Como ser um contador estratégico para clientes de alto valor
Como ser um contador estratégico para clientes de alto valor
O colunista do MarketWatch, Morey Stettner, fez uma análise super relevante sobre a transição do modelo de serviços contábeis focados exclusivamente em apuração tributária para o modelo estratégico financeiro. Pedro Nery, contador bastante conhecido, fala muito sobre a importância de dar uma consultoria ao cliente e, assim, passar a ser um contador consultivo.
De fato essa transformação nas contabilidades está cada vez mais presente e já não é mais um assunto comentado apenas entre contadores. O cliente final sabe que tem profissionais que, além de oferecer todo o cuidado fiscal e tributário, também estão auxiliando no planejamento estratégico de gestão e até mesmo financeiro. Então, não dá para ficar para trás, né?
Um dos dois pilares que vou destacar para você iniciar essa mudança na sua forma de atuação é o posicionamento.
1- Posicionamento
Sabe aquela coisa de ser conhecido como o “cara dos impostos"? Muitos contadores acabam por passar essa visão porque ficam anos trabalhando com apuração de tributos. Mas você pode usar essa expressão ao seu favor, mostrando autoridade e domínio no assunto. Já que você entende tão bem essa linguagem, você passa a ter credibilidade com os seus clientes.
Aproveite para explorar seus serviços:
- Estude os perfis dos seus clientes;
- Entenda as dores latentes;
- Busque soluções para elas.
Seja com dicas, dados ou informações de gestão ou de investimentos. Essa perspectiva tem um valor enorme do ponto de vista de otimização das estratégias financeiras dos clientes.
2- Aprendizado
A transição de contador tradicional para um consultor requer muitos aprendizados. O planejamento tributário é apenas uma das etapas para se construir um bom planejamento financeiro.
Também é preciso dar atenção a:
- Gerenciamento de investimentos e de riscos;
- Planejamento imobiliário;
- Planejamento de aposentadoria.
Os contadores que querem se tornar consultores devem expandir seus conhecimentos técnicos de todas essas áreas e isso deve ser feito com muito estudo. Essa transformação não acontece da noite para o dia, então tenha paciência.
Quem ainda não tem essa mentalidade pode estar pensando: “Mas por que devo mudar a minha forma de atuar se já tenho uma base de clientes?”
A resposta é simples: para você crescer mais e escalar o seu negócio. Com essa mudança, você vai:
- Captar mais clientes;
- Fidelizar a base atual de clientes;
- Aumentar mais a sua receita.
Seja você contador ou contadora, empresário ou empresária ou até mesmo prestador de serviços, temos que ser líderes no que fazemos e, se queremos crescer, precisamos inovar e nos posicionar no mercado.
3- Ferramentas facilitadoras
Se tem uma forma de te ajudar nesse processo de transformação, é utilizando softwares, ferramentas contábeis que permitem que você se despeça daquelas tarefas manuais que demandam tempo demais e até mesmo custos.
Na Company Hero, você pode contratar a Plataforma de Legalização. Ela unifica todas as etapas de abertura, regularização e fechamento de empresas em uma única tela para otimizar seu dia a dia. Prático, não é?
Agora é colocar todas as dicas em prática e, se gostou do vídeo, compartilhe com os seus colegas contadores. Lembre-se: impactar os seus clientes entregando resultados e agregando valor pode ser fácil, mas só se for Hero!