Vantagens da reunião presencial para o seu escritório

Entenda por que manter encontros presenciais pode melhorar os resultados da sua empresa e o relacionamento com o cliente.
 Lara Zanesco  |      28/02/2023
Capa-Q1-RM_20.png

A reunião presencial perdeu espaço nas empresas nos últimos anos. Especialmente devido à pandemia da Covid-19, o trabalho online se mostrou uma alternativa muito visada tanto por empresas quanto pelos trabalhadores, seja no modelo híbrido ou home office.

Mas será que é mesmo o fim dos encontros presenciais? Apesar de as reuniões online terem seus benefícios, as reuniões presenciais têm vantagens que podem fazer a diferença tanto nos encontros internos como com clientes em potencial.

Por isso, talvez não seja tão vantajoso abandoná-las por completo no seu negócio. Para ficar mais claro, neste artigo, você vai conhecer as 4 principais vantagens da reunião presencial:

  • Construção de confiança facilitada;
  • Solidificação dos relacionamentos;
  • Maior atenção às discussões;
  • Agilidade para esclarecer dúvidas.

Ficou curioso? Então, continue acompanhando:

1- Construção de confiança facilitada

A confiança é um fator essencial em qualquer reunião. Como líder, por exemplo, você precisa que seus colaboradores confiem em você para que eles engajem com suas tomadas de decisão. Do contrário, será muito mais difícil ter a colaboração e o máximo empenho de todos.

Com os clientes, isso não é diferente. Se eles não te enxergarem como uma pessoa de confiança, fica mais arriscado não conseguir fechar o negócio.

Em reuniões online, querendo ou não, ficamos expostos a ruídos de comunicação tanto oral quanto escrita, especialmente quando há algum tipo de problema tecnológico. Presencialmente, isso se limita e é mais fácil controlar a imagem que passamos para as pessoas com quem conversamos.

2- Solidificação dos relacionamentos

Seguindo nesse sentido, nas reuniões presenciais, existe muito mais espaço para aproximar relacionamentos com as pessoas envolvidas. Sabe aqueles minutinhos antes de iniciar a reunião? São excelentes para “jogar conversa fora” e encontrar tópicos em comum além do profissional.

Os momentos de pausa, como intervalos e pausas para cafés, são excelentes chances de interação que só uma reunião presencial pode proporcionar. Esses momentos promovem contatos próximos e descontraídos, sem todo aquele estresse da reunião. Isso ajuda a estreitar laços, aumentar a conexão com as pessoas e deixá-las mais confortáveis a participar das discussões.

3- Maior atenção às discussões

Um dos grandes desafios das reuniões virtuais é, justamente, garantir que você tem a atenção de todos. Muitas empresas adotam as salas virtuais com uso de câmera na rotina, sendo que todos ficam com as câmeras ligadas, para tentar ter esse controle.

Isso pode funcionar muito bem, mas não garante, de fato, que as pessoas estão dedicadas àquele momento exclusivamente, especialmente em reuniões com muitos participantes.

Presencialmente, você tem a certeza de que as pessoas não estão fazendo atividades paralelas durante a reunião. Isso garante, de alguma forma, mais atenção aos tópicos discutidos, pois diminui as distrações.

4- Agilidade para esclarecer dúvidas

Outro fator simples, mas que é um diferencial para boas reuniões é a agilidade. Presencialmente, as pessoas podem se sentir mais à vontade para tirar dúvidas do que de forma online.

Isso porque a comunicação tende a ser mais fluida cara a cara, o que facilita aquelas perguntas rápidas e pontuais de esclarecimento sobre algum tópico. Isso evita que as pessoas sigam acompanhando a reunião sem ter certeza absoluta do que está sendo proposto e discutido.

Com mais clareza e comunicação efetiva, os resultados da reunião serão muito mais produtivos com certeza.

Deu para ver que a reunião presencial ainda vale a pena, não é? Aproveite e garanta que o seu próximo encontro seja muito produtivo. Veja nosso conteúdo sobre como organizar uma reunião empresarial!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes