2022: o ano da tecnologia para o mercado de contabilidades

2022: o ano da tecnologia para o mercado de contabilidades

A contabilidade mudou e muito. É cada vez menos uma profissão voltada para entregas práticas, e mais consultiva e inteligente, capaz de orientar até mesmo o modelo de negócio das empresas.

Assim, também é preciso ter recursos para andar lado a lado da tecnologia, que pode oferecer um mar de oportunidades para a sua contabilidade.

Atualmente existem três cenários globais que estão impactando a forma de fazer negócio no Brasil:

1- Economia autônoma e terceirização:

Atualmente, 1 em cada 10 adultos trabalha de forma independente e sob demanda.

Segundo Boletim do Sebrae, “o auto emprego pode ser visto como uma estratégia de sobrevivência para quem não encontra outra forma de ganhar renda ou tem o desejo de ser o próprio patrão.” Sabemos que muitos brasileiros sonham em empreender e outros realmente precisam e isso acaba gerando oportunidades para o setor contábil.

2- Desaceleração de desmobilização de empresas

A pandemia proporcionou e alavancou mudanças drásticas também para as empresas que já existiam.

Portanto, elas precisaram readequar espaços, otimizar investimentos e reduzir custos fixos para sobreviver em meio ao cenário que ainda está se normalizando.

3. Transformação digital:

A digitalização de empresas e de processos é uma tendência cada vez mais presente. Atualmente a tecnologia deve ser aliada de qualquer empresa que queira se consolidar, crescer e lucrar.

Pra você ter entender, nos últimos anos, o Brasil bateu todos os recordes em abertura de empresas. Só em 2021, quase 4 milhões de empresas foram abertas ao longo dos 12 meses. O crescimento representa quase 20% a mais em relação ao ano de 2020.

Com esse marco histórico, as contabilidades podem e devem se beneficiar, oferecendo não só o serviço de um contador convencional, mas o de um consultor, sendo pró ativo com o empreendedor que te deu um voto de confiança para cuidar das questões legais da empresa.

5 tendências da gestão contábil

Se você quer saber mais como exercer esse perfil consultivo, nós separamos as cinco principais tendências de gestão contábil em 2022. Olha só:

1- Gestão inteligente

Sua empresa deve passar menos tempo realizando tarefas manuais e repetitivas e mais tempo estudando os clientes e concorrentes.

Uma gestão de contabilidade inteligente faz com que o cliente busque aconselhamento na tomada de decisões e tenha você como um parceiro essencial no crescimento sustentável do negócio.

2- Planejamento tributário automatizado

Não são só os seus clientes que precisam andar conforme a lei, você mais do que ninguém precisa seguir e dar esse exemplo, né? E como tempo é dinheiro, não faz mais sentido ficar gastando horas e horas do seu dia em frente ao computador apenas para digitar informações em um documento.

Agora é possível automatizar todo o planejamento tributário usando programas e aplicativos especializados.

3- Processos automatizados

A tecnologia é amiga do seu trabalho e vai permitir que seu time foque em gerar soluções em inteligência para os clientes.

Com a Company Hero, por exemplo, você vai poder gerenciar todos os documentos e processos para legalização de CNPJ dos seus clientes em uma única tela. Nós te ajudamos em todas as etapas de formalização de empresas, permitindo que seu escritório escale, conquiste novos clientes e amplie o seu campo de atuação.

A plataforma de legalização é muito tecnológica e tem ferramentas e integrações com os sites do governo. Ou seja, você nunca mais vai precisar preencher inúmeros formulários de forma manual ou ter que acessar diariamente vários portais para acompanhar o status do processo do seu cliente. Ela te traz atualizações em tempo real dos processos e envia notificações por e-mail a cada atualização.

É importante dizer que a plataforma Company Hero é a ÚNICA no mercado que centraliza todos os serviços e as etapas de formalização de CNPJ no mesmo lugar .

4- Trabalho com dados concretos

Com a transformação digital, você precisa usar as ferramentas tecnológicas a seu favor, produzindo relatórios e insights baseados em dados concretos. É seu papel oferecer um diagnóstico financeiro e tributário do negócio dos clientes, sendo um contador consultivo.

5- Softwares de contabilidade

Se estamos falando de automação, otimização de tempo, digitalização e uma contabilidade moderna, precisamos falar sobre os softwares do ramo que vem crescendo muito nos últimos anos. Afinal eles vieram para revolucionar o mercado com ferramentas úteis e funcionais que fazem os contadores serem tecnológicos e muito mais dedicados a seus clientes.

Destaques no Blog

Acompanhe dicas sobre escritório virtual e negócios

o-que-e-escritorio-virtual

O que é escritório virtual? Entenda tudo sobre a solução.

Escritório virtual é um serviço que ajuda sua empresa a fazer negócios em qualquer lugar. Entenda como usar endereço fiscal, comercial, correspondência e muito mais.

Por-que-escritório-virtual-é-a-solução-ideal-para-pequenas-empresas

Por que escritório virtual é a solução ideal para pequenas empresas

Pequenas empresas têm optado pelo endereço virtual, que garante menos custos e ainda oferece outros serviços para empresas. Saiba mais aqui.

Endereço-virtual-para-empresas-5-cuidados-que-você-precisa-ter

Endereço virtual para sua empresa: veja 5 dicas

Conheça dicas essenciais antes de alugar um endereço virtual para sua empresa.

O melhor conteúdo na sua caixa de entrada

News da Hero

Inscreva-se na nossa newsletter e fique atualizado com dicas e conteúdo sobre negócios, inovação e empreendedorismo.

banner-assinar-news02.png