Principais serviços contábeis para oferecer na sua contabilidade

Quer ampliar os serviços de contabilidade que oferece a seus clientes? Veja quais as opções e como fazer isso de forma prática!
 Lara Zanesco  |      21/08/2023
Capa-Q2-afiliados07.jpg

Quem trabalha com serviços contábeis precisa buscar formas de se destacar no mercado. Hoje em dia, existem muitos profissionais qualificados nessa área e a competitividade está cada vez mais alta.

Uma das formas de apresentar diferenciais competitivos é justamente na gama de serviços de contabilidade que você oferece aos seus clientes. É muito comum as pessoas escolherem um profissional em detrimento de outro porque podem realizar diversos processos com o mesmo contador.

Se você ainda não sabe o que pode oferecer na sua contabilidade para expandir seus serviços, está no lugar certo. Neste artigo, vou te explicar tudo sobre serviços contábeis e uma forma de ampliar sua cartela de forma otimizada para não pesar no seu dia a dia.

Continue a leitura e aprenda tudo isso agora!

O que é o serviço contábil?

O serviço contábil é aquele que envolve ações tributárias e financeiras em geral. Para uma empresa, também engloba serviços previdenciários e trabalhistas, por isso, é muito importante para quem tem CNPJ e quer se manter regular.

O empresário contábil, ou contador, tem grande responsabilidade na vida de seus clientes. É ele que garante a regularidade da gestão financeira e questões de fisco tanto das Pessoas Físicas quanto de Pessoas Jurídicas que atendem.

Assim, conta com um mercado amplo para atuar, pois pode prestar diferentes serviços contábeis de rotina ou pontuais. As oportunidades de crescimento são altas e isso chama a atenção de quem está se profissionalizando. Com isso, existem muitas pessoas atuando nessa área.

Como existem diversos tipos de serviço que um contador pode oferecer, conhecê-los é a melhor forma de ampliar sua carteira de clientes. Então, vamos ao próximo tópico para conhecer suas opções.

Quais são os serviços de contabilidade?

Um contador ou um escritório de contabilidade pode prestar diversos serviços de contabilidade para empresas e profissionais independentes. Veja quais são as possibilidades:

  • Abertura e regularização de CNPJ

O CNPJ é essencial para quem quer ter um negócio e atuar de forma regular, garantindo os direitos da Pessoa Jurídica. Mesmo assim, muitas pessoas não sabem abrir CNPJ nem regularizá-lo – e é aí que entra um serviço contábil.

Você pode oferecer seu trabalho durante todo o processo de abertura e regularização do PJ. É o contador que vai garantir a regularidade do CNPJ a nível municipal, estadual e federal, orientando o profissional ou a empresa ao que fazer.

Entre as ações que você desempenha nesse tipo de atividade, estão:

Viu só? São muitas etapas de formalização de um negócio e o contador pode estar presente em praticamente todas elas.

E se você achar difícil atuar em alguma dessas frentes, saiba que você pode contar com parceiros.

Por exemplo, os contadores afiliados da Hero, ao indicar nossos Escritórios Virtuais para seus clientes e eles comprarem, podem ganhar o processo de abertura de empresa gratuitamente. E o melhor é que realizamos em todo o país, assim, eles podem expandir seus atendimentos para outras regiões, economizando na mão de obra.

Quer saber mais? Conheça o programa Contador Hero!

  • Registro Contábil/Tributário

Outro serviço contábil que você pode oferecer é cuidar dos livros fiscais de uma empresa. Entre as ações que vai desempenhar para isso, estão:

  • Registro de recolhimento dos tributos;
  • Balanço do patrimônio;
  • Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE).

Esse tipo de serviço não é aplicável para todo tipo de empresa, mas você pode atuar com pequenos negócios e profissionais independentes na emissão de notas fiscais, das guias de recolhimento de impostos, entre outras ações simples que mantém a regularidade fiscal.

