Seguro empresarial: como funciona e quais as vantagens?

O seguro de vida empresarial é uma ótima solução para empreendedores e colaboradores. Saiba como funciona.

 Lara Zanesco  |      06/03/2023
Capas-Q1-Seguros_04.jpg

Saber como funciona o seguro empresarial é essencial para entender quando e como contratar um para o seu negócio. Afinal, além de se manter regular, um empreendedor estratégico pensa nas formas de proteger sua empresa.

E a proposta do seguro empresarial é justamente essa, garantir segurança financeira em casos de imprevistos com o seu negócio. Para te ajudar a entender a fundo esse tipo de seguro, neste artigo, vou responder às seguintes dúvidas:

  • Como funciona o seguro da empresa?
  • O que o seguro empresarial cobre?
  • Quais as vantagens de ter um seguro empresarial?
  • Quem tem direito ao seguro empresarial?

Vamos lá!

Como funciona o seguro empresarial?

O seguro empresarial é uma proteção para casos de perdas no espaço empresarial. Isso significa uma cobertura em diferentes tipos de situações imprevistas: incêndios, roubos, inundações, etc.

A cobertura do seguro vai depender do plano escolhido, por isso, é importante ter certeza que o seguro escolhido para o seu negócio o protege de riscos aos quais ele realmente está exposto. É muito comum pagar por coisas que, provavelmente, não são reais ameaças a uma empresa.

Quando um dos incidentes cobertos acontecer, o segurado aciona a seguradora para receber o suporte, seja qual for – geralmente, trata-se de um valor financeiro. Vale ressaltar que o segurado tem o direito a atendimento a qualquer momento do dia. Esse é um tipo de serviço que deve funcionar 24hs.

Algumas empresas que geralmente contratam o seguro empresarial são restaurantes, hotéis, shopping centers, consultórios, escolas e casas de festa, mas essa proteção está disponível para os mais diversos nichos de mercado.

Também é possível encontrar o seguro de vida empresarial. Trata-se de um aporte que protege as pessoas físicas e jurídicas envolvidas no negócio. É muito comum ver isso como um benefício em empresas para oferecer mais segurança financeira para os colaboradores.

O que o seguro empresarial cobre?

Um seguro empresarial, como comentei, pode cobrir diversas eventualidades, dando suporte para empreendedores, funcionários e até para o patrimônio físico. Por isso, existem diferentes tipos de seguro para empresas. Veja os mais comuns:

  1. Proteção contra acidentes e desastres naturais;
  2. Proteção de equipamentos eletrônicos, móveis e estacionários;
  3. Proteção contra roubo de bens e valores em trânsito;
  4. Proteção contra roubo dentro da empresa;
  5. Proteção contra vazamentos;
  6. Proteção sobre perda de registros e documentos;
  7. Proteção contra perda de vidros e artigos de iluminação;
  8. Proteção sobre lucros cessantes;
  9. Proteção sobre o aluguel;
  10. Proteção sobre despesas fixas.

Essas 10 coberturas estão diretamente relacionadas ao patrimônio físico e à parte financeira e de gestão da empresa. Ainda há a cobertura pensada para proteger os colaboradores:

  • fidelidade de empregados;
  • acidentes com veículos;
  • responsabilidade civil.

Dessa forma, é possível encontrar seguros empresariais diversos para contratar, como:

  • Seguro de Proteção Patrimonial;
  • Seguro Saúde;
  • Seguro de Vida;
  • Seguro de Frota.

As opções são realmente variadas, por isso é importante analisar bem as necessidades e possibilidades de contratação do seu negócio antes de escolher.

Quais as vantagens de ter um seguro empresarial?

A principal vantagem do seguro empresarial é proteger seus investimentos no negócio. Sejam eles financeiros, de tempo, esforço, pessoas ou qualquer outro tipo, é possível protegê-los e ter a segurança de que, em caso de imprevistos, não terá sido tudo perdido.

Afinal, montar e manter uma empresa não é barato. Desde a abertura do seu CNPJ, é preciso dispor tempo, dinheiro e conhecimento. Depois você precisa construir e registrar sua marca, pensar na estrutura do negócio, nos produtos e serviços, fazer o marketing…

Mas além de colocar muito dinheiro nisso, cada ação bem planejada e executada aumenta o valor da empresa. Assim, uma perda de tudo vai bem além daquilo que você investiu inicialmente.

O seguro ajuda, principalmente, a lidar com os problemas financeiros que um imprevisto pode gerar. Dessa forma, apesar de não ser simples recuperar documentos, por exemplo, é muito mais fácil se você não tiver que se preocupar com a origem de onde virá o dinheiro para reestruturar o negócio, não acha?!

Quem tem direito ao seguro empresarial?

Isso depende do tipo de seguro e da empresa em si. Há seguros que protegem somente o patrimônio físico, por exemplo e, nesse caso, o aporte vai para a empresa.

Mas no caso dos seguros de vida empresariais, o benefício tende a ser oferecido a todos os funcionários. Em alguns casos, ainda é possível incluir dependentes no seguro, enquanto outros são contratados apenas para alguns cargos da empresa, aqueles de mais risco.

Uma boa opção para oferecer aos funcionários é a Proteção de Renda. Ela funciona para todas as pessoas, mas pode ser ótima para quem contrata Pessoas Jurídicas.

Essa proteção oferece segurança financeira para o segurado em casos de acidentes e doenças. Dessa forma, caso ele não possa trabalhar, continua recebendo um valor que arque com as suas despesas.

Aqui na Company Hero, por exemplo, esse valor pode chegar a R$ 9 mil por mês, sendo que a pessoa pode receber por até 3 meses a cada acionamento. E o investimento desse tipo de seguro é bem baixo. Nós temos opções que custam pouco mais de R$ 1 por dia.

Quer oferecer esse benefício para seus colaboradores? Então, conheça mais os detalhes dessa solução. Veja agora nosso conteúdo completo sobre Seguro Renda Protegida.

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Redatora

Artigos recentes