O que é NIRE? Como fazer para obter na junta comercial

O que é NIRE? Como fazer para obter na junta comercial

O NIRE é a sigla de Número de Identificação do Registro de Empresas, ou seja, é o registro de legalidade da empresa na Junta Comercial do estado em que estiver localizado.

É um número único que comprova que a empresa existe oficialmente. Portanto, sem ele, o seu negócio simplesmente não constará em nenhum órgão. É importante dizer que cada estado tem a própria Junta Comercial e o nome varia de acordo com a região. Por exemplo, em São Paulo, temos a JUCESP. Os preços, prazos e condições de abertura da empresa também variam.

Por que o NIRE é importante?

Desde 1994, o NIRE é obrigatório para empresas atuantes no segmento comercial. Tendo o NIRE e o CNPJ em mãos, já é possível ter a Inscrição Estadual do seu negócio.

Isso mesmo, NIRE não é a mesma coisa que Inscrição Estadual. A Inscrição Estadual é um registro feito na Secretaria da Fazenda de cada estado, permitindo que o empreendedor realize a venda de mercadorias físicas e contribua com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias), esse que se vem falando muito nas manchetes com relação a baixa do preço da gasolina.

Sem a Inscrição Estadual, a sua empresa pode ter uma série de prejuízos, como a apreensão de mercadorias durante as fiscalizações, proibição desse tipo de prestação de serviços e até mesmo da emissão de notas fiscais, sem contar as multas por não ter arcado com os impostos necessários.

Quer se aprofundar nesse assunto? Leia nosso artigo: O que é nire? É o mesmo que inscrição estadual?

Destaques no Blog

Acompanhe dicas sobre escritório virtual e negócios

o-que-e-escritorio-virtual

O que é escritório virtual? Entenda tudo sobre a solução.

Escritório virtual é um serviço que ajuda sua empresa a fazer negócios em qualquer lugar. Entenda como usar endereço fiscal, comercial, correspondência e muito mais.

Por-que-escritório-virtual-é-a-solução-ideal-para-pequenas-empresas

Por que escritório virtual é a solução ideal para pequenas empresas

Pequenas empresas têm optado pelo endereço virtual, que garante menos custos e ainda oferece outros serviços para empresas. Saiba mais aqui.

Endereço-virtual-para-empresas-5-cuidados-que-você-precisa-ter

Endereço virtual para sua empresa: veja 5 dicas

Conheça dicas essenciais antes de alugar um endereço virtual para sua empresa.

O melhor conteúdo na sua caixa de entrada

News da Hero

Inscreva-se na nossa newsletter e fique atualizado com dicas e conteúdo sobre negócios, inovação e empreendedorismo.

banner-assinar-news02.png