Como conseguir um certificado digital?

Como conseguir um certificado digital?

O que é um certificado digital?

Mais que uma assinatura eletrônica, o certificado digital é um documento que contém os seus dados, como pessoa física ou jurídica. Ele se apresenta como uma identidade virtual com validade jurídica e segurança digital a cada assinatura realizada.

Ou seja, o certificado digital atesta que você é o responsável por estar assinando determinado documento. É uma forma de fazer assinaturas on-line com total segurança. Além disso, o certificado digital é uma obrigatoriedade para muitos empreendedores terem acessos a requerimentos em sites do governo e até mesmo à emissão de notas fiscais.

Quem precisa de um certificado digital?

Por lei, toda empresa que precisa emitir nota fiscal eletrônica. Além disso, as empresas que possuem funcionários precisam da tecnologia para cumprir as obrigações trabalhistas e previdenciárias no eSocial, sistema do governo que torna as atividades mais simples de serem resolvidas.

Dá pra obter um certificado sozinho?

Não. Você vai precisar de um órgão para realizar o seu certificado digital, uma certificadora digital. Existem milhares de opções que você pode encontrar on-line. Portanto, você pode pedir a ajuda da sua contabilidade ou, se ainda não tiver uma, a indicação para algum colega da área.

É legal dizer que essas certificadoras são autorizadas pelo ITI, o Instituto Nacional da Tecnologia da Informação.

Qual modelo de certificado devo escolher? A1 ou A3?

Existem esses dois modelos no mercado. O A1 é a assinatura que fica armazenada no seu próprio computador e tem a validade de 1 ano e o A3 é armazenado em mídias mais portáteis, como tokens USB ou cartões com chip e tem validade de até 3 anos, desde que seja feita a renovação anual.

Entenda a validação

Um funcionário da certificadora vai pegar a sua solicitação e todos os seus documentos para comprovar e confirmar que é você, seja presencialmente ou até mesmo online através de uma videoconferência. Feito isso, você já vai receber o certificado digital no seu email ou, se optar pelo modelo A3, já vai sair com o seu token em mãos.

Mas muito cuidado, viu? Esse token precisa ser bem guardado porque ele representa a sua identidade ou da sua empresa e, com ele, é possível fazer até mesmo empréstimos bancários.

Viu só? Super fácil! Escolheu o modelo correto, pagou a certificadora, já tem o seu certificado digital em mãos.

Destaques no Blog

Acompanhe dicas sobre escritório virtual e negócios

o-que-e-escritorio-virtual

O que é escritório virtual? Entenda tudo sobre a solução.

Escritório virtual é um serviço que ajuda sua empresa a fazer negócios em qualquer lugar. Entenda como usar endereço fiscal, comercial, correspondência e muito mais.

Por-que-escritório-virtual-é-a-solução-ideal-para-pequenas-empresas

Por que escritório virtual é a solução ideal para pequenas empresas

Pequenas empresas têm optado pelo endereço virtual, que garante menos custos e ainda oferece outros serviços para empresas. Saiba mais aqui.

Endereço-virtual-para-empresas-5-cuidados-que-você-precisa-ter

Endereço virtual para sua empresa: veja 5 dicas

Conheça dicas essenciais antes de alugar um endereço virtual para sua empresa.

O melhor conteúdo na sua caixa de entrada

News da Hero

Inscreva-se na nossa newsletter e fique atualizado com dicas e conteúdo sobre negócios, inovação e empreendedorismo.

banner-assinar-news02.png