  • Entrega de obrigações acessórias

Como contador, você pode auxiliar na gestão de outras responsabilidades dos seus clientes, ampliando sua cartela de serviços:

  • Emissão da guia DAS;
  • DCTF (Declaração de Débitos Tributários Federais);
  • DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais);
  • RAIS (Relação Anual de Informações Sociais);
  • DIRF (Declaração de Imposto Retido na Fonte).

Entre outras obrigações variáveis. São documentos com regulamentação própria e que mudam de acordo com o tipo de empresa e atividade.

  • Emissão de certidões negativas de débitos

A Certidão Negativa de Débito (CND) é o que comprova que o CNPJ está regular com o fisco e os tributos em todas as esferas. Ele pode ser solicitado por fornecedores, empresas de crédito e instituições bancárias, entre outras.

Saber emitir essa certificação, em seus diversos modelos, pode te ajudar a ampliar sua carteira de clientes.

  • Assessoria trabalhista

Outra frente em que o contador pode atuar é a trabalhista, que pode garantir uma entrada financeira recorrente. São serviços como:

  • Levantar e realizar o pagamento dos funcionários;
  • Emitir guias de INSS, FGTS e IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte);
  • Processar folha de pagamento;
  • Documentar o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Essas são apenas algumas das atividades de assessoria trabalhista que o empresário contábil pode prestar para as empresas. Por serem muitas atividades mensais, é um excelente ramo para se dedicar.

  • Assessoria para planejamento tributário

Existem formas de pagar menos impostos sendo PJ sem ficar irregular – e fazer esse planejamento é mais um serviço contábil que você pode agregar no seu dia a dia.

Ele tem uma concorrência menor comparado a outros, mas pode ser fácil de vender. Isso porque esse serviço permite que as empresas e profissionais independentes economizem e se mantenham regulares.

  • Assessoria para gestão financeira

A gestão financeira é um serviço quase que preventivo e, também, recorrente. O contador que presta esse tipo de consultoria e assessoria auxilia na tomada de decisões nos negócios de seus clientes.

Isso porque o planejamento financeiro é uma das etapas mais importantes para a manutenção do plano de negócio de uma empresa. Ou seja, é um serviço que agrega muito para o dia a dia dos negócios, mas também a longo prazo.

  • Baixa de CNPJ

Ter que encerrar um CNPJ é o maior medo de quem trabalha por conta ou tem um negócio, mas acontece. E apesar do que pode parecer, é um processo que exige atenção para garantir que não fique nada em aberto para trás, como dívidas e negligências tributárias.

Oferecer esse serviço contábil possibilita que o processo seja mais ágil e aconteça da forma correta, garantindo mais tranquilidade para os clientes.

Quais os serviços contábeis mais procurados?

Entre a lista de serviços de contabilidade que você pode oferecer, os mais buscados são:

  • Abertura e encerramento de CNPJ;
  • Mudanças contratuais para empresas;
  • Consultorias em geral, mas maior foco no MEI (Microempreendedor Individual);
  • Obrigações acessórias;
  • Assessoria no planejamento tributário.

Isso não quer dizer que os demais não são relevantes, por isso, vale a pena avaliar quais fazem mais sentido com o público que você já atende e com aquele que você quer alcançar.

💡 Gostou desse conteúdo? Aqui na Hero você aproveita muitos outros materiais completos e funcionais para aprender mais sobre a contabilidade do futuro!

Conheça o MeConta+, o projeto da Company Hero de levar conteúdo realmente útil para milhares de contadores em todo o país, com convidados que são referência no mercado contábil e temas que vão fazer a diferença no seu dia a dia!

👉 Acesse os vídeos completos de conteúdos contábeis agora!

Lara-Zanesco
Lara Zanesco
Especialista em Conteúdo Digital focalizada em SEO, com experiência em materiais para blogs, sites B2C e B2B, há mais de três anos atuando no mercado a nível nacional.

Artigos recentes