Paralegal o que é este serviço?

Se você quer saber o que é paralegal, pense nele como um facilitador e este artigo que preparamos para você.
 Otávio Hoffmann  |      10/08/2022
Capas-artigos-CAD_26.jpg

Dar conta de todos os processos é um desafio para advogados que têm muitos clientes. Se você quer saber paralegal o que é, pense nele como um facilitador. Em meio a tantos prazos, documentos, pesquisas e relatórios, esse profissional vem para minimizar os problemas. Precisa entender melhor? Te contamos tudo nos próximos parágrafos!

A vivência na área jurídica envolve uma série de atividades, sejam elas internas ou externas - aquelas junto aos órgãos públicos e clientes, que tomam tempo e exigem atenção. Uma das atribuições do paralegal é garantir que todos esses processos ocorram dentro do prazo e que as exigências legais sejam atendidas.

Como você deve imaginar, a rotina do paralegal é repleta de responsabilidades. Não é à toa que a área é cada vez mais popular nos escritórios de advocacia e em grandes empresas: esse profissional tem papel fundamental na resolução de problemas e sistemas de inovação.

Paralegal o que é e o que faz

De acordo com a lei aprovada no Congresso Nacional, o paralegal é um profissional com permissão para desempenhar todas as atividades que um estagiário de advocacia faz. Na maioria das vezes, ele é um bacharel em Direito, que não tem o registro da OAB e não é regulamentado como advogado.

A principal função de um paralegal é a assistência jurídica do advogado ou do contador. Ele faz algumas atividades de documentação, pesquisa, investigação e consultas de informações relevantes, sempre com o objetivo de facilitar os andamentos do departamento jurídico. Inclusive, a rotina também inclui a minuta de conclusões e pareceres resultantes do trabalho realizado.

Como é o dia a dia de um Paralegal?

As responsabilidades jurídicas preenchem quase todas as horas de trabalho de um paralegal. Como atua nas frentes técnicas e de pesquisa, esse profissional precisa ser organizado, flexível e pragmático.

Uma visão apurada para captar detalhes é essencial. Se puder contar com uma ferramenta digital, como a plataforma de legalização da Company Hero, aproveite! Essa é uma forma de tornar seu trabalho ainda mais produtivo e com menos erros.

Os bons resultados de um paralegal estão ligados ao quanto ele conhece sobre os processos legais, administrativos e de gestão. Ser proativo e saber qual seu lugar na dinâmica de trabalho são diferenciais que garantem a eficiência nas tarefas desempenhadas e os avanços das demandas.

Seja qual for o mercado que atende, um paralegal tem muitas responsabilidades. Entre suas principais funções estão:

  • Pesquisa: os dados são importantes para os processos de advocacia, pois os históricos ajudam na construção da resolução. Como parte fundamental do trabalho, a investigação exige dedicação especial e a habilidade de relacionar as informações, que podem vir de lugares inesperados.
  • Organização Documental: os métodos de organização digitais e tradicionais servem para deixar o trabalho mais eficiente. Eles devem sempre ser utilizados, principalmente quando o paralegal trabalha em várias frentes ao mesmo tempo.

*Dica extra: Como o mercado está mais moderno, existem ferramentas disponíveis para otimizar a administração dos andamentos, esse é o caso da Plataforma de Legalização da Company Hero.É hora de dar adeus para a papelada!

  • Análise: com os dados coletados e organizados, o paralegal deve analisar os fatos e dar continuidade às causas. Ele precisa garantir a veracidade das informações e manter a equipe atualizada sobre quais as atitudes serão tomadas nas próximas etapas.
  • Comunicação escrita e verbal: na maioria das vezes, o paralegal é um dos únicos profissionais na empresa que conhece sobre processos legais e até mesmo da própria constituição. Por isso, ele é responsável por escrever minutas e tomar conclusões. Além disso, precisa informar os outros colaboradores sobre os andamentos de forma clara e entendível.

Como é a atuação do paralegal no Brasil

O trabalho como paralegal surge como uma nova opção no mercado de trabalho, permitindo que os bacharéis possam escolher o seu próprio futuro profissional com mais tempo, em vez de ingressar na atuação tradicional do direito.

Existe um grande número de profissionais formados em Direito que ainda não conseguiram a aprovação da Ordem no Brasil. Muitos deles escolhem profissões alternativas, mas relacionadas a sua área de formação, esse é o caso da carreira em Paralegal.

Trabalhar em empresas e escritórios de advocacia é apenas uma das inúmeras oportunidades para o paralegal. O mercado de trabalho apresenta grande demanda pelo serviço de pessoas ligadas ao Direito, com conhecimento jurídico, então o profissional pode prestar consultorias e ser muito bem sucedido na área.

Em quais áreas o paralegal pode atuar?

Ao contrário do que muita gente pensa, o paralegal não precisa trabalhar só em escritórios de advocacia ou contabilidade. Ele pode atuar em muitas instituições, entre elas: pequenos negócios, indústrias, organizações não lucrativas como ONGs e até mesmo para organizações governamentais.

Em relação às áreas, o paralegal consegue atuar em qualquer campo do direito. Também pode se envolver com a gestão técnica e administração da empresa, desde que tenha conhecimentos específicos da área escolhida. Uma sugestão: se você pensa em atuar como paralegal, entenda qual seu nicho de afinidade antes de se candidatar nas empresas.

Como trabalhar na atividade de paralegal?

A graduação mais comum para atuar na área de paralegal é bacharel em Direito. Muitos escritórios de advocacia já empregam paralegais na condição de secretários ou analistas judiciários. Ter algum tipo de experiência no mercado é um diferencial, mas não é obrigatório.

Algumas pessoas que se formam em direito, mas não são aprovadas no exame da OAB logo nos primeiros anos têm conhecimentos jurídicos suficientes para auxiliar advogados. Se você entende bastante sobre a rotina da profissão e atividades ligadas à advocacia, vai se dar bem no departamento paralegal. Vá em frente!

Gostou desse conteúdo? Continue no blog da Hero para entender mais o univeso de regularização de empresas, área muito promissora para profissionais paralegais!

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes