Os melhores sistemas para escritórios de advocacia 2023

Um bom sistema para escritório de advocacia é um verdadeiro aliado dos profissionais. Conheça as principais soluções do mercado.
 Otávio Hoffmann  |      11/11/2022
Capa-Artigo_CAD_20.jpg

Um bom sistema para escritório de advocacia é um verdadeiro aliado dos profissionais. Talvez você esteja se perguntando “se são tantos benefícios, por que nem todo mundo utiliza a ferramenta?”. De fato, alguns profissionais pararam no tempo por falta de oportunidade de conhecer mais sobre esses recursos. Preparamos este artigo para você não cair nessa cilada!

Basta analisar as funcionalidades de um sistema para escritório de advocacia para ter uma ideia de como suas tarefas serão realizadas com mais agilidade se a ferramenta fizer parte da sua rotina. A tecnologia, que há alguns anos era explorada apenas para o entretenimento, hoje é fundamental para o sucesso de grandes advogados ou profissionais que atuam com serviço paralegal.

Um bom sistema para escritório de advocacia serve para otimizar processos!

Um software jurídico é uma ferramenta que tem o objetivo de melhorar e organizar as principais atividades do dia a dia de um escritório de advocacia. A ideia é automatizar as tarefas que exigem mais tempo do profissional, para ele se dedicar aos papéis que exigem interpretação e raciocínio.

Com funcionalidades que vão desde o armazenamento de documentos em nuvem até a pesquisa de movimentação de processos, o sistema para escritório de advocacia permite que as rotinas jurídicas sejam cumpridas com efetividade. Popularmente falando: você faz mais e melhor em menos tempo.

Esses sistemas servem tanto para quem é autônomo ou dono de um grande escritório jurídico, pois são facilitadores na hora de separar os documentos dos clientes. Até mesmo fazer uma consulta rápida sobre algum dado fica mais fácil.

Sabe aquele monte de papelada que fica espalhada pela sua mesa? Com um sistema para escritório de advocacia isso não existe! Seus casos e contratos ficam organizados e seguros, o que diminui os riscos de erros nos seus atendimentos.

Como funciona um sistema para escritório de advocacia?

As funcionalidades de um software jurídico variam de acordo com o plano contratado. A maioria das soluções disponíveis no mercado oferecem funções parecidas. Acompanhe as principais a seguir.

  • Armazenamento de documentos em nuvem

A segurança dos documentos com os quais se trabalha é coisa séria. Para falar a verdade, esse deve ser o maior ponto de atenção dos advogados. Dito isso, manter esses arquivos em dispositivos eletrônicos, como discos rígidos, pen drives e HDs é uma atitude que deve ficar no passado.

Ao utilizar um sistema para escritório de advocacia com armazenamento em nuvem, você tem a garantia de que a documentação dos casos acompanhados estarão protegidos pelo tempo que for necessário. A melhor parte é que esses arquivos podem ser acessados de qualquer lugar, ou seja, mais comodidade para você.

  • Pesquisa de processos

Gerenciar a quantidade de trabalho dentro de um escritório é um desafio para todos os profissionais. Esse controle exige que o advogado invista um tempo precioso em consultas diárias nos sites de tribunais de todo o país, o que pode ocupar muito tempo na rotina.

O jeito para simplificar essa dinâmica é centralizar essas buscas em uma plataforma de software jurídico. Além de reunir as informações, o próprio sistema envia notificações de atualização em processos, evitando esquecimentos pelo caminho.

  • Gestão de relacionamento com o cliente

Um profissional que tem uma carteira grande de clientes entende como é importante fortalecer a relação com eles a longo prazo. Sabia que até nisso um sistema para advogados pode ajudar? É possível criar um perfil para cadastrar todas as informações, como contatos, dados bancários, dados de faturamento, status do processo acompanhado e afins.

Em meio a uma rotina tão puxada, a organização destas informações significa mais agilidade e personalização no trabalho do advogado, pois elas podem ser acessadas de forma rápida e fácil. O resultado disso? Clientes mais satisfeitos e você faturando mais!

  • Possibilidade de gestão financeira

Um bom advogado entende de leis, mas nem sempre é um expert em finanças. Apesar disso, ele deve estar atento à parte contábil. Ter noções básicas para administrar a vida financeira é fundamental e contar com um módulo de gestão financeira dentro de software jurídico vai ajudar.

A partir dessa funcionalidade, todas as “entradas” e “saídas” são registradas e os relatórios emitidos contém menos erros. Essas informações servem como base para você tomar decisões estratégicas para seu escritório ou carreira em menos tempo.

Será que você precisa de um sistema para escritório de advocacia?

A maioria dos advogados já se acostumou com uma rotina muito corrida. Será que essa é a única forma de ter sucesso no ramo? Nem sempre precisa ser assim! Fatores como bem-estar e tempo livre para aproveitar a família são cada vez mais priorizados, por isso, a busca por um sistema para escritório de advocacia que ajude com isso aumentou.

Se você precisa liberar mais tempo na agenda, esse é um sinal verde para investir em um software. Caso ainda esteja com dúvidas, trouxemos alguns pontos que reforçam a necessidade da implementação de um sistema jurídico.

  • Falta de controle das tarefas da equipe;
  • Falta de controle do andamento dos processos;
  • Perda de documentos;
  • Falta de controle da agenda de reuniões;
  • Perda de tempo ao buscar por informações;
  • Problemas para arquivar processos.

Identificou alguma dessas dificuldades? Saiba que esses problemas são comuns e podem ser resolvidos com apenas uma ferramenta completa.

Orientações para escolher um sistema para escritório de advocacia

  1. Saiba quais são as maiores dificuldades do seu escritório

O que você sente que precisa melhorar no seu escritório? Como pensa que um sistema vai valorizar seu trabalho? Essas são algumas questões que devem ser avaliadas. Uma boa ideia é organizar todos os problemas em um documento, definindo a urgência de cada um.

Considere o tempo que você leva para executar bem as tarefas importantes, como análise de casos e criação de teses. Muitas pessoas perdem horas e horas com atividades mecânicas e repetitivas, como averiguar andamentos processuais e intimações judiciais. Se esse for seu caso, um sistema para escritório de advocacia com funcionalidades específicas será útil.

  1. Tenha objetivos claros

Saber o que você espera atingir com o software vai te ajudar a escolher o mais adequado para a situação. Sua necessidade pode ser tanto organizar seus processos como consolidar sua relação com o cliente. O importante é descobrir os desafios, assim pode optar por um programa que esteja totalmente alinhado ao que você realmente precisa.

A definição de necessidades ajuda a evitar o desperdício de dinheiro com funcionalidades que não cumprem com o que você necessita ou que não estão relacionadas com sua principal meta.

  1. Analise se o sistema fará a gestão automática dos processos

Sabemos que publicações e processos são muito importantes para os profissionais jurídicos, então o software precisa realizar a gestão automática dos diários eletrônicos de Justiça.

A ferramenta deve também importar automaticamente as publicações com nomes dos usuários. Você ganhará muito mais tempo e terá apenas o trabalho de organizar e analisar se as atividades estão sendo cumpridas.

Está procurando um bom sistema para escritório de advocacia? Conheça a Plataforma de Legalização da Company Hero!

Depois de acompanhar advogados e profissionais de serviço paralegal, chegamos a uma solução ideal para facilitar a rotina deles: a Plataforma de Legalização da Company Hero. Essa é uma alternativa de sistema para escritórios de advocacia que resolve grande parte dos seus problemas!

A ferramenta é para você que lida com vários casos em um só dia e quer fazer isso com mais agilidade. Com a Plataforma de Legalização da Company Hero você consegue gerenciar processos administrativos, além disso:

  • Acompanha processos variados em um único dashboard;
  • Pode dar entrada e gerenciar solicitações relacionadas a área contábil;
  • Acessa documentos e solicita alteração contratual a qualquer momento do dia;
  • Consegue registrar marcas

Seus resultados serão muito melhores se você dividir as responsabilidades com um time de especialistas. Como o serviço na plataforma é feito em uma divisão de tarefas, você dá entrada nos processos, envia a documentação e os profissionais da Company Hero seguem na resolução com você.

Ainda tem dúvidas de como funciona um sistema para escritório de advocacia? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

otavio-hoffmann-company-hero.png
Otávio Hoffmann
Redator

Artigos recentes