda ser uma área técnica e que exige conhecimentos mais específicos, ela se tornou mais acessível, seja com o uso de softwares, sistemas e outros recursos digitais.

Com a tecnologia nos serviços contábeis, você também passa a ter maior produtividade, a sua gestão melhora muito mais e, assim, você e sua equipe podem dedicar bem menos tempo e esforço a tarefas repetitivas e burocráticas.

Outro benefício é a organização. Você pode dar adeus para aquele monte de papel, tenha arquivos digitais de cada cliente extremamente organizados em seu computador. E se o seu cliente precisar assinar qualquer documento, existem softwares para assinatura digital, como é o caso da ClickSign.

Lembre-se de que a tecnologia veio para facilitar as nossas vidas e até mesmo as negociações, então, por que não incentivar e ensinar o seu cliente a usufruí-la? Comece explicando para o empreendedor como a tecnologia faz a diferença na contabilidade do negócio, ajudando a reduzir os custos dele e minimizar erros.

Se você quiser automatizar alguns processos, você pode contar com a nossa ajuda! A Company Hero é uma legaltech que já ajudou a simplificar a formalização de mais de 15 mil empresas no Brasil em quatro anos.

Focamos em simplificar processos burocráticos, facilitar a vida de contadores e advogados e otimizar seu tempo para focar no que realmente importa, como é o caso do atendimento excepcional para o seu cliente!

Destaques no Blog

Acompanhe dicas sobre escritório virtual e negócios

o-que-e-escritorio-virtual

O que é escritório virtual? Entenda tudo sobre a solução.

Escritório virtual é um serviço que ajuda sua empresa a fazer negócios em qualquer lugar. Entenda como usar endereço fiscal, comercial, correspondência e muito mais.

Por-que-escritório-virtual-é-a-solução-ideal-para-pequenas-empresas

Por que escritório virtual é a solução ideal para pequenas empresas

Pequenas empresas têm optado pelo endereço virtual, que garante menos custos e ainda oferece outros serviços para empresas. Saiba mais aqui.

Endereço-virtual-para-empresas-5-cuidados-que-você-precisa-ter

Endereço virtual para sua empresa: veja 5 dicas

Conheça dicas essenciais antes de alugar um endereço virtual para sua empresa.

O melhor conteúdo na sua caixa de entrada

News da Hero

Inscreva-se na nossa newsletter e fique atualizado com dicas e conteúdo sobre negócios, inovação e empreendedorismo.

banner-assinar-news02.